Questões de Filosofia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um dos objetivos listados nas Orientações Pedagógicas/ MG para o ensino da mitologia grega e de sua relação com a filosofia é o de que os alunos compreendam como a

  • A.

    filosofia é interpretação da cultura.

  • B.

    mitologia se opõe radicalmente à filosofia.

  • C.

    mitologia é construída por um discurso lógico rigoroso.

  • D.

    cultura grega se constituiu como a forma mais elevada de cultura.

Nas Orientações Pedagógicas/MG concernentes à relação entre mito e logos, Platão é assinalado como um filósofo que o professor deve contemplar na sua aula. Isto porque, no pensamento de Platão,

  • A.

    o mito é completamente ausente, já que o filósofo contrapunha ao mito o discurso demonstrativo, o único que pode lograr alcançar as verdades universais e necessárias.

  • B.

    há uma imbricação entre discurso demonstrativo e mítico, uma vez que o filósofo utilizava o mito como recurso para tratar de certas questões.

  • C.

    há uma análise profunda e detalhada de toda a mitologia grega, razão pela qual os seus escritos constituem a principal fonte de conhecimento desta.

  • D.

    o mito é reconhecido como precursor da atitude filosófica, ainda que o filósofo acabe por excluí-lo de seu discurso.

Na apresentação do surgimento da filosofia, deve-se chamar a atenção dos alunos para o fato de que este surgimento

  • A.

    foi algo completamente espontâneo e natural, não trazendo novidade alguma em relação à cultura grega de então.

  • B.

    instaurou uma ruptura completa com a cultura de onde proveio, podendo ser descrito como milagroso.

  • C.

    foi um processo social e cultural que dependeu de circunstâncias históricas bem determinadas, dentre as quais se destaca o surgimento da polis grega.

  • D.

    instaurou um retorno à cultura homérica, já que as primeiras doutrinas filosóficas se limitam a repetir a Ilíada e a Odisseia.

Nas Orientações Pedagógicas/MG concernentes à lógica e à argumentação, o professor do Ensino Médio é enfaticamente orientado a

  • A.

    mostrar como todo tipo de sentença possui um valor de verdade.

  • B.

    mostrar como a lógica não possui nenhuma relação com a linguagem comum.

  • C.

    não distinguir argumentos indutivos dos dedutivos, já que os mesmos possuem as mesmas características.

  • D.

    não lecionar lógica tendo por base apenas a silogística, que constitui uma pequena parte da lógica moderna.

O ensino da lógica é importante principalmente porque

  • A.

    auxilia o aluno a escrever de modo mais rebuscado.

  • B.

    assegura a entrada do aluno no mercado de trabalho.

  • C.

    auxilia o aluno a argumentar melhor e com mais rigor.

  • D.

    faz o aluno entender melhor seus direitos e deveres.

A validade lógica de um argumento é determinada

  • A.

    pela sua forma.

  • B.

    pelo seu conteúdo.

  • C.

    pela pessoa que o profere.

  • D.

    pela sua finalidade.

É denominado correto APENAS o argumento que

  • A.

    é realizado segundo as regras da lógica.

  • B.

    possui conclusões verdadeiras.

  • C.

    é realizado com base em sentenças verdadeiras.

  • D.

    é válido e possui premissas verdadeiras.

De acordo com as Orientações Pedagógicas/MG para o tema “verdade e validade”, a avaliação do aprendizado destes conceitos deve preferencialmente ser realizada por meio de

  • A.

    provas de múltipla escolha.

  • B.

    compreensão e redação de textos argumentativos em geral.

  • C.

    chamada oral.

  • D.

    dissertação específica sobre o tema “verdade e validade”.

  • A.

    ser expressão da vontade geral dos cidadãos que a ela estão submetidos, servindo ao seu interesse comum.

  • B.

    ser antiga e respaldada pela tradição.

  • C.

    estar de acordo com os interesses da parcela mais poderosa da sociedade na qual vigora.

  • D.

    ser proposta e aprovada por todos os membros da sociedade na qual vai vigorar, incluindo também os menores de idade.

  • A.

    tem a mesma natureza do corpo, sendo que processos mentais e processos químico-físicos são perfeitamente traduzíveis um no outro.

  • B.

    não sofre nenhuma influência do corpo e nem o corpo da mente, mas ambos são radicalmente independentes entre si.

  • C.

    não é redutível ao corpo e nem este àquela, mas são de naturezas diferentes.

  • D.

    é ontologicamente superior ao corpo, devendo a razão dominar os impulsos corporais.

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