Questões de Estatística da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Analisando-se os gráficos, foram feitas as informações a seguir.

I - Mais de 50,0% da variação em Y é explicada pela relação linear entre Y e a variável X 2.

II - A relação linear entre Y e a variável X 3 explica 53,2% da variação em Y.

III - A variação de uma unidade em X 3 provoca um aumento de 8,69 unidades em Y.

IV - O coeficiente de correlação linear entre as variáveis Y e X 3 é maior do que entre Y e X 2.

Estão corretas APENAS as afirmações

  • A.

    I e IV

  • B.

    II e III

  • C.

    II e IV

  • D.

    I, II e III

  • E.

    II, III e IV

As questões de nos 57 a 59 referem-se aos resultados de um teste de associação entre as variáveis representadas na tabela de contingência a seguir.

O valor da estatística qui-quadrado e o nível descritivo do teste (p-value) observados foram, respectivamente, X 2=1,811 e 0,770.

O Coeficiente de Contingência de Pearson é

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Considere as asserções a seguir.

O Coeficiente de Correlação Linear de Pearson é necessariamente um número no intervalo (−1 , 1).

PORQUE

O Coeficiente de Correlação Linear de Pearson só pode ser calculado para variáveis quantitativas.

Analisando-se as asserções, conclui-se que

  • A.

    as duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • B.

    as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • C.

    a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    a primeira e a segunda asserções são falsas.

Responda às questões de nos 45 e 46 utilizando os dados de desempenho, no ENADE, dos alunos ingressantes e concluintes de uma determinada área, apresentados a seguir.

O desempenho médio de todos os alunos dessa área que participaram do ENADE foi

  • A.

    14,8

  • B.

    15,3

  • C.

    22,8

  • D.

    30,7

  • E.

    38,0

Considere as asserções a seguir. A média amostral é sempre um estimador não viciado para a média de uma população.

PORQUE

O erro padrão do estimador não viciado para a média de uma população é maior do que a variância da população.

Analisando-se as asserções, conclui-se que

  • A.

    as duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • B.

    as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • C.

    a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    a primeira e a segunda asserções são falsas.

Responda às questões de nos 45 e 46 utilizando o gráfico apresentado a seguir, relativo à evolução do número de cursos de pós-graduação implantados em certa Instituição de Ensino e Pesquisa (IES) do país, no período de 1994 a 2006.

O número médio de cursos de pós-graduação implantados, por ano, pela IES foi

  • A.

    20,6

  • B.

    16,5

  • C.

    15,8

  • D.

    6,5

  • E.

    4,8

A representação gráfica adequada para os dados relativos à dependência administrativa é

  • A.

    polígono de freqüências ou gráfico de setores.

  • B.

    histograma ou gráfico de linhas.

  • C.

    gráfico de barras ou histograma.

  • D.

    gráfico de setores ou gráfico de barras.

  • E.

    gráfico de linhas ou polígono de freqüências.

Analisando-se os dados em relação ao conjunto desses filhos, conclui-se corretamente que há crianças

  • A.

    com menos de 1 ano.

  • B.

    de 1 ano que possuem irmão.

  • C.

    de 2 anos que possuem irmão.

  • D.

    de 3 anos que possuem mais de um irmão.

  • E.

    com menos de 3 anos que possuem mais de um irmão.

O número de regiões que teve crescimento de matrículas superior ao apresentado no país, nos dois anos consecutivos, foi

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    4

Dois dados comuns, “honestos”, são lançados simultaneamente. A probabilidade do evento “a soma dos valores dos dados é ímpar e menor que 10” é igual a

  • A.

    4/11

  • B.

    17/36

  • C.

    4/9

  • D.

    12/36

  • E.

    3/8

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