Questões de Estatística da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Considere a seguinte distribuição de probabilidades:

A distribuição de probabilidades apresentada acima

  • A.

    é unimodal.

  • B.

    é assimétrica.

  • C.

    tem desvio padrão igual a .

  • D.

    tem moda igual a 0,30.

  • E.

    tem mediana maior que a média.

O número médio de bolsas de mestrado oferecidas, por ano, nesse período foi

  • A. 5.631,8
  • B. 6.158,0
  • C. 8.150,7
  • D. 11.942,2
  • E. 18.100,2

Responda às questões de nos 45 e 46 utilizando o gráfico apresentado a seguir, relativo à evolução do número de cursos de pós-graduação implantados em certa Instituição de Ensino e Pesquisa (IES) do país, no período de 1994 a 2006.

O número de cursos de doutorado implantados no período de 2000 a 2006 apresentou crescimento de

  • A.

    11,0%

  • B.

    16,6%

  • C.

    28,5%

  • D.

    50,0%

  • E.

    66,6%

O conceito médio atribuído aos programas avaliados nesse período é

  • A. 1,7
  • B. 2,8
  • C. 3,8
  • D. 4,0
  • E. 7,0

A amplitude total das médias da prova objetiva é

  • A.

    19,30

  • B.

    28,75

  • C.

    46,52

  • D.

    53,52

  • E.

    57,92

Analise as afirmativas a seguir.

A média aritmética nem sempre é a melhor medida de tendência central.

                                       PORQUE

A média aritmética é influenciada por valores extremos do conjunto de dados.

Considerando-se as relações entre as afirmações, conclui-se que

  • A.

    as duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • B.

    as duas asserções são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • C.

    a primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.

  • D.

    a primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.

  • E.

    tanto a primeira como a segunda são proposições falsas.

Segundo o gráfico, a maior queda no ritmo de crescimento das matrículas ocorreu na região

  • A.

    norte

  • B.

    nordeste

  • C.

    sudeste

  • D.

    sul

  • E.

    centro-oeste

Os pesquisadores cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e

Tecnológico (CNPq) estão distribuídos, por faixa etária, conforme gráfico abaixo.

A menor proporção de pesquisadores nas faixas de idade abaixo de 35 e acima de 55 anos ocorreu no ano de

  • A.

    1995

  • B.

    1997

  • C.

    2000

  • D.

    2002

  • E.

    2004

A tabela a seguir apresenta os dados referentes ao número de vagas ociosas nos cursos de determinada Instituição de Ensino Superior (IES) agrupados em classes de freqüência.

Com base nessa tabela afirma-se:

I - Todos os intervalos de classe têm a mesma amplitude.

II - A classe modal é a mesma classe que contém a mediana do número de vagas ociosas.

III - A mediana do número de vagas ociosas está contida no quarto intervalo de classe.

IV - A variância do número de vagas é calculada utilizando-se os pontos médios dos intervalos de classe.

V - Mais da metade dos cursos desta IES tem pelo menos cinco vagas ociosas.

São verdadeiras APENAS as afirmações

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, IV e V

  • C.

    II, III e IV

  • D.

    II, IV e V

  • E.

    III, IV e V

O Coeficiente de Correlação Linear de Pearson entre os desempenhos de determinados alunos em duas avaliações nacionais é igual a 0,844. Nesse caso, conclui-se que a proporção da variabilidade nos resultados de uma das avaliações explicada pela relação linear entre elas é

  • A.

    15,6%

  • B.

    39,4%

  • C.

    71,2%

  • D.

    84,4%

  • E.

    91,8%

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