Lista completa de Questões de Estatística da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A mediana do número de participantes nas escolas privadas é
78
76
51
38
14
As questões de nos 60 a 62 referem-se aos resultados de um exame aplicado a uma amostra de 150 alunos de certa instituição, apresentados na seguinte tabela:
A padronização dos testes de inteligência (QI), conhecida como Escala de Stanford-Binet, transforma os escores de modo que a média seja igual a 100 e o desvio padrão, igual a 16. Se utilizada esta transformação nos escores desse exame, qual seria a nova mediana dos escores?
41,69
49,03
95,09
103,06
133,03
Responda às questões de nos 43 e 44 tendo como referência a distribuição dos cursos/programas por modalidade e níveis de curso segundo os conceitos recebidos na Avaliação Trienal de 2007, apresentada na tabela a seguir.
A mediana dos conceitos dos cursos de doutorado é
3,5
4,0
4,5
5,0
5,4
Considere as asserções a seguir.
A mediana é uma medida de dispersão de um conjunto de dados.
PORQUE
A mediana é o valor que ocorre com maior freqüência em um conjunto de dados. Analisando-se as asserções, conclui-se que
as duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
as duas asserções são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
a primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
a primeira e a segunda asserções são falsas.
Na estimativa das regressões lineares múltiplas, o problema de multicolinearidade tende a ocorrer quando
duas variáveis independentes se correlacionam fortemente.
a variável dependente for correlacionada com alguma variável independente.
o coeficiente de determinação R2 for muito baixo.
os dados da regressão forem transversais.
houver variáveis independentes binárias.
O gráfico abaixo mostra os pares de observações de duas variáveis X e Y relacionadas pela regressão linear simples Y = a + bX + u, (onde a e b são coeficientes a serem estimados e u são os erros aleatórios).
O exame do gráfico sugere que
Y e X não se relacionam.
a relação é não linear.
o número de observações é insuficiente para a estimação dos coeficientes.
pode haver problemas de heterocedasticidade na estimação.
há autorrelação dos resíduos.
As questões de nos 41 a 46 são referentes aos resultados do ENADE 2006, disponíveis em www.inep.gov.br.
Responda às questões de nos 41 a 43 com base nos percentuais das respostas de alunos de uma área específica de determinada Instituição de Ensino Superior (IES), participantes do ENADE 2006, a algumas questões do questionário socioeconômico relativas aos hábitos de leitura.
Uma medida de posição adequada para os dados da questão 24 é a
moda, apenas.
média, apenas.
mediana, apenas.
mediana ou a moda.
média ou a mediana.
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Para responder às questões de nos 1 e 2, utilize os dados da tabela abaixo, que apresenta as freqüências acumuladas das idades de 20 jovens entre 14 e 20 anos.
Uma das medidas de dispersão é a variância populacional,
que é calculada por Sabendo-se que m é a média aritmética dessas idades, qual a variância das idades na população formada pelos 20 jovens?
0,15
0,20
1,78
3,20
3,35
Considere as asserções a seguir.
A moda de um conjunto de observações é sempre um dos valores observados.
PORQUE
A moda é uma medida de posição de um conjunto de observações.
Analisando-se as asserções, conclui-se que
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
a primeira e a segunda asserções são falsas.
Responda às questões de nos 43 e 44 tendo como referência a distribuição dos cursos/programas por modalidade e níveis de curso segundo os conceitos recebidos na Avaliação Trienal de 2007, apresentada na tabela a seguir.
A moda dos conceitos dos cursos profissionais é
menor do que a mediana dos conceitos dos cursos profissionais.
igual à moda dos conceitos dos cursos de mestrado.
igual à moda dos conceitos dos programas de mestrado/doutorado.
igual à amplitude dos conceitos dos cursos de mestrado.
maior do que a moda dos conceitos dos cursos de doutorado.
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