Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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Julgue os itens seguintes, relativos aos sistemas de drenagem.

Os drenos toupeira são mais eficientes e possuem vida útil mais longa quando implantados em solos argilosos e turfosos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos serviços de terraplenagem e ao projeto para execução de estradas, assinale a opção correta.

  • A.

    Quando o diagrama de massas de Bruckner é ascendente, verifica-se um declive no perfil longitudinal do terreno.

  • B.

    O greide é um dos elementos altimétricos de uma estrada, representado somente a partir do perfil longitudinal do terreno.

  • C.

    As sarjetas não integram a plataforma da estrada.

  • D.

    O fator de homogeneização de um aterro é a relação entre os vazios do solo espalhado e compactado.

  • E.

    Em terrenos de baixa capacidade de suporte, o trator de rodas é indicado para a execução dos serviços de terraplenagem.

Julgue os itens seguintes, relativos aos sistemas de drenagem.

Em sistemas de drenagem, a vazão através do solo é calculada dividindo-se o fluxo de água pela área transversal da seção.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da classificação das rodovias, assinale a opção correta.

  • A.

    Define-se como volume de projeto o volume estimado de tráfego que ocorrerá em determinado tipo de via durante o ano de projeto, que geralmente dar-se-á 10 ou 20 anos mais tarde.

  • B.

    O sistema coletor encerra rodovias das classes de projeto 0, I e II.

  • C.

    As rodovias vicinais integram o sistema coletor primário ou o sistema arterial.

  • D.

    Uma das funções do sistema local é atender o tráfego intermunicipal e os centros geradores de tráfego de menor vulto não servidos pelo sistema arterial.

  • E.

    De acordo com o Highway Capacity Manual (HCM), o nível de serviço “A” é o nível representativo da capacidade da via e ocorre quando há aumento nas condições de instabilidade do fluxo e a participação em pelotões ultrapassa 75% do tempo de viagem.

Mediante a análise do volume, da velocidade e da densidade, características fundamentais dos aspectos dinâmicos do tráfego, pode-se avaliar globalmente a fluidez do movimento geral de veículos, bem como determinar o nível de serviço. Tendo essas informações como referência, assinale a opção correta a respeito das características do tráfego.

  • A.

    É adequado expandir a contagem de tráfego, independentemente do conhecimento de padrões de flutuação, visto que, apesar das variações de tráfego, o volume de veículos que passam por uma seção de uma via é praticamente uniforme ao longo do tempo.

  • B.

    A densidade de uma via aumenta linearmente, conforme o aumento de velocidade.

  • C.

    Define-se velocidade de fluxo livre como a mais alta velocidade atingida por um veículo em uma via, respeitando-se às limitações impostas pelo tráfego e não se excedendo a velocidade de projeto.

  • D.

    Denomina-se intervalo de tempo ou headway o tempo transcorrido entre a passagem de dois veículos sucessivos por determinado ponto.

  • E.

    Tempo de viagem é o período de tempo em que o veículo está em movimento.

Estudos de impacto do tráfego são realizados para avaliar a capacidade de uma rede viária de absorver o tráfego gerado pela construção de novo empreendimento com um nível aceitável de serviço. A respeito desses estudos, assinale a opção correta.

  • A.

    Não se deve utilizar a cobrança de taxas para a circulação como forma de arrecadar capital para custear as melhorias de maior porte.

  • B.

    A oferta de vagas de estacionamento é suficiente para combater os impactos causados à rede do entorno do empreendimento construído.

  • C.

    As medidas econômicas e financeiras mitigadoras dos impactos causados por empreendimentos ou polos geradores de tráfego incluem a realização de acordo para o desenvolvimento negociado, em que o custeio das obras necessárias é partilhado entre investidor e administração pública.

  • D.

    A elaboração de estudo de impacto de tráfego é sempre uma das exigências para a obtenção de licença ambiental.

  • E.

    As medidas mitigadoras relacionadas aos sistemas de transporte são mais efetivas do que as medidas mitigadoras relacionadas ao uso do solo, sendo, por isso, mais adotadas.

Com relação à sinalização das vias e às regras de trânsito, assinale a opção correta.

  • A.

    Os sinais de advertência possuem forma quadrada e fundo na cor amarela, sendo posicionados diagonalmente na vertical.

  • B.

    Os sinais de regulamentação, posicionados do lado maior na horizontal, são, na maioria das vezes, retangulares, com fundo na cor branca.

  • C.

    Considerada a ordem de prevalência, as indicações dos sinais precedem as indicações dos semáforos.

  • D.

    Afixar publicidade sobre sinalização de trânsito é permitido, desde que tenha sido devidamente autorizado.

  • E.

    A construtora incumbida de pavimentar, manter ou recuperar uma via também é responsável por realizar a sinalização, devendo fazê-lo no prazo máximo de três meses, contado da reabertura do tráfego.

Com relação a sinalização rodoviária, assinale a opção correta.

  • A.

    A sinalização semafórica em rodovias federais é irregular.

  • B.

    Os sinais de advertência são padronizados na cor azul.

  • C.

    Uma função da sinalização horizontal é suplementar a sinalização vertical.

  • D.

    As marcações horizontais longitudinais brancas objetivam separar fluxos de sentidos contrários.

  • E.

    A largura das linhas horizontais é padronizada e não varia de acordo com o tipo de rodovia.

Assinale a opção correta acerca do transporte ferroviário brasileiro.

  • A.

    A expansão da malha ferroviária brasileira ocorrida nos últimos anos possibilitará, a médio prazo, o aumento da competitividade dos produtos de alto valor agregado produzidos no Brasil.

  • B.

    No Brasil, tem-se intensificado o uso do modo de transporte ferroviário, em virtude da uniformidade de bitolas e da disponibilidade de linhas que cruzam o país desde o extremo Norte até a região Sul.

  • C.

    O transporte ferroviário brasileiro apresenta baixos custos fixos em localidades onde a malha é arrendada, baixo volume de capital imobilizado e baixos custos variáveis.

  • D.

    Uma das principais restrições regulatórias do setor ferroviário brasileiro consiste na inexistência de imposição legal às administrações ferroviárias quanto à obrigatoriedade de operar em tráfego mútuo ou, no caso de verificada a impossibilidade, de cumprir o direito de passagem dos outros operadores.

  • E.

    As operações acessórias à realização do transporte — tais como o carregamento, o descarregamento, o transbordo, a armazenagem, a pesagem e as manobras — são custeadas mediante a cobrança de taxas adicionais pela administração ferroviária, que negocia o pagamento dessa cobrança com o usuário.

Na execução de plantio e manutenção de revestimento vegetal de obras rodoviárias, um dos processos utilizados permite a implantação de espécies vegetais, através do jateamento de sementes juntamente com elementos de fixação ao solo, elementos protetores das intempéries, adubos e nutrientes necessário à geminação, que é denominado de

  • A.

    hidrossemeadura.

  • B.

    enleivamento.

  • C.

    revegetação forçada.

  • D.

    recobrimento apiloado.

  • E.

    plantio estabilizado por irrigação.

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