Questões de Matemática

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Uma prova de concurso era composta de 50 questões e dividida em duas partes. Na 1a parte as questões valiam 3 pontos e na 2a parte as questões valiam 5 pontos. Quem acertasse todas receberia 190 pontos. A 1a parte era composta de ____ questões e a 2a parte de _____ questões, respectivamente.

  • A. 24 e 26.
  • B. 35 e 15.
  • C. 22 e 28.
  • D. 30 e 20.

A avó de Beto mora em frente a uma praça retangular, que mede 120 metros de comprimento e 80 metros de largura. Todo dia ela dá 4 voltas completas em torno da praça. Ela anda por dia

  • A.

    200 metros.

  • B.

    400 metros.

  • C.

    800 metros.

  • D.

    1 600 metros.

Considere o seguinte modelo de programação quadrática.

Considerando as informações fornecidas, julgue os itens que se seguem.

O valor ótimo da função objetivo é  .

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura abaixo é formada por uma seqüência infinita de quadrados. A razão entre os lados de dois quadrados consecutivos (lado do quadrado menor sobre maior) é 2/3. Sabendo-se que a área do quadrado maior é 10, a área total da figura (incluindo todos os infinitos quadrados) será de:

  • A. 15
  • B. 16
  • C. 17
  • D. 18
  • E. 19

Numa cidade com cerca de 5 milhões de habitantes, realiza- se uma pesquisa em laboratório em que uma cultura de bactérias é mantida com alimento ilimitado e sem inimigos. Sabendo-se que o número de bactérias presentes num certo instante to é igual a 100 e que esse número dobra de valor a cada hora transcorrida, o primeiro instante (em horas), após to, no qual a população de bactérias ultrapassará a população da cidade é

  • A.

    menor ou igual a 10 horas.

  • B.

    maior do que 10 horas, porém, menor ou igual a 20 horas.

  • C.

    maior do que 20 horas, porém, menor ou igual a 24 horas.

  • D.

    maior do que 24 horas, porém, menor ou igual a 48 horas.

  • E.

    maior do que 48 horas.

Num campeonato, um time ganhou metade dos jogos e empatou 1/3, perdendo apenas 4 jogos. Se a cada jogo ganho ele recebe 3 pontos e a cada empate ganha 1 ponto, nesse campeonato esse time fez _______ pontos.

  • A. 38.
  • B. 44.
  • C. 40.
  • D. 32.

Os dados a seguir correspondem ao tempo de vida de alguns animais.

 Desses animais, os que vivem mais de  de século são

 

  • A.

    avestruz, elefante africano, golfinho e tartaruga.

  • B.

    cachorro, golfinho, avestruz e elefante africano.

  • C.

    golfinho, cachorro, tigre e avestruz.

  • D.

    tartaruga, avestruz, tigre e cachorro.

Considere o seguinte modelo de programação quadrática.

Considerando as informações fornecidas, julgue os itens que se seguem.

problema tem infinitas soluções viáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Delia Lerner de Zunino, em seu livro Matemática na escola: aqui e agora, constata que muitas crianças de 5ª série não conseguem formular situações-problema. Ela atribui essa deficiência ao fato de

  • A.

    o professor não desenvolver um ensino e aprendizagem baseados na memorização de regras e procedimentos.

  • B.

    o professor não propiciar aos alunos condições para que se convertam em produtores de situações-problema.

  • C.

    o professor nunca colocar os alunos no papel de consumidores de problemas enunciados pelo professor ou pelo livrodidático.

  • D.

    a vida cotidiana não apresentar situações para as quais necessitamos formular claramente os problemas nelas envolvidos, para poder resolvê-los.

  • E.

    a história da produção do conhecimento matemático não ser caracterizada pela criação humana de situações-problema.

Para cada inteiro positivo n, seja f(n) o resto da divisão de n por 5. Por exemplo, f(11) = 1, pois na divisão de 11 por 5, o resto é 1 e f(2) = 2, pois na divisão de 2 por 5, o quociente é 0 e o resto é 2. Então, pode-se afirmar que

  • A.

    f(4n) = 3, para todo n.

  • B.

    a imagem da função f é o conjunto dos números inteiros positivos.

  • C.

    f(5n) = 5f(n), para todo n.

  • D.

    f é uma função injetora.

  • E.

    f (f(n)) = f(n), para todo n.

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