Lista completa de Questões de Estatística da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para responder às questões de nos 1 e 2, utilize os dados da tabela abaixo, que apresenta as freqüências acumuladas das idades de 20 jovens entre 14 e 20 anos.
Um desses jovens será escolhido ao acaso. Qual a probabilidade de que o jovem escolhido tenha menos de 18 anos, sabendo que esse jovem terá 16 anos ou mais?
8/14
8/16
8/20
3/14
3/16
As questões de nos 60 a 62 referem-se aos resultados de um exame aplicado a uma amostra de 150 alunos de certa instituição, apresentados na seguinte tabela:
Analisando-se as estatísticas da tabela, conclui-se que
mais da metade dos alunos alcançou nota acima da média.
no mínimo três quartos dos alunos alcançaram nota 66,57.
o coeficiente de variação é igual a 4,16%.
o coeficiente de variação quartil é igual a 24,03%.
o erro padrão da média é igual a 1,0.
As questões de nos 41 a 46 são referentes aos resultados do ENADE 2006, disponíveis em www.inep.gov.br.
Responda às questões de nos 41 a 43 com base nos percentuais das respostas de alunos de uma área específica de determinada Instituição de Ensino Superior (IES), participantes do ENADE 2006, a algumas questões do questionário socioeconômico relativas aos hábitos de leitura.
A questão de número 23 do questionário socioeconômico envolve uma variável do tipo
quantitativa discreta.
quantitativa ordinal.
quantitativa contínua.
qualitativa nominal.
qualitativa ordinal.
Os Quartis da distribuição de notas de uma prova aplicada em um sistema de avaliação foram:
Primeiro Quartil (Q1) = 35
Segundo Quartil (Q2) = 47
Terceiro Quartil (Q3) = 66
Um intervalo no qual se encontram aproximadamente 50,0% das notas dessa prova é
(0, 35)
(35 a 47)
(35 a 66)
(47 a 66)
(66, 100)
As questões de nos 60 a 62 referem-se aos resultados de um exame aplicado a uma amostra de 150 alunos de certa instituição, apresentados na seguinte tabela:
Os limites do intervalo de confiança de 95,0% obtido para a média dos escores da população são (50,97; 54,89). Conclui-se, assim, que
quanto maior a amplitude do intervalo, menor o nível de confiança da estimação
a amplitude do intervalo varia proporcionalmente com o tamanho da amostra.
o erro cometido na estimação do intervalo é 0,95.
o intervalo de confiança com nível de significância de 0,01 terá amplitude maior que 3,92
o ponto médio do intervalo é a média da população, .
O percentual de programas que tiveram conceito mínimo igual a 4,0 é
Com base nas informações do gráfico, conclui-se que o número de Universidades é
igual à soma dos Centros Universitários e das Faculdades Integradas.
igual ao número de Centros de Educação Tecnológica e Faculdades de Tecnologia.
igual ao dobro do número de Centros Universitários.
superado apenas pelo número de Faculdades Integradas.
superado apenas pelo número de Faculdades, Escolas e Institutos.
Segundo esse censo, em 2004 ocorreram 200.695 matrículas nas 119 Faculdades Integradas. O número médio de alunos matriculados, por instituição, nessa categoria de organização acadêmica foi
1.686,5
1.187,6
1.184,1
168,6
118,4
As questões de nos 41 a 46 são referentes aos resultados do ENADE 2006, disponíveis em www.inep.gov.br.
Responda às questões de nos 41 a 43 com base nos percentuais das respostas de alunos de uma área específica de determinada Instituição de Ensino Superior (IES), participantes do ENADE 2006, a algumas questões do questionário socioeconômico relativas aos hábitos de leitura.
A distribuição de pesquisadores por faixa etária e regiões do país é apresentada nos gráficos seguintes.
Analisando-se os histogramas, conclui-se que o percentil de ordem 20 (P20) é uma idade na faixa de 25 a 34 anos APENAS na(s) região(ões)
Norte.
Norte e Sul.
Centro-Oeste.
Centro-Oeste e Sudeste.
Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
A amplitude do número de bolsas de doutorado oferecidas pela Capes nesse período foi
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