Lista completa de Questões de Estatística da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Responda às questões de nos 48 e 49 utilizando as informações a seguir.
A maior e a menor participação da Capes na concessão de bolsas de pós-graduação ocorreram, respectivamente, nos anos de
1997 e 1999
1998 e 2004
2000 e 2003
2001 e 1997
2002 e 2000
Responda às questões de nos 50 e 51 com base nos resultados das Avaliações Trienais de 2004 e 2007 realizadas pela Capes nos cursos de pós-graduação do país apresentados na tabela a seguir.
O conceito médio na Avaliação Trienal de 2004 é
3,0
4,0
4,5
4,5
5,5
As questões de nos 41 a 44 referem-se à Avaliação Trienal de 2007 realizada pela Capes em 2.256 cursos/programas de pós-graduação de 282 Instituições de Ensino Superior (IES).
Responda às questões de nos 41 e 42 utilizando a tabela a seguir, na qual estão relacionados os conceitos recebidos pelos cursos/programas nas duas últimas avaliações.
A proporção de cursos que, em 2007, mantiveram o conceito da avaliação anterior é
20,8%
21,6%
63,4%
66,1%
67,2%
Analisando-se os dados em relação ao conjunto desses filhos, conclui-se corretamente que
há, ao todo, 32 filhos.
há exatamente 8 filhos que não possuem qualquer irmão.
há exatamente 10 filhos que possuem um único irmão.
há mais de 30 filhos que possuem mais de um irmão.
o número de filhos que não possuem qualquer irmão é maior do que o número de filhos que possuem pelo menos um irmão.
A tabela a seguir apresenta algumas estatísticas das notas dos alunos de determinada área, que participaram do ENADE 2006. Estatísticas Básicas da prova de Componente Específico por grupo de estudantes
a distribuição das notas é assimétrica à esquerda nos dois grupos de estudantes.
a distribuição das notas dos concluintes apresenta-se mais homogênea do que a dos ingressantes.
pelo menos metade dos alunos ingressantes não alcançou a média de 1,9.
mais de 90,0% dos alunos dessa área compareceram ao ENADE 2006.
mais alunos ingressantes do que concluintes dessa área compareceram ao ENADE 2006.
A tabela a seguir apresenta algumas estatísticas das notas dos alunos de determinado curso que participaram do ENADE 2005.
Com base na tabela acima, pode-se afirmar que a(s)
I - menor dispersão das notas ocorre no grupo dos alunos concluintes;
II - amplitude total das notas é menor no grupo dos concluintes;
III - variância das notas é menor no grupo de ingressantes;
IV - medidas de posição na distribuição de notas são menores no grupo dos ingressantes.
São verdadeiras APENAS as afirmações
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Sendo y um erro de medida expresso em milímetros, y é uma variável aleatória cuja variância
não pode ser calculada se a distribuição de y for contínua.
é a raiz quadrada do desvio padrão de y.
é uma grandeza sem unidades.
é o dobro da média de y.
mede a dispersão de y em torno de sua média.
Pedro fez três avaliações de Matemática e obteve notas 6,7, 5,8 e 7,6. Ele fará mais uma avaliação e sua média final será a média aritmética dessas quatro notas. Qual é a nota mínima que Pedro deverá obter na quarta prova para que sua média final seja igual ou superior a 7,0?
7,3
7,5
7,7
7,9
8,1
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
A variação percentual total do número de bolsas de mestrado concedidas pela Capes nesse período de oito anos foi
Considere as asserções a seguir.
A amplitude interquartil é uma medida de dispersão de um conjunto de dados.
PORQUE
A amplitude interquartil é tanto maior quanto maior for a variabilidade dos dados.
Analisando-se as asserções, conclui-se que
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
a primeira e a segunda asserções são falsas.
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