Lista completa de Questões de Filosofia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos objetivos listados nas Orientações Pedagógicas/ MG para o ensino da mitologia grega e de sua relação com a filosofia é o de que os alunos compreendam como a
filosofia é interpretação da cultura.
mitologia se opõe radicalmente à filosofia.
mitologia é construída por um discurso lógico rigoroso.
cultura grega se constituiu como a forma mais elevada de cultura.
Nas Orientações Pedagógicas/MG concernentes à relação entre mito e logos, Platão é assinalado como um filósofo que o professor deve contemplar na sua aula. Isto porque, no pensamento de Platão,
o mito é completamente ausente, já que o filósofo contrapunha ao mito o discurso demonstrativo, o único que pode lograr alcançar as verdades universais e necessárias.
há uma imbricação entre discurso demonstrativo e mítico, uma vez que o filósofo utilizava o mito como recurso para tratar de certas questões.
há uma análise profunda e detalhada de toda a mitologia grega, razão pela qual os seus escritos constituem a principal fonte de conhecimento desta.
o mito é reconhecido como precursor da atitude filosófica, ainda que o filósofo acabe por excluí-lo de seu discurso.
Na apresentação do surgimento da filosofia, deve-se chamar a atenção dos alunos para o fato de que este surgimento
foi algo completamente espontâneo e natural, não trazendo novidade alguma em relação à cultura grega de então.
instaurou uma ruptura completa com a cultura de onde proveio, podendo ser descrito como milagroso.
foi um processo social e cultural que dependeu de circunstâncias históricas bem determinadas, dentre as quais se destaca o surgimento da polis grega.
instaurou um retorno à cultura homérica, já que as primeiras doutrinas filosóficas se limitam a repetir a Ilíada e a Odisseia.
Nas Orientações Pedagógicas/MG concernentes à lógica e à argumentação, o professor do Ensino Médio é enfaticamente orientado a
mostrar como todo tipo de sentença possui um valor de verdade.
mostrar como a lógica não possui nenhuma relação com a linguagem comum.
não distinguir argumentos indutivos dos dedutivos, já que os mesmos possuem as mesmas características.
não lecionar lógica tendo por base apenas a silogística, que constitui uma pequena parte da lógica moderna.
O ensino da lógica é importante principalmente porque
auxilia o aluno a escrever de modo mais rebuscado.
assegura a entrada do aluno no mercado de trabalho.
auxilia o aluno a argumentar melhor e com mais rigor.
faz o aluno entender melhor seus direitos e deveres.
A validade lógica de um argumento é determinada
pela sua forma.
pelo seu conteúdo.
pela pessoa que o profere.
pela sua finalidade.
É denominado correto APENAS o argumento que
é realizado segundo as regras da lógica.
possui conclusões verdadeiras.
é realizado com base em sentenças verdadeiras.
é válido e possui premissas verdadeiras.
De acordo com as Orientações Pedagógicas/MG para o tema verdade e validade, a avaliação do aprendizado destes conceitos deve preferencialmente ser realizada por meio de
provas de múltipla escolha.
compreensão e redação de textos argumentativos em geral.
chamada oral.
dissertação específica sobre o tema verdade e validade.
ser expressão da vontade geral dos cidadãos que a ela estão submetidos, servindo ao seu interesse comum.
ser antiga e respaldada pela tradição.
estar de acordo com os interesses da parcela mais poderosa da sociedade na qual vigora.
ser proposta e aprovada por todos os membros da sociedade na qual vai vigorar, incluindo também os menores de idade.
tem a mesma natureza do corpo, sendo que processos mentais e processos químico-físicos são perfeitamente traduzíveis um no outro.
não sofre nenhuma influência do corpo e nem o corpo da mente, mas ambos são radicalmente independentes entre si.
não é redutível ao corpo e nem este àquela, mas são de naturezas diferentes.
é ontologicamente superior ao corpo, devendo a razão dominar os impulsos corporais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...