Questões de Filosofia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Pode-se deduzir dos Pensamentos de Epicuro que

  • A.

    se trata de um dos pilares da teoria política antiga por ter contribuído decisivamente para a formação do conceito de democracia.

  • B.

    sua filosofia pregava o hedonismo, isto é, uma busca ilimitada pelo prazer sensível.

  • C.

    sua filosofia concordava plenamente com a filosofia platônica, principalmente com a teoria da imortalidade da alma.

  • D.

    a felicidade de que ele falava se referia à ausência de dor, chamada também de aponia.

  • E.

    se trata de uma filosofia pré-socrática, ao lado daquelas de Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.

Qual é a função do Estado segundo Thomas Hobbes?

  • A.

    Atualizar a essência dos seres humanos, que são naturalmente inclinados ao convívio social.

  • B.

    Promover e garantir a paz e a segurança entre os concidadãos.

  • C.

    Garantir que a pluralidade de posicionamentos políticos seja democraticamente preservada.

  • D.

    Extinguir as paixões nos homens, tornando-os exclusivamente racionais.

  • E.

    Preservar a liberdade natural dos homens.

Segundo Marilena Chaui (in Convite à Filosofia), merecem especial destaque dois dos filósofos que adotaram as ideias de Husserl e esforçaram-se para liberar a ontologia do velho problema deixado pela metafísica: o dilema do realismo e do idealismo. São eles:

  • A.

    Jürgen Habermas e Gilles Deleuze.

  • B.

    Thomas Hobbes e René Descartes.

  • C.

    Immanuel Kant e Jean-Jaques Rousseau.

  • D.

    Hanna Arendt e Jean-Paul Sartre.

  • E.

    Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty.

Segundo John Locke, fundador do individualismo liberal, o Estado civil deve

  • A.

    abolir a propriedade privada.

  • B.

    permitir aos cidadãos a prática de quaisquer atos que lhes sejam desejáveis.

  • C.

    garantir os direitos do indivíduo à vida, à liberdade e à propriedade.

  • D.

    ser abolido, para que os homens retornem ao estado de natureza, apenas no qual são verdadeiramente livres.

  • E.

    ser conduzido pelo monarca absolutista, que obtém o direito ao governo por hereditariedade.

Em oposição aos racionalistas do séc. XVII, Hume argumentou que

  • A.

    a autoridade e a memória não são fontes de conhecimento na investigação dos fenômenos naturais.

  • B.

    as proposições da lógica e da matemática não são necessárias e universais.

  • C.

    a distinção entre verdades de razão e verdades de fato é ilusória, uma vez que há apenas um tipo de verdade.

  • D.

    não apenas as nossas ideias, mas também os próprios princípios pelos quais elas se organizam, são provenientes da experiência.

  • E.

    os conteúdos de nossa representação são produzidos pela nossa razão.

Na sua Crítica da Razão Pura, Kant conclui que a metafísica enquanto conhecimento especulativo de objetos supranaturais não é possível. No entanto, contrapõe o autor, a metafísica é possível, desde que compreendida como a investigação

  • A.

    da linguagem e das estruturas sintáxicas dos juízos afirmativos e negativos, bem como das proposições hipotéticas.

  • B.

    das condições de possibilidade do conhecimento e da experiência em geral, por um lado, e da ação humana enquanto ação moral, por outro.

  • C.

    empírica dos seres naturais em geral, por um lado, e racional das proposições matemáticas, por outro.

  • D.

    do desenvolvimento da cultura ocidental e de sua relação com outras culturas existentes.

  • E.

    espontânea que o senso comum realiza a respeito de sua existência e das condições em que vive.

Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para Filosofia, essa disciplina no Ensino Médio é indispensável para a formação da cidadania. De que modo o ensino da Filosofia pode ajudar a formar um jovem cidadão?

  • A.

    Atentando tão somente ao ensino da História da Filosofia, ensinando ao aluno, assim, as estruturas internas dos textos.

  • B.

    Proporcionando uma leitura intensa, profunda e detalhada dos textos clássicos de filosofia política e de ética.

  • C.

    Deixando completamente de lado questões relacionadas à História da Filosofia e procurando abordar apenas questões relativas aos problemas sociais do Brasil.

  • D.

    Fazendo com que o aluno memorize e decore as leis mais essenciais de convívio em sociedade e os chamados valores éticos.

  • E.

    Estabelecendo um diálogo com as demais áreas do conhecimento e aliando ao ensino da História da Filosofia questões concretas, relacionadas ao cotidiano social do aluno.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 38 e 39.

O texto de Freud refere-se a um tema caro à Filosofia, que é o

  • A.

    do antigo problema da relação entre verdade e aparência.

  • B.

    da formação e do modo de funcionamento da consciência moral.

  • C.

    da relação entre a unidade da consciência e o conhecimento dos objetos da experiência.

  • D.

    da dialética do senhor e do escravo.

  • E.

    da possibilidade do livre-arbítrio face à determinação dos eventos pelas suas causas antecedentes.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 38 e 39.

No texto, Freud se refere ao sentimento de culpa como um dos meios que a sociedade possui para dominar o perigoso desejo de agressão do indivíduo. A partir dessa indicação, qual contexto histórico teria sido importante para o pai da psicanálise escrever sobre esse tema?

  • A.

    A revolução industrial do início do séc. XIX tal como ela se deu na Inglaterra.

  • B.

    A ascensão do fascismo e do nazismo a partir dos anos 1920 na Europa como um todo.

  • C.

    A revolução sexual dos anos 1960, principalmente a partir de Woodstock.

  • D.

    As tensões e os medos de uma guerra atômica no período da guerra fria.

  • E.

    A queda definitiva do absolutismo monárquico proporcionada pela eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Leia com atenção o texto a seguir.

Segundo Marilena Chaui, a ideia de que as mulheres são naturalmente destinadas à maternidade e aos cuidados do lar constitui um exemplo perfeito do que é uma ideologia. Tal como ocorre na construção da imagem de uma suposta natureza feminina, a ideologia se caracteriza pela inversão entre

  • A.

    causa e efeito, colocando o efeito no lugar da causa e a causa no lugar do efeito.

  • B.

    feminino e masculino, atribuindo às mulheres o papel dos homens e aos homens o papel das mulheres.

  • C.

    sujeito e objeto, apresentando o sujeito pensante como o objeto a ser estudado.

  • D.

    ideia e ideado, colocando no lugar da ideia aquilo de que ela é ideia.

  • E.

    superior e inferior, representando o inferior como o superior e o superior como inferior.

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