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Texto para as questões 30 e 31
Segundo Polya, se a educação não contribui para o desenvolvimento da inteligência, ela está obviamente incompleta. Desenvolver a habilidade de resolver problemas é essencial nesse processo e uma das principais metas do professor de matemática é fazer o máximo possível para que seus alunos desenvolvam a habilidade de resolver problemas.
Várias situações do cotidiano podem ser utilizadas como situações-problema que podem ser apresentadas e resolvidas por alunos do ensino básico, como o exemplo a seguir.
Um artesão comprava arame para fazer brincos a R$ 9,00 por metro. Cada par de brincos, feito com 20 cm de arame, era vendido a R$ 7,50. Recentemente, houve um aumento de R$ 1,50 no preço do metro de arame.
Ainda com relação à situação apresentada, considere que o lucro líquido do artesão obtido com venda de 10 pares de brincos, antes do aumento no preço do arame, era de R$ 25,00. Nesse caso, se todos os demais custos forem mantidos inalterados, para permanecer fixo o lucro líquido após o aumento no preço do arame, o artesão deve vender cada par de brincos por
R$ 7,80.
R$ 8,00.
R$ 8,25.
R$ 9,00.
No ponto x = 2, a função f assume um ponto de mínimo relativo que é também um ponto de mínimo absoluto.
Quanto falta a 0,32 para completar uma unidade?
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Sérgio quer comprar 8 pacotes iguais com kg de macarrão cada um. Ele deverá comprar
Em uma estação, os metrôs partem na direção leste de 30 em 30 minutos, e na direção sul, de 40 em 40 minutos. Em um instante, os metrôs partiram juntos, da mesma estação. Quanto tempo depois, isso acontecerá novamente, considerando ter sido mantida a regularidade?
Texto para as questões de 58 a 60
Os conceitos e procedimentos relativos ao pensamento geométrico, inerentes aos alunos do 2.º segmento do EJA, relacionados ao raciocínio com proporções, incluem
resolver situações-problema que envolvam figuras geométricas espaciais em procedimentos de ampliação e de redução.
identificar, por exemplo, que as áreas de polígonos semelhantes variam na mesma proporção que os perímetros.
identificar, por exemplo, que os volumes de sólidos semelhantes variam na mesma proporção que as áreas das superfícies desses sólidos.
identificar, por exemplo, que ângulos são invariantes por transformações de semelhança.
O lucro de uma empresa, em milhares de reais, é dado pela função L(t) = f(t) – c(t), em que f(t) e c(t) representam, respectivamente, o faturamento e os custos da empresa, em milhares de reais, e t 0 é o tempo, em meses, contado a partir do início do funcionamento da empresa. O gráfico de y = L(t), no sistema cartesiano yOt, é mostrado na figura a seguir.
Com base nas informações acima, julgue os itens subseqüentes.
Se, para 4 t
7, os custos da empresa foram constantes e iguais a 40 mil reais — c(t) = 40 —, então o faturamento dessa empresa pode ser expresso por f(t) = -10t + 100.
Renato comprou um apartamento nas seguintes condições: deu de entrada R$ 60.000,00; deu quatro quotas de R$ 2.500,00 cada uma, e quinze prestações mensais de R$ 1.100,00 cada uma e sem acréscimo. Qual foi o preço desse imóvel?
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Por dia, Marcelo dorme 8 horas e fica acordado 16 horas. A fração do dia que representa o número de horas que Marcelo dorme é
Tentativa e erro, padrões, simplificação, sentido inverso e simulação são algumas estratégias para resolução de problemas que podem ser ensinadas na escola. Na construção de retângulos, utilizando peças do tangram, a estratégia mais adequada é a de tentativa e erro. Esse procedimento está correto porque
a partir da solução de casos particulares permite-se encontrar a solução geral.
envolve pegar peças do tangram e verificar se é possível construir retângulos a partir delas.
envolve desenhar um retângulo e tentar construí-lo utilizando peças do tangram.
envolve a percepção da existência de um padrão comum nas peças do tangram que podem ser utilizadas para a construção de retângulos.
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