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Considere o número 31313X em que X representa o algarismo das unidades. Se esse número é divisível por 4, então o valor máximo de que X pode assumir é
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Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
A quantia de R$ 6.000,00 deve ser repartida entre Paulo e Vanda. Se Paulo receber 2/5 dessa quantia, então Vanda deverá receber R$ 3.600,00.
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Um motorista reservou uma determinada quantia em dinheiro para fazer uma pequena viagem. Gastou a metade da quantia total reservada para colocar combustível no carro, e 2/5 da quantia restante para pagar pedágios, ficando, ainda, com R$ 54,00. Para pagar os pedágios ele gastou um total de
Entre os critérios de avaliação para o quarto ciclo (7ª e 8ª séries) os PCN − Matemática indicam: Resolver problemas de contagem e indicar as possibilidades de sucesso de um evento por meio de uma razão. Considere as questões abaixo.
Questão 1
Indique quais das seguintes representações são mais adequadas para descrever a seguinte situação:
Uma loja de calçados vende tênis ou sapatos nos tamanhos pequeno, médio e grande. Descreva os tipos de calçados que essa loja produz.
Questão 2
Uma confecção utiliza ou botões de dois furos ou botões de 4 furos, para colocar nas jaquetas que produz, nas cores verde, azul ou branca. Quantos tipos de jaquetas essa confecção produz, levando em conta a cor e o tipo de botão que utiliza?
Questão 3
A pirâmide de Chitzen-Itzá, no México, tem 91 degraus em cada face. Um turista subiu e desceu por uma mesma face, de 2 em 2 degraus. Quantos passos ele deu nesse percurso?
Para avaliar a habilidade dos PCN mencionada no enunciado, é correto o que se propõe em
1, 2 e 3.
1, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 3, apenas.
1 e 2, apenas.
A figura abaixo representa um tangram formado por 8 triângulos.
Admitindo-se que o lado do quadrado composto pelas 8 peças meça 8 cm, o menor lado do triângulo pequeno (Tp) tem medida, em cm, igual a
A metade do número 221 + 412 é:
O quadrado de um número, quando acrescido de 4, é igual ao quádruplo desse número. Qual seu valor?
Calculando-se o valor da expressão obtém-se o resultado
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Em uma viagem de carro de Recife a Surubim, o motorista de lotação Paulo sabe que, do ponto de partida ao de chegada, o percurso total é de 150 Km, sendo que 120 Km são percorridos na estrada e o restante, na cidade. Se o carro faz 10 Km por litro, na cidade, 12 Km por litro, na estrada, e o preço do combustível é de R$ 1,85 por litro, então Paulo gastará com o combustível, nessa viagem, a importância de
R$ 18,50
R$ 23,12
R$ 24,05
R$ 24,99
R$ 27,75
Considere as afirmativas abaixo:
Afirmativa A: a situação-problema é o ponto de partida da atividade matemática.
Afirmativa B: o problema é um exercício, em que o aluno aplica uma fórmula ou um processo operatório.
Afirmativa C: a resolução de problemas é uma atividade a ser desenvolvida como aplicação de aprendizagens realizadas.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, ao tratar da resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem de matemática, estariam corretas:
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