Questões de Estatística da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Estatística da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. 39/5 e 39/5
  • B. 39/5 e 39
  • C. 39 e 39
  • D. 11 e 5
  • E. 11 e 39/5

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

Experimentos com mensurações repetidas são desenhos nos quais as mesmas unidades amostrais são avaliadas mais de uma vez nos mesmos fatores. A principal vantagem desse desenho sobre os experimentos fatoriais é

  • A. propiciar maior poder do teste.
  • B. garantir maior validade interna.
  • C. minimizar a probabilidade de se rejeitar Ho, quando verdadeira.
  • D. permitir o controle dos erros devidos à omissão de fatores com maior precisão.
  • E. controlar melhor os erros de respostas devidos à fadiga das unidades amostrais.

Um exame é composto por dois testes: proficiência verbal (V) e proficiência numérica (N). A confiabilidade do teste V é de 0,90 com base em uma amostra de 110 candidatos recém-formados por uma escola de nível médio, enquanto a confiabilidade do teste N é de 0,85 com base na mesma amostra. A correlação entre os escores dos dois testes é de 0,70. Os escores dos candidatos são expressos em uma escala comum para os dois testes, cuja média é de 50 pontos e o desvio padrão 10 pontos. Nesse contexto, afirma-se que

  • A. a confiabilidade da diferença dos escores (V-N) dos candidatos nesses testes é alta, isto é, superior a 0,80.
  • B. a confiabilidade da diferença dos escores (V-N) dos candidatos nesses testes é baixa, isto é, inferior a 0,40.
  • C. um candidato que tenha obtido 74 pontos em V e 65, em N, tem a diferença dos escores devida ao acaso, considerando duas unidades de erro padrão de medida como critério.
  • D. um candidato que tenha obtido 50 pontos em V e 37, em N, tem a diferença dos escores devida ao acaso, considerando duas unidades de erro padrão de medida como critério.
  • E. se um candidato obteve 67 pontos em V e 75, em N, sua proficiência numérica é maior do que a verbal, considerando duas unidades de erro padrão de medida como critério.

Escalas multidimensionais são, muitas vezes, fundamentadas em métricas com origem e/ou unidade arbitrárias. Coombs (1967) concebeu uma escala de atitudes sem unidade de medidas que denominou métrica ordenada, com estímulos e indivíduos representados conjuntamente no mesmo contínuo. Seja Qj o posicionamento do estímulo j e Ci o posicionamento do indivíduo i nesse contínuo. Uma situação ideal é aquela em que, em um contínuo de atitude, por exemplo, o valor Ci de um indivíduo coincide com o valor Qj que representa a escolha do indivíduo no contínuo. Se um indivíduo tiver que escolher entre dois estímulos, j ou k, de acordo com essa métrica, ele fará a escolha j > k (lê-se j preferível a k) se

  • A. |Qj - Ci| > |Qk - Ci|
  • B. |Qj - Ci| = |Qk - Ci|
  • C. |Qj - Ci| < |Qk - Ci|
  • D. |Qj - Ci| > |Qk - Ci|
  • E. |Qj - Ci| < |Qk - Ci|

Considere a seguinte sequência de comandos escritos em linguagem R:

> x <- c(0, 1, 2)

> y <- c(-1, 0, 1)

> v <- t(x)%*%y

O valor da variável v, após a execução desta sequência de comandos, é

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

  • A. média dos valores contidos em v.
  • B. soma dos valores contidos em v.
  • C. mediana dos valores contidos em v.
  • D. variância dos valores contidos em v.
  • E. maior valor contido em v.
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