Lista completa de Questões de Estatística da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analisando-se os gráficos, foram feitas as informações a seguir.
I - Mais de 50,0% da variação em Y é explicada pela relação linear entre Y e a variável X 2.
II - A relação linear entre Y e a variável X 3 explica 53,2% da variação em Y.
III - A variação de uma unidade em X 3 provoca um aumento de 8,69 unidades em Y.
IV - O coeficiente de correlação linear entre as variáveis Y e X 3 é maior do que entre Y e X 2.
Estão corretas APENAS as afirmações
I e IV
II e III
II e IV
I, II e III
II, III e IV
As questões de nos 57 a 59 referem-se aos resultados de um teste de associação entre as variáveis representadas na tabela de contingência a seguir.
O valor da estatística qui-quadrado e o nível descritivo do teste (p-value) observados foram, respectivamente, X 2=1,811 e 0,770.O Coeficiente de Contingência de Pearson é
Considere as asserções a seguir.
O Coeficiente de Correlação Linear de Pearson é necessariamente um número no intervalo (−1 , 1).
PORQUE
O Coeficiente de Correlação Linear de Pearson só pode ser calculado para variáveis quantitativas.
Analisando-se as asserções, conclui-se que
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
a primeira e a segunda asserções são falsas.
Responda às questões de nos 45 e 46 utilizando os dados de desempenho, no ENADE, dos alunos ingressantes e concluintes de uma determinada área, apresentados a seguir.
O desempenho médio de todos os alunos dessa área que participaram do ENADE foi
14,8
15,3
22,8
30,7
38,0
Considere as asserções a seguir. A média amostral é sempre um estimador não viciado para a média de uma população.
PORQUE
O erro padrão do estimador não viciado para a média de uma população é maior do que a variância da população.
Analisando-se as asserções, conclui-se que
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
a primeira e a segunda asserções são falsas.
Responda às questões de nos 45 e 46 utilizando o gráfico apresentado a seguir, relativo à evolução do número de cursos de pós-graduação implantados em certa Instituição de Ensino e Pesquisa (IES) do país, no período de 1994 a 2006.
O número médio de cursos de pós-graduação implantados, por ano, pela IES foi
20,6
16,5
15,8
6,5
4,8
A representação gráfica adequada para os dados relativos à dependência administrativa é
polígono de freqüências ou gráfico de setores.
histograma ou gráfico de linhas.
gráfico de barras ou histograma.
gráfico de setores ou gráfico de barras.
gráfico de linhas ou polígono de freqüências.
Analisando-se os dados em relação ao conjunto desses filhos, conclui-se corretamente que há crianças
com menos de 1 ano.
de 1 ano que possuem irmão.
de 2 anos que possuem irmão.
de 3 anos que possuem mais de um irmão.
com menos de 3 anos que possuem mais de um irmão.
O número de regiões que teve crescimento de matrículas superior ao apresentado no país, nos dois anos consecutivos, foi
0
1
2
3
4
Dois dados comuns, honestos, são lançados simultaneamente. A probabilidade do evento a soma dos valores dos dados é ímpar e menor que 10 é igual a
4/11
17/36
4/9
12/36
3/8
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