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Considerando que a mediana (md) e o primeiro quartil (q1) da distribuição foram obtidos pelo método da interpolação linear, temse que a amplitude do intervalo [q1, md] é
Em um órgão público, verifica-se que a média aritmética dos salários dos funcionários com nível superior supera a média aritmética dos restantes dos funcionários em R$ 2.000,00. Sabe-se que o desvio padrão dos salários dos funcionários com nível superior é igual a R$ 500,00 e dos restantes dos funcionários é igual a R$ 300,00, com os respectivos coeficientes de variação iguais. Se 40% dos funcionários possuem nível superior, então a média aritmética dos salários de todos os funcionários deste órgão público é igual a
Acerca das Representações Gráficas, considere:
I. Histograma é um gráfico que apresenta a distribuição de frequências de uma variável por meio de retângulos justapostos, feitos sobre as classes dessa variável, sendo que a área de cada retângulo é proporcional à frequência observada da correspondente classe. II. O gráfico de setores não é adequado para representar variáveis quantitativas. III. O gráfico de colunas contrapostas (ou opostas) não é adequado para representar variáveis quantitativas contínuas. Está correto o que consta APENAS emI.
III.
I e II.
I e III.
II e III.
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Uma variável aleatória contínua X tem média 20 e, pelo Teorema de Tchebichev, a probabilidade mínima de que pertença ao intervalo (19, 21) é igual a 84%. A variância de X é igual a
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Considere que E = (m−1)X − mY + 2Z corresponde a uma classe de estimadores não viesados da média μ de uma população normalmente distribuída com variância σ2 ≠ 0. (X, Y, Z) é uma amostra aleatória, com reposição, desta população com m sendo um parâmetro real. O estimador mais eficiente desta classe apresenta uma variância igual a
Considere uma variável aleatória X uniformemente distribuída no intervalo (m, n) em que nem m e nem n são conhecidos. Com base em uma amostra aleatória de tamanho 10 obteve-se que os valores do primeiro e do segundo momentos da amostra foram, respectivamente, 1,00 e 1,12. Aplicando o método dos momentos, tem-se que as estimativas de m e n são, respectivamente,
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