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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Se a curva acima correspondesse ao trecho central de uma curva de transição, os pontos referentes ao início e fim da curva circular seriam denominados, no projeto geométrico, respectivamente de:
TC e CT;
SC e CS;
CS e SC;
TS e ST;
ST e TS.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Para obter o licenciamento ambiental de uma obra é necessária a elaboração de diversos documentos, como por exemplo o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). A principal diferença entre esses dois documentos é:
o EIA é realizado antes de se iniciar a obra, enquanto o RIMA é realizado desde o início de sua execução até o seu término;
o EIA é obrigatório em qualquer tipo de obra, enquanto o RIMA só é exigido para obras de pequeno porte e menor impacto ambiental;
o EIA compreende os impactos nas zonas rurais e industriais, enquanto o RIMA compreende os impactos nas zonas industriais;
o EIA é realizado pelo próprio empreendedor do projeto, enquanto o RIMA é elaborado pelas autoridades de fiscalização competentes;
o EIA é um estudo mais elaborado e complexo, enquanto o RIMA é mais conciso e destinado ao entendimento do público em geral.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Um problema que pode ocorrer nos encontros de uma ponte é a diferença de recalque entre a superestrutura da ponte, apoiada sobre fundação profunda, e a superestrutura do encontro, apoiada sobre aterro. Essa situação pode ser atenuada com a construção, no encontro, de:
uma junta de dilatação;
um filtro de areia;
uma placa de aproximação;
um pavimento flexível;
uma camada de seixo rolado.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de terraplenagem e pavimentação de obras rodoviárias, julgue os itens subsequentes. O tratamento superficial, devido à sua significativa espessura, aumenta substancialmente a resistência estrutural do pavimento asfáltico, permitindo corrigir irregularidades da pista.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de terraplenagem e pavimentação de obras rodoviárias, julgue os itens subsequentes. Brita graduada simples (BGS) é um dos materiais granulares utilizados como base e sub-base de pavimentos asfálticos.
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A respeito de terraplenagem e pavimentação de obras rodoviárias, julgue os itens subsequentes. Na execução de aterros, os materiais provenientes de escavações de cortes devem ser descartados, devido à dificuldade de controle tecnológico desses materiais.
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A respeito de terraplenagem e pavimentação de obras rodoviárias, julgue os itens subsequentes. Consideram-se solos de primeira categoria aqueles com resistência ao desmonte mecânico inferior à rocha não alterada, para os quais eventualmente há necessidade de explosivos.
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A respeito de terraplenagem e pavimentação de obras rodoviárias, julgue os itens subsequentes. A escavação destinada à alteração do percurso dos cursos de água, com o objetivo de eliminar ou minimizar sua interferência com a rodovia, é denominada corta-rio.
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Julgue os itens seguintes, relativos aos sistemas de drenagem.
O espaçamento entre drenos abertos em áreas planas e com camada impermeável pouco profunda é determinado por métodos embasados na equação da elipse, ou equação de Donnan.
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Julgue os itens seguintes, relativos aos sistemas de drenagem.
São finalidades dos envoltórios em drenos subterrâneos: propiciar condições para que o gradiente hidráulico na interface solo-envoltório se mantenha baixo; facilitar o fluxo da água do solo para o dreno; baixar a velocidade da água nos poros; minimizar a desagregação do solo e o carreamento de partículas para o interior do dreno.
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