Questões de Filosofia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Leia com atenção o texto a seguir.

Nesta definição de Esclarecimento, pode-se dizer que, para Kant,

  • A.

    o entendimento deve orientar-se pelas paixões próprias a cada um.

  • B.

    a condição de menoridade é proveniente da falta de cultura e erudição.

  • C.

    o Esclarecimento é um movimento que só pode ser exercido por maiores de idade.

  • D.

    o entendimento esclarecido deve orientar os entendimentos não esclarecidos.

  • E.

    a passagem à maioridade intelectual exige autonomia.

Leia com atenção o texto a seguir.

Levando-se em conta o texto acima, pode-se dizer que

  • A.

    a ciência não constitui um campo homogêneo e imutável.

  • B.

    as teorias constituídas ao longo da história da ciência são em geral falsas.

  • C.

    a história da ciência possui um desenvolvimento linear.

  • D.

    a história da ciência pode ser vista como um conjunto desordenado de opiniões.

  • E.

    a ciência não constitui um campo de conhecimentos teóricos.

Tendo em vista a sua teoria da reminiscência, pode-se dizer que Platão é um representante

  • A.

    do ocasionalismo.

  • B.

    do inatismo.

  • C.

    da fenomenologia.

  • D.

    do nominalismo.

  • E.

    do empirismo.

Ao dizer que “não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos”, Heráclito de Éfeso defende que

  • A.

    os homens que mudam constantemente de opiniões e de intenções são dignos de censura.

  • B.

    o mundo no qual vivemos não é real, mas ilusório, uma vez que tudo nele está em constante perecimento.

  • C.

    a identidade das coisas só pode ser alcançada pela razão, já que a percepção nos fornece um fluxo de informações instáveis e precárias.

  • D.

    a realidade está em constante mudança e as coisas estão sempre se transformando em seus contrários.

  • E.

    os homens são de natureza oposta àquela do rio, que é de natureza fluída e instável.

Leia com atenção o texto a seguir.

A descrição acima feita por Marilena Chaui só pode se referir a um pensador de toda a história da filosofia. Esse pensador é

  • A.

    Hegel.

  • B.

    Kant.

  • C.

    Marx.

  • D.

    Descartes.

  • E.

    Hobbes.

Tendo como base as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, no que se refere à metodologia do ensino da Filosofia, a aula preparada pelo professor deve procurar

  • A.

    basear-se tão somente em manuais de Filosofia e em textos clássicos da História da Filosofia.

  • B.

    deixar de lado a História da Filosofia e centrar-se apenas em textos paralelos, tais como os de jornais e revistas, que proporcionem uma passagem para temas propriamente filosóficos.

  • C.

    abordar temas próprios da Filosofia, utilizando-se, porém, apenas das entradas proporcionadas por outras disciplinas, tais como História, Geografia e Física.

  • D.

    manter a centralidade do texto filosófico (de preferência primário) e procurar complementá-lo por meio de textos literários e jornalísticos, por exemplo.

  • E.

    ter sempre como instrumento mais importante a utilização de dinâmicas de grupo, recursos audiovisuais, dramatizações, apresentações de filmes etc.

O termo indústria cultural foi cunhado para, entre outras coisas, expressar que na sociedade pós-moderna

  • A.

    a cultura passa a ser uma produção inteiramente livre, já que deixa de ser vinculada à religião.

  • B.

    o artista deixa de ser visto como gênio e passa a ser denominado industrioso.

  • C.

    o mundo da indústria e do trabalho passa a ser o principal tema da arte.

  • D.

    a produção cultural democratiza-se, tornando-se acessível a todos.

  • E.

    a arte massifica-se e suas obras tornam-se mercadorias.

Em Além do Bem e do Mal, Nietzsche indica a necessidade de se reunir materiais para a realização de uma tipologia da moral. Esta tipologia se opõe à tradicional ambição de fundamentar a moral − ambição que Nietzsche critica − na medida em que

  • A.

    adota uma perspectiva histórica sobre a moral.

  • B.

    mostra que a vontade submete-se à razão e ao entendimento.

  • C.

    demonstra que há virtudes e vícios próprios a cada pathos ou tipo humano.

  • D.

    encontra o fundamento último e definitivo de toda conduta moral.

  • E.

    mostra como a moral não constitui um aspecto importante da cultura de cada povo.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 29 e 30.

Segundo o texto acima, é possível dizer que Santo Agostinho justifica a existência do Mal, afirmando que

  • A.

    não possui realidade em si, mas se trata apenas de um afastamento do Bem.

  • B.

    é uma criação de Deus.

  • C.

    se trata de uma grandeza positiva, isto é, que possui tanta realidade como o Bem.

  • D.

    é o meio pelo qual Deus pune os bons, fazendo parte, por isso, da justiça divina.

  • E.

    é como o pão saboroso ao paladar enfermo e como a luz agradável aos olhos doentes.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 29 e 30.

A passagem de Santo Agostinho, acima, revela uma clara influência das filosofias de

  • A.

    Sêneca e Cícero.

  • B.

    Aristóteles e Santo Tomás de Aquino.

  • C.

    Platão e Plotino.

  • D.

    Heráclito de Éfeso e Parmênides.

  • E.

    Homero e Hesíodo.

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