Questões de Estatística da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Responda às questões de nos 48 e 49 utilizando as informações a seguir.

 

A maior e a menor participação da Capes na concessão de bolsas de pós-graduação ocorreram, respectivamente, nos anos de

  • A.

    1997 e 1999

  • B.

    1998 e 2004

  • C.

    2000 e 2003

  • D.

    2001 e 1997

  • E.

    2002 e 2000

Responda às questões de nos 50 e 51 com base nos resultados das Avaliações Trienais de 2004 e 2007 realizadas pela Capes nos cursos de pós-graduação do país apresentados na tabela a seguir.

O conceito médio na Avaliação Trienal de 2004 é

  • A.

    3,0

  • B.

    4,0

  • C.

    4,5

  • D.

    4,5

  • E.

    5,5

As questões de nos 41 a 44 referem-se à Avaliação Trienal de 2007 realizada pela Capes em 2.256 cursos/programas de pós-graduação de 282 Instituições de Ensino Superior (IES).

Responda às questões de nos 41 e 42 utilizando a tabela a seguir, na qual estão relacionados os conceitos recebidos pelos cursos/programas nas duas últimas avaliações.

A proporção de cursos que, em 2007, mantiveram o conceito da avaliação anterior é

  • A.

    20,8%

  • B.

    21,6%

  • C.

    63,4%

  • D.

    66,1%

  • E.

    67,2%

Analisando-se os dados em relação ao conjunto desses filhos, conclui-se corretamente que

  • A.

    há, ao todo, 32 filhos.

  • B.

    há exatamente 8 filhos que não possuem qualquer irmão.

  • C.

    há exatamente 10 filhos que possuem um único irmão.

  • D.

    há mais de 30 filhos que possuem mais de um irmão.

  • E.

    o número de filhos que não possuem qualquer irmão é maior do que o número de filhos que possuem pelo menos um irmão.

A tabela a seguir apresenta algumas estatísticas das notas dos alunos de determinada área, que participaram do ENADE 2006.

Estatísticas Básicas da prova de Componente Específico por grupo de estudantes

Analisando-se os dados da tabela conclui-se que

  • A.

    a distribuição das notas é assimétrica à esquerda nos dois grupos de estudantes.

  • B.

    a distribuição das notas dos concluintes apresenta-se mais homogênea do que a dos ingressantes.

  • C.

    pelo menos metade dos alunos ingressantes não alcançou a média de 1,9.

  • D.

    mais de 90,0% dos alunos dessa área compareceram ao ENADE 2006.

  • E.

    mais alunos ingressantes do que concluintes dessa área compareceram ao ENADE 2006.

A tabela a seguir apresenta algumas estatísticas das notas dos alunos de determinado curso que participaram do ENADE 2005.

Com base na tabela acima, pode-se afirmar que a(s)

I - menor dispersão das notas ocorre no grupo dos alunos concluintes;

II - amplitude total das notas é menor no grupo dos concluintes;

III - variância das notas é menor no grupo de ingressantes;

IV - medidas de posição na distribuição de notas são menores no grupo dos ingressantes.

São verdadeiras APENAS as afirmações

  • A. I e III
  • B. I e IV
  • C. II e III
  • D. II e IV
  • E. III e IV

Sendo y um erro de medida expresso em milímetros, y é uma variável aleatória cuja variância

  • A.

    não pode ser calculada se a distribuição de y for contínua.

  • B.

    é a raiz quadrada do desvio padrão de y.

  • C.

    é uma grandeza sem unidades.

  • D.

    é o dobro da média de y.

  • E.

    mede a dispersão de y em torno de sua média.

Pedro fez três avaliações de Matemática e obteve notas 6,7, 5,8 e 7,6. Ele fará mais uma avaliação e sua média final será a média aritmética dessas quatro notas. Qual é a nota mínima que Pedro deverá obter na quarta prova para que sua média final seja igual ou superior a 7,0?

  • A.

    7,3

  • B.

    7,5

  • C.

    7,7

  • D.

    7,9

  • E.

    8,1

A variação percentual total do número de bolsas de mestrado concedidas pela Capes nesse período de oito anos foi

  • A. -14.4%
  • B. - 8.8%
  • C. 0,0%
  • D. + 8,8%
  • E. + 14,4%

Considere as asserções a seguir.

A amplitude interquartil é uma medida de dispersão de um conjunto de dados.

PORQUE

A amplitude interquartil é tanto maior quanto maior for a variabilidade dos dados.

Analisando-se as asserções, conclui-se que

  • A.

    as duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • B.

    as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • C.

    a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    a primeira e a segunda asserções são falsas.

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