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Considere a seguinte distribuição de probabilidades:
A distribuição de probabilidades apresentada acima
é unimodal.
é assimétrica.
tem desvio padrão igual a .
tem moda igual a 0,30.
tem mediana maior que a média.
O número médio de bolsas de mestrado oferecidas, por ano, nesse período foi
Responda às questões de nos 45 e 46 utilizando o gráfico apresentado a seguir, relativo à evolução do número de cursos de pós-graduação implantados em certa Instituição de Ensino e Pesquisa (IES) do país, no período de 1994 a 2006.
O número de cursos de doutorado implantados no período de 2000 a 2006 apresentou crescimento de
11,0%
16,6%
28,5%
50,0%
66,6%
O conceito médio atribuído aos programas avaliados nesse período é
A amplitude total das médias da prova objetiva é
19,30
28,75
46,52
53,52
57,92
Analise as afirmativas a seguir.
A média aritmética nem sempre é a melhor medida de tendência central.
PORQUE
A média aritmética é influenciada por valores extremos do conjunto de dados.
Considerando-se as relações entre as afirmações, conclui-se que
as duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
as duas asserções são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
a primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
a primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.
tanto a primeira como a segunda são proposições falsas.
Segundo o gráfico, a maior queda no ritmo de crescimento das matrículas ocorreu na região
norte
nordeste
sudeste
sul
centro-oeste
Os pesquisadores cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão distribuídos, por faixa etária, conforme gráfico abaixo.
A menor proporção de pesquisadores nas faixas de idade abaixo de 35 e acima de 55 anos ocorreu no ano de
1995
1997
2000
2002
2004
A tabela a seguir apresenta os dados referentes ao número de vagas ociosas nos cursos de determinada Instituição de Ensino Superior (IES) agrupados em classes de freqüência.
Com base nessa tabela afirma-se:
I - Todos os intervalos de classe têm a mesma amplitude.
II - A classe modal é a mesma classe que contém a mediana do número de vagas ociosas.
III - A mediana do número de vagas ociosas está contida no quarto intervalo de classe.
IV - A variância do número de vagas é calculada utilizando-se os pontos médios dos intervalos de classe.
V - Mais da metade dos cursos desta IES tem pelo menos cinco vagas ociosas.
São verdadeiras APENAS as afirmações
I, II e III
I, IV e V
II, III e IV
II, IV e V
III, IV e V
O Coeficiente de Correlação Linear de Pearson entre os desempenhos de determinados alunos em duas avaliações nacionais é igual a 0,844. Nesse caso, conclui-se que a proporção da variabilidade nos resultados de uma das avaliações explicada pela relação linear entre elas é
15,6%
39,4%
71,2%
84,4%
91,8%
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