Questões de Filosofia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Qual resposta abaixo seria mais apropriada para a pergunta feita pelo autor ao final do texto?

  • A.

    A situação das formigas é completamente diferente da de Heitor porque as formigas podem escolher morrer, enquanto não resta nenhuma escolha para o herói.

  • B.

    Não há diferença entre a formiga e Heitor, já que ambos acabam morrendo.

  • C.

    Enquanto as formigas-soldado ficam para fora do formigueiro por um acidente, Heitor é instintivamente obrigado a defender seu povo contra o ataque do inimigo.

  • D.

    Enquanto a formiga age instintivamente, não morrendo por escolha, Heitor age livremente, escolhendo a morte.

De forma resumida, está correto afirmar que o tema central do texto é a relação entre

  • A.

    corpo e alma.

  • B.

    liberdade e determinismo.

  • C.

    realismo e idealismo.

  • D.

    ato e potência.

  • A.

    da beleza como ideia, de Hegel.

  • B.

    de juízo de gosto, de Kant.

  • C.

    de estética, de Baumgarten.

  • D.

    de aura da obra de arte, de Walter Benjamin.

Uma das distinções mais essenciais da filosofia política é aquela entre o público e o privado. Segundo as Orientações Pedagógicas/MG, intuitivamente, essa diferença parece ser facilmente estabelecida, mas nem sempre é assim em nossas relações sociais e políticas. Muitas vezes não vemos com clareza a linha que divide um domínio do outro. Essa confusão entre o público e o privado pode ser vista concretamente no nosso dia a dia, por exemplo,

I. na prática da corrupção em geral.

II. na exposição da vida íntima de uma celebridade.

III. na depredação de prédios e instalações de uso coletivo.

IV. no investimento do dinheiro público em obras de saneamento e infraestrutura.

Está correto o apresentado em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    II e IV, apenas.

Um dos desafios do professor ao ensinar filosofia política ao aluno do Ensino Médio é

  • A.

    levar o aluno a compreender todas as teorias políticas mais importantes em seus mínimos detalhes.

  • B.

    formar o aluno para que ele possa se tornar no futuro um político capaz de desempenhar suas funções públicas com sucesso.

  • C.

    procurar desfazer os preconceitos do aluno em relação à política e à figura do político em geral.

  • D.

    fazer com que o aluno se desinteresse ao máximo da política e se concentre apenas em sua formação individual.

Quando, em seu Do espírito das leis (livro I, capítulo 1), Montesquieu afirma que a lei é também relação e que resulta da “natureza das coisas”, o filósofo quer dizer que a lei

  • A.

    não possui validade universal para todos os cidadãos, mas, pelo contrário, é apenas individual.

  • B.

    não é arbitrária na medida em que mantém uma estreita relação com os costumes do povo.

  • C.

    é absolutamente universal e, nessa medida, é válida para todos os povos.

  • D.

    é inteiramente arbitrária na medida em que é criada unicamente pelo rei.

  • A.

    metafísica.

  • B.

    religião.

  • C.

    ciência.

  • D.

    política.

Ao longo da história da filosofia, uma das discussões mais ricas e complexas é aquela a respeito da relação liberdade e determinismo. De acordo com as Orientações Pedagógicas para o Ensino da Filosofia/MG, a forma mais adequada de se mostrar ao aluno como essa relação pode ser pensada no seio da vida cotidiana é

  • A.

    levantar fatos do cotidiano (colhidos por exemplo, de jornais ou revistas) e discutir em que medida neles as ações humanas são livres ou não.

  • B.

    distribuir aos alunos textos de filósofos e artigos especializados sobre o tema e exigir deles um fichamento.

  • C.

    realizar um intenso trabalho de memorização de trechos de obras de filósofos consagrados.

  • D.

    expor e resumir oralmente aos alunos os textos mais importantes de filósofos consagrados.

Descartes se destaca na história do dualismo porque foi o primeiro filósofo a

  • A.

    indicar que as ideias são sempre provenientes da experiência.

  • B.

    afirmar que a alma é de natureza distinta da do corpo.

  • C.

    mostrar como as paixões são originadas exclusivamente a partir da mente, sem nenhuma conexão com o corpo.

  • D.

    identificar claramente a mente com a consciência e a distingui-la de sua sede corporal, o cérebro.

  • A.

    pensamentos positivos auxiliam muitas vezes no processo de cura de doenças graves.

  • B.

    o bem-estar psíquico de uma pessoa é principalmente obtido através da boa alimentação e da prática regular de atividade física.

  • C.

    as sensações, como a dor, por exemplo, são resultados de alterações físicas de nosso corpo.

  • D.

    todos os pensamentos de uma pessoa podem ser codificados por uma análise físico-química de seu cérebro.

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