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O tempo de funcionamento até a ocorrência de falha em uma velha máquina é uma variável aleatória exponencial com média igual a 10 dias. O proprietário da máquina decide colocar a máquina em funcionamento por 30 dias. Considere que o número de falhas segue um processo de Poisson homogêneo. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
Dado que a máquina funcionou sem falhar nos primeiros 10 dias, a probabilidade de ela não falhar nos 20 dias seguintes é igual a exp(-2), em que exp(.) representa a função exponencial.
Para responder às questões de números 53 a 55, considere o enunciado a seguir.
A proporção de pessoas com uma determinada característica numa população é p. Sortearam-se 5 pessoas ao acaso e com reposição dessa população e calculou-se a proporção de pessoas com a característica na amostra. Desejando-se testar:
H0: p = 0,5 contra H1: p = 0,6, com base nesta amostra, decidiu-se rejeitar H0 se o número de pessoas com a característica na amostra for maior ou igual a 4.
O nível de significância associado ao teste é
Para responder às questões de números 53 a 55, considere o enunciado a seguir.
A proporção de pessoas com uma determinada característica numa população é p. Sortearam-se 5 pessoas ao acaso e com reposição dessa população e calculou-se a proporção de pessoas com a característica na amostra. Desejando-se testar:
H0: p = 0,5 contra H1: p = 0,6, com base nesta amostra, decidiu-se rejeitar H0 se o número de pessoas com a característica na amostra for maior ou igual a 4.
Se o número observado de pessoas com a característica na amostra foi 5, o nível descritivo associado ao teste é
Para responder às questões de números 53 a 55, considere o enunciado a seguir.
A proporção de pessoas com uma determinada característica numa população é p. Sortearam-se 5 pessoas ao acaso e com reposição dessa população e calculou-se a proporção de pessoas com a característica na amostra. Desejando-se testar:
H0: p = 0,5 contra H1: p = 0,6, com base nesta amostra, decidiu-se rejeitar H0 se o número de pessoas com a característica na amostra for maior ou igual a 4.
A probabilidade de se rejeitar H0 quando H1 é verdadeira é
4 × (0,6)5
(0,6)5
2,6 × (0,6)4
1– (0,6)5
5 × (0,4)(0,6)4
Uma variável aleatória X tem distribuição normal com média μ e desvio padrão σ. Desejando-se fazer um teste de hipóteses para a média de X do tipo,
Ho: μ = 120 (σ = 20) contra Ha: μ = 125 (σ = 10),
com base numa amostra de 100 observações, a região crítica apropriada ao teste, dada em termos da média amostral , para que a probabilidade de se cometer erro do tipo I seja a metade da de se cometer erro do tipo II, é dada por
O enunciado a seguir refere-se às questões de nos 67 e 68. Avaliações de terrenos baseiam-se, geralmente, em modelos de regressão linear nos quais o preço de venda é uma função de algumas variáveis tais como o tamanho do terreno, suas condições e localização. Uma amostra de terrenos comercializados no último mês coletou dados sobre o preço da venda, em R$ 1 000,00, o tamanho do terreno, em m2, e a distância ao centro da cidade, em km. Primeiramente obteve-se o modelo com apenas a variável tamanho do terreno, X1, como explicativa do preço de venda. Os principais quantitativos relativos a esse modelo foram calculados como:
Considerando o quadro acima, os valores de X, Y e Z, respectivamente, são:
Para responder às questões de números 68 a 70, considere o enunciado a seguir.
Deseja-se testar a hipótese
A estatística apropriada ao teste
tem distribuição Qui-quadrado com 7 graus de liberdade.
é baseada num quociente de duas distribuições Quiquadrado, cada uma com 3 graus de liberdade.
tem distribuição Qui-quadrado com 6 graus de liberdade.
é baseada na diferença e tem distribuição F de Snedecor com 4 graus de liberdade.
tem distribuição F de Snedecor com 4 graus de liberdade no numerador e 4 graus de liberdade no denominador.
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Três métodos de ensino diferentes foram aplicados em três grupos distintos de 6 crianças respectivamente. Após o período de aprendizagem experimental foram aplicados testes, e as médias das notas foram utilizadas para avaliar se existe diferença entre os três métodos de ensino. O pesquisador utilizou a técnica de análise de variância para avaliar a diferença entre as médias dos 3 grupos de alunos. Sabendo que o valor da soma de quadrados entre os grupos foi 70, dentro dos grupos foi 1500 e que o valor crítico da distribuição F (com 5% de significância e 2 e 15 graus de liberdade) para este teste foi 3,68, o valor calculado da estatística F e a decisão do teste são
Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.
O melhor preditor linear de X n+h é igual a Y(h) X n .
O enunciado a seguir refere-se às questões de nos 67 e 68. Avaliações de terrenos baseiam-se, geralmente, em modelos de regressão linear nos quais o preço de venda é uma função de algumas variáveis tais como o tamanho do terreno, suas condições e localização. Uma amostra de terrenos comercializados no último mês coletou dados sobre o preço da venda, em R$ 1 000,00, o tamanho do terreno, em m2, e a distância ao centro da cidade, em km. Primeiramente obteve-se o modelo com apenas a variável tamanho do terreno, X1, como explicativa do preço de venda. Os principais quantitativos relativos a esse modelo foram calculados como:
Ao entrar com a variável distância ao centro, o modelo ficou expresso por Y = 9,25 + 2,47 X1 + 0,78X2, onde X1 representa o tamanho do imóvel, em m2, e X2, a distância ao centro, em km. Considerando que todas as variáveis foram testadas e são significativas, analise as afirmações a seguir.
I - Para cada aumento de um metro quadrado no tamanho do terreno, o preço da venda aumenta em 2,47 mil reais, mantendo inalterada a distância ao centro.
II - Para cada aumento de um quilômetro na distância do terreno até o centro, o preço da venda aumenta em 0,78 mil reais, mantendo inalterado o tamanho do terreno.
III - Para um terreno de 40 m2, distante do centro 10 km, o preço da venda estimado é de 115,85 mil reais.
É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões): (A) I, apenas. (B) II,
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