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As medidas de dispersão estatísticas servem para comparar a variabilidade em diversos conjuntos de dados que possuem médias bem diferentes. Assim, o coeficiente de variação é uma medida melhor, indicando a variação relativa, e pode ser obtido dividindo-se o desvio padrão pela
moda.
mediana.
escala nominal.
média da distribuição.
distribuição dos dados
Considere as asserções a seguir. Quanto menor o coeficiente de variação percentual, mais os dados estão concentrados em torno da média.
PORQUE
O coeficiente de variação percentual é inversamente proporcional ao desvio padrão do conjunto de dados.
Analisando-se as asserções, conclui-se que
Considere as asserções a seguir. Quanto menor o coeficiente de variação percentual, mais os dados estão concentrados em torno da média. PORQUE O coeficiente de variação percentual é inversamente proporcional ao desvio padrão do conjunto de dados. Analisando-se as asserções, conclui-se que
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
a primeira e a segunda asserções são falsas.
As questões de nos 53 a 55 referem-se aos diagramas de dispersão a seguir.
A formulação adequada para o teste de hipótese de existência de relação linear entre
As questões de nos 53 a 55 referem-se aos diagramas de dispersão a seguir.
Se as variáveis Y e X 1 forem transformadas, respectivamente, para Y 1 = −2Y + 0,5 e X' 1=−X 1+ 0,5, o coeficiente de correlação entre Y 1 e X' 1 será
0,382
0,059
-0,059
-0,118
-0,382
Em estatística, quando dispomos de uma tabela primitiva ou de um rol, precisamos estabelecer a quantidade e o intervalo das classes que vamos criar, pois, de outro modo a distribuição de freqüência pode não ser útil para a análise. Uma das maneiras de determinar o número de classes é usar a(o)
porcentagem.
Regra de Sturges.
amplitude amostral.
desvio padrão
ponto médio de uma classe.
Considere as asserções a seguir. Em distribuições assimétricas à direita, a mediana é sempre maior do que a média.
PORQUE
Em distribuições com assimetria positiva, a média é afetada por valores extremos.
Analisando-se as asserções, conclui-se que
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
a primeira e a segunda asserções são falsas.
O número total de programas, na área, avaliados pela Capes foi
As questões de nos 53 a 55 referem-se aos diagramas de dispersão a seguir.
O teste de hipótese de que a correlação linear entre Y e X1 é nula apresentou um valor descritivo (p-value) de 0,480. Conclui-se, então, que
I - a hipótese que para qualquer nível de significância menor do que 0,480 não deve ser rejeitada;
II - o coeficiente de determinação é menor do que 4,0%;
III - com 48,0% de confiança afirma-se que a relação entre Y e X1 existe, mas é não linear;
IV- a variável Y não deve ser expressa como uma função linear da variável X1.
São corretas APENAS as afirmações
I e II
III e IV
I, II e III
I, III e IV
II, III e IV
O desvio padrão, a média e a moda, respectivamente, são medidas de:
dispersão, tendência e dispersão.
dispersão, tendência e tendência.
tendência, dispersão e tendência.
tendência, tendência e dispersão.
tendência, dispersão e dispersão.
Um Banco apresentou, ao final do primeiro trimestre de 2007, o seguinte gráfico sobre a inadimplência de seus clientes:
Considere que dos clientes desse Banco são empresas e , pessoas físicas. Tendo em vista o total de clientes, qual foi, no primeiro trimestre de 2007, o percentual médio de inadimplência?
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