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as suas conclusões forem inferidas a partir de uma base ampla de experimentos.
os conhecimentos que a compõem forem fundamentados em princípios verdadeiros.
os seus princípios forem avaliados periodicamente pelos cientistas.
a sua constituição for motivada por uma atitude cética.
os conteúdos das ideias que estão na nossa mente são provenientes das impressões sensoriais.
as quimeras, como a montanha de ouro e o cavalo virtuoso, mostram como a mente é capaz de produzir ideias que não têm nenhuma relação com a experiência.
a mente, por ser presa à experiência sensorial, não tem nenhum poder sobre as suas ideias ou concepções.
o papel da mente na constituição do conhecimento é nulo.
a observação empírica não conduz a conhecimentos científicos.
as conclusões alcançadas pelo conhecimento científico são perenes, devido ao grande número de casos que as fundamentam.
a indução a partir de dados da experiência não pode jamais dar origem a um enunciado universal.
as conclusões às quais o conhecimento científico chega são falsas.
A objetividade, de maneira geral, se define como
a liberdade que cada indivíduo possui de emitir a sua opinião, independentemente de seu credo e origem social.
o referencial que permite uma escolha racional entre explicações distintas a propósito de um objeto dado.
a interferência de valores na constituição do conhecimento científico.
o assentimento exclusivo ao que as autoridades afirmam ser verdadeiro.
As Orientações Pedagógicas/MG sugerem como estratégia na iniciação ao problema da verdade e da objetividade o levantamento de uma discussão sobre algum tema, como o aborto e globalização, por exemplo. O professor deve, então, fazer com que os alunos, ao se depararem com a pluralidade de opiniões,
mantenham uma postura democrática e tolerante, aceitando a pluralidade de opiniões, sem questionálas.
percebam que toda discussão é inútil, já que cada um pensa algo diferente dos demais.
mantenham as suas posições e tenham convicção no que eles pensam, não se deixando convencer pelos demais.
procurem fundamentar as suas posições e tomem consciência do problema do critério que deve justificar as afirmações.
Segundo as Orientações Pedagógicas/MG concernentes ao problema da indução, a principal diferença entre a inferência indutiva e a dedutiva é que, enquanto a indução
produz uma conclusão que extrapola o que está contido nas premissas, ampliando o conhecimento, a dedução produz uma conclusão que apenas explicita o que estava contido nas premissas.
trabalha sempre com relações de ideias, a dedução apenas lida com fatos obtidos da experiência.
é um procedimento exclusivo do senso comum, que se atém apenas ao que a experiência mostra, a dedução é o procedimento que propriamente caracteriza a ciência, que sempre produz conhecimentos necessários e universais.
chega a conclusões tautológicas, apenas repetindo o conteúdo do que já era conhecido, a dedução produz conhecimentos inéditos.
As Orientações Pedagógicas/MG sugerem, relativamente ao problema da indução, que o professor levante para os seus alunos as seguintes questões: Pode existir experiência sem teoria? Todo conhecimento provém da experiência? Os fatos científicos são simplesmente constatados? Em que condições uma experiência é científica? A teoria pode prescindir da experiência? Pode-se ter razão contra os fatos? A experiência pode confirmar uma ideia falsa? De maneira geral, o objetivo destas perguntas é o de estimular os alunos a refletirem sobre
a influência das ciências nas escolhas individuais.
a interferência da experiência pessoal no desenvolvimento das ciências.
o quanto as ciências e as suas inovações tecnológicas facilitam a vida das pessoas, tornando as tarefas do cotidiano mais cômodas.
a relação do conhecimento científico com o seu método e a ideologia da neutralidade da ciência.
concepção segundo a qual a ciência constitui a única forma possível de conhecimento verdadeiro vigorou em toda a história da humanidade.
concepção de muitos segundo a qual a ciência é a forma de conhecimento objetivo por excelência enraíza- se no positivismo.
ciência produz conhecimentos cuja validade se restringe apenas à comunidade científica.
ciência surgiu somente com o positivismo, corrente filosófica do século XIX.
Com o advento da Idade Moderna, começam a ocorrer mudanças, como:
I. A técnica passa a se vincular à ciência.
II. A filosofia começa a perder a primazia para a ciência.
III. A matemática passa a ser mais valorizada em detrimento da lógica.
IV. A teologia começa a se tornar o principal objeto de estudos.
V. A física passa a investigar as finalidades internas a cada ser natural.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e IV.
I, II e III.
IV e V.
I e V.
Para Aristóteles, o que diferencia a tékhne (arte, técnica) e os conhecimentos práticos (política e moral)?
A tékhne é superior à política e à moral porque é mais útil.
A política e a moral são conhecimentos, ao passo que a tékhne não é um saber, já que não pode ser nem aprendida e nem ensinada.
Enquanto a política e a moral têm como objeto o próprio agente do saber, o escopo da tékhne está em algo exterior ao agente.
Enquanto a política e a moral não podem constituir objetos de teoria, a tékhne pode.
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