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Matemática - Cálculo Aritmético - Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas IMES (CAIPIMES) - 2007
Uma prova de concurso era composta de 50 questões e dividida em duas partes. Na 1a parte as questões valiam 3 pontos e na 2a parte as questões valiam 5 pontos. Quem acertasse todas receberia 190 pontos. A 1a parte era composta de ____ questões e a 2a parte de _____ questões, respectivamente.
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A avó de Beto mora em frente a uma praça retangular, que mede 120 metros de comprimento e 80 metros de largura. Todo dia ela dá 4 voltas completas em torno da praça. Ela anda por dia
200 metros.
400 metros.
800 metros.
1 600 metros.
Considere o seguinte modelo de programação quadrática.
Considerando as informações fornecidas, julgue os itens que se seguem.
O valor ótimo da função objetivo é .
A figura abaixo é formada por uma seqüência infinita de quadrados. A razão entre os lados de dois quadrados consecutivos (lado do quadrado menor sobre maior) é 2/3. Sabendo-se que a área do quadrado maior é 10, a área total da figura (incluindo todos os infinitos quadrados) será de:
Numa cidade com cerca de 5 milhões de habitantes, realiza- se uma pesquisa em laboratório em que uma cultura de bactérias é mantida com alimento ilimitado e sem inimigos. Sabendo-se que o número de bactérias presentes num certo instante to é igual a 100 e que esse número dobra de valor a cada hora transcorrida, o primeiro instante (em horas), após to, no qual a população de bactérias ultrapassará a população da cidade é
menor ou igual a 10 horas.
maior do que 10 horas, porém, menor ou igual a 20 horas.
maior do que 20 horas, porém, menor ou igual a 24 horas.
maior do que 24 horas, porém, menor ou igual a 48 horas.
maior do que 48 horas.
Matemática - Cálculo Aritmético - Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas IMES (CAIPIMES) - 2007
Num campeonato, um time ganhou metade dos jogos e empatou 1/3, perdendo apenas 4 jogos. Se a cada jogo ganho ele recebe 3 pontos e a cada empate ganha 1 ponto, nesse campeonato esse time fez _______ pontos.
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Os dados a seguir correspondem ao tempo de vida de alguns animais.
Desses animais, os que vivem mais de de século são
avestruz, elefante africano, golfinho e tartaruga.
cachorro, golfinho, avestruz e elefante africano.
golfinho, cachorro, tigre e avestruz.
tartaruga, avestruz, tigre e cachorro.
Considere o seguinte modelo de programação quadrática.
Considerando as informações fornecidas, julgue os itens que se seguem.
problema tem infinitas soluções viáveis.
Delia Lerner de Zunino, em seu livro Matemática na escola: aqui e agora, constata que muitas crianças de 5ª série não conseguem formular situações-problema. Ela atribui essa deficiência ao fato de
o professor não desenvolver um ensino e aprendizagem baseados na memorização de regras e procedimentos.
o professor não propiciar aos alunos condições para que se convertam em produtores de situações-problema.
o professor nunca colocar os alunos no papel de consumidores de problemas enunciados pelo professor ou pelo livrodidático.
a vida cotidiana não apresentar situações para as quais necessitamos formular claramente os problemas nelas envolvidos, para poder resolvê-los.
a história da produção do conhecimento matemático não ser caracterizada pela criação humana de situações-problema.
Para cada inteiro positivo n, seja f(n) o resto da divisão de n por 5. Por exemplo, f(11) = 1, pois na divisão de 11 por 5, o resto é 1 e f(2) = 2, pois na divisão de 2 por 5, o quociente é 0 e o resto é 2. Então, pode-se afirmar que
f(4n) = 3, para todo n.
a imagem da função f é o conjunto dos números inteiros positivos.
f(5n) = 5f(n), para todo n.
f é uma função injetora.
f (f(n)) = f(n), para todo n.
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