Questões de Filosofia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Segundo as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, na discussão sobre os parâmetros curriculares para o ensino de Filosofia, a noção de competência não pode ser apresentada como solução mágica para as dificuldades do ensino, mas também não constitui obstáculo intransponível (p. 19). Com isto, os autores querem enfatizar que na formulação destes parâmetros buscou-se

  • A.

    atentar às necessidades especiais de cada aluno, por um lado, e, por outro, privilegiar a adequação dos adolescentes ao mercado de trabalho, que constitui o principal objetivo do Ensino Médio como um todo.

  • B.

    mostrar como a competição é o principal mecanismo a ser empregado na melhoria do ensino.

  • C.

    apontar como a noção de competência desnorteia o professor em sala de aula, propondo, em vez disto, que o professor planeje suas aulas em acordo apenas com o seu foro íntimo.

  • D.

    evitar a doutrinação excessiva de como o professor deve ensinar, para que a multiplicidade de perspectivas não seja reprimida, por um lado, e delimitar o que é próprio da disciplina, por outro.

  • E.

    mostrar como não se pode delimitar em nenhum grau o que cabe ao ensino da Filosofia.

O filósofo e seus seguidores a que o autor se refere nesse texto são, respectivamente,

  • A.

    Santo Agostinho e os fideístas.

  • B.

    Descartes e os cartesianos.

  • C.

    Guilherme de Ockham e os nominalistas.

  • D.

    Duns Scott e os ocasionalistas.

  • E.

    São Tomás e os escolásticos.

Em sua obra conhecida como Do contrato social, é possível dizer que Jean-Jacques Rousseau procura, por meio das noções de direito natural dos indivíduos e de sociedade civil, refutar a ideia, própria do chamado Antigo Regime, segundo a qual o soberano

  • A.

    não tem poderes suficientes para reger a nação e, por isso, deve possuir um papel apenas simbólico.

  • B.

    deve reger a nação de modo essencialmente democrático e de acordo com a vontade geral popular.

  • C.

    recebe seu poder diretamente de Deus e possui por isso todas as virtudes necessárias para exercer a justiça.

  • D.

    deve ser eleito por meio de um contrato social entre o povo e a monarquia.

  • E.

    deve incorporar e defender todas as tendências do liberalismo.

Leia com atenção o texto a seguir.

A nova concepção de currículo escolar acima propõe

  • A.

    uma cisão radical entre as atividades curriculares e extracurriculares.

  • B.

    uma diferenciação, em sala de aula, entre cultura e conhecimento.

  • C.

    uma ênfase apenas nas atividades extracurriculares, já que hoje em dia cultura é mais importante do que o currículo tradicional.

  • D.

    uma interação entre conhecimento específico e cultura como uma forma de superar os obstáculos criados pelos tempos atuais.

  • E.

    uma ênfase apenas nas atividades curriculares, já que cultura é apenas lazer, divertimento e folclore.

Leia com atenção o texto abaixo.

A partir desta reflexão sobre a liberdade, pode-se dizer que, para Merleau-Ponty,

  • A.

    a ação humana é fruto do acaso, uma vez que é impossível identificar as causas reais das circunstâncias.

  • B.

    o conceito de liberdade é uma quimera, já que as ações humanas são completamente determinadas pelas cadeias causais que lhe antecedem.

  • C.

    a liberdade constitui-se não em oposição às determinações do mundo, mas por meio delas.

  • D.

    a liberdade reside na capacidade que os homens possuem de se destacar das determinações preexistentes no mundo, iniciando uma cadeia causal inteiramente nova.

  • E.

    a ação humana deve ser destituída de toda responsabilidade, já que nos cursos dos acontecimentos é impossível precisar a causa real dos fatos.

A chamada teoria da divisão dos poderes em Poder Judiciário, Poder Executivo e Poder Legislativo, que se tornaria a pedra angular do chamado Estado Democrático de Direito, tal como o vemos hoje em dia em vigor em muitos países, inclusive no Brasil, teria sido desenvolvida por

  • A.

    Rousseau em Do contrato social.

  • B.

    Montesquieu em O espírito das leis.

  • C.

    Maquiavel em O príncipe.

  • D.

    Hobbes no Leviatã.

  • E.

    Publius em O federalista.

Ao se analisar a proposta da chamada Escola de Frankfurt de modo geral, pode-se afirmar que uma de suas maiores contribuições foi ter

  • A.

    promovido a interdisciplinaridade, procurando fundar um saber formado por várias áreas das humanidades.

  • B.

    proporcionado uma nova compartimentação das disciplinas relativas às ciências humanas, contribuindo para a especificidade e o aprofundamento de cada uma delas.

  • C.

    procurado estabelecer uma ponte entre as ciências humanas e as ciências naturais, principalmente com a física e a biologia.

  • D.

    estabelecido, principalmente com Adorno e Horkheimer, um diálogo com a igualmente nascente filosofia de Heidegger.

  • E.

    fundado uma teoria social e estética favorável à reprodução técnica das obras de arte como meio de acesso popular à cultura.

Leia com atenção o texto abaixo.

Considerando-se o pensamento de Walter Benjamin sobre a reprodutibilidade da obra de arte, a lacuna acima só pode ser preenchida por:

  • A.

    sua aura.

  • B.

    sua alma.

  • C.

    seu espírito.

  • D.

    sua origem.

  • E.

    sua ideia.

De acordo com os textos da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino de Filosofia para o Ensino Médio bem como das Orientações Curriculares para o Ensino Médio, um dos principais desafios do professor de Filosofia é ensinar essa disciplina de modo a fazer com que os alunos

  • A.

    utilizem os conhecimentos filosóficos no estudo das demais disciplinas.

  • B.

    aprendam a escrever textos literários e jornalísticos de acordo com as normas cultas da língua portuguesa.

  • C.

    decorem o máximo possível de teorias, enunciados e fórmulas filosóficas.

  • D.

    sejam capazes de observar a relação dos conceitos filosóficos com a vida cotidiana.

  • E.

    sejam capazes de diferenciar a essência da aparência.

Leia com atenção o texto a seguir.

De acordo com o que escreve Hanna Arendt, acima, é correto afirmar que

  • A.

    a passagem do domínio privado para o domínio público nas sociedades antigas acirrou a diferença entre o domínio do indivíduo e o domínio do cidadão político.

  • B.

    os conceitos público e privado passaram ao longo do tempo por uma alteração de significado, de modo que hoje em dia reina um outro tipo de relação entre os dois domínios.

  • C.

    hoje em dia tenderíamos a achar idiota a distinção que os gregos e os romanos fizeram entre o público e o privado, pois as sociedades modernas separam claramente uma esfera da outra.

  • D.

    a relação entre o domínio privado e o público tal como se dá hoje em dia é exatamente igual àquela que se deu com os gregos e os romanos.

  • E.

    a relação entre o domínio público e o privado tal como a vivemos hoje em dia é um renascimento da concepção romana de que o mundo privado oferecia um refúgio temporário para as atividades do cidadão político.

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