Questões de Estatística da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Estatística da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A mediana do número de participantes nas escolas privadas é

  • A.

    78

  • B.

    76

  • C.

    51

  • D.

    38

  • E.

    14

As questões de nos 60 a 62 referem-se aos resultados de um exame aplicado a uma amostra de 150 alunos de certa instituição, apresentados na seguinte tabela:

A padronização dos testes de inteligência (QI), conhecida como Escala de Stanford-Binet, transforma os escores de modo que a média seja igual a 100 e o desvio padrão, igual a 16. Se utilizada esta transformação nos escores desse exame, qual seria a nova mediana dos escores?

  • A.

    41,69

  • B.

    49,03

  • C.

    95,09

  • D.

    103,06

  • E.

    133,03

Responda às questões de nos 43 e 44 tendo como referência a distribuição dos cursos/programas por modalidade e níveis de curso segundo os conceitos recebidos na Avaliação Trienal de 2007, apresentada na tabela a seguir.

A mediana dos conceitos dos cursos de doutorado é

  • A.

    3,5

  • B.

    4,0

  • C.

    4,5

  • D.

    5,0

  • E.

    5,4

Considere as asserções a seguir.

A mediana é uma medida de dispersão de um conjunto de dados.

PORQUE

A mediana é o valor que ocorre com maior freqüência em um conjunto de dados. Analisando-se as asserções, conclui-se que

  • A.

    as duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • B.

    as duas asserções são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • C.

    a primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.

  • E.

    a primeira e a segunda asserções são falsas.

Na estimativa das regressões lineares múltiplas, o problema de multicolinearidade tende a ocorrer quando

  • A.

    duas variáveis independentes se correlacionam fortemente.

  • B.

    a variável dependente for correlacionada com alguma variável independente.

  • C.

    o coeficiente de determinação R2 for muito baixo.

  • D.

    os dados da regressão forem transversais.

  • E.

    houver variáveis independentes binárias.

O gráfico abaixo mostra os pares de observações de duas variáveis X e Y relacionadas pela regressão linear simples Y = a + bX + u, (onde a e b são coeficientes a serem estimados e u são os erros aleatórios).

O exame do gráfico sugere que

  • A.

    Y e X não se relacionam.

  • B.

    a relação é não linear.

  • C.

    o número de observações é insuficiente para a estimação dos coeficientes.

  • D.

    pode haver problemas de heterocedasticidade na estimação.

  • E.

    há autorrelação dos resíduos.

As questões de nos 41 a 46 são referentes aos resultados do ENADE 2006, disponíveis em www.inep.gov.br.

Responda às questões de nos 41 a 43 com base nos percentuais das respostas de alunos de uma área específica de determinada Instituição de Ensino Superior (IES), participantes do ENADE 2006, a algumas questões do questionário socioeconômico relativas aos hábitos de leitura.

Uma medida de posição adequada para os dados da questão 24 é a

  • A.

    moda, apenas.

  • B.

    média, apenas.

  • C.

    mediana, apenas.

  • D.

    mediana ou a moda.

  • E.

    média ou a mediana.

Para responder às questões de nos 1 e 2, utilize os dados da tabela abaixo, que apresenta as freqüências acumuladas das idades de 20 jovens entre 14 e 20 anos.

Uma das medidas de dispersão é a variância populacional,

que é calculada por  Sabendo-se que m é a média aritmética dessas idades, qual a variância das idades na população formada pelos 20 jovens?

  • A.

    0,15

  • B.

    0,20

  • C.

    1,78

  • D.

    3,20

  • E.

    3,35

Considere as asserções a seguir.

A moda de um conjunto de observações é sempre um dos valores observados.

PORQUE

A moda é uma medida de posição de um conjunto de observações.

Analisando-se as asserções, conclui-se que

  • A.

    as duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • B.

    as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • C.

    a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    a primeira e a segunda asserções são falsas.

Responda às questões de nos 43 e 44 tendo como referência a distribuição dos cursos/programas por modalidade e níveis de curso segundo os conceitos recebidos na Avaliação Trienal de 2007, apresentada na tabela a seguir.

A moda dos conceitos dos cursos profissionais é

  • A.

    menor do que a mediana dos conceitos dos cursos profissionais.

  • B.

    igual à moda dos conceitos dos cursos de mestrado.

  • C.

    igual à moda dos conceitos dos programas de mestrado/doutorado.

  • D.

    igual à amplitude dos conceitos dos cursos de mestrado.

  • E.

    maior do que a moda dos conceitos dos cursos de doutorado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...