Lista completa de Questões de Matemática Financeira da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere três títulos de valores nominais iguais a R$ 5.000,00, R$ 3.000,00 e R$ 2.000,00. Os prazos e as taxas de desconto bancário simples são, respectivamente, três meses a 6 % ao mês, quatro meses a 9 % ao mês e dois meses a 60 % ao ano. Desse modo, o valor mais próximo da taxa média mensal de desconto é igual a:
Indique qual a taxa anual de juros compostos que equivale a uma taxa de juros compostos de 2% ao mês.
24%
24,24%
24,48%
24,96%
26,8242%
Um contrato prevê que aplicações iguais sejam feitas mensalmente em uma conta durante quatro meses com o objetivo de atingir o montante de R$ 10.000,00 ao fim deste prazo. Calcule quanto deve ser aplicado ao fim de cada mês, considerando rendimentos de juros compostos de 4% ao mês e uma dedução de 25% dos juros realizada imediatamente antes de cada capitalização com o intuito de remunerar uma terceira parte. (Despreze os centavos)
R$ 2.354,00
R$ 2.390,00
R$ 2.420,00
R$ 2.500,00
R$ 3.187,00
Uma série de doze valores monetários relativos ao fim de cada um de doze períodos de tempo representa o fluxo de caixa esperado de uma alternativa de investimento. Considerando que o valor atual desse fluxo de caixa no início do primeiro período é de R$ 30.000,00, calcule o valor futuro desse fluxo ao fim do décimo segundo período, considerando uma taxa de juros compostos de 10% ao período. (Despreze os centavos)
R$ 94.152,00
R$ 85.593,00
R$ 77.812,00
R$ 70.738,00
R$ 66.000,00
Um capital é aplicado com capitalização dos juros durante três períodos a uma taxa de juros de 10% ao período. Calcule os juros devidos como porcentagem do capital aplicado.
30%
31,3%
32,2%
33,1%
34%
Um investimento de R$ 135.200,00, com duração de dois anos, produz fluxos de caixa de R$ 80.000,00 por ano no final de cada um dos dois anos do período. Portanto, a taxa interna de retorno (TIR) do investimento é:
18,3% ao ano
12,0% ao ano
10,5% ao ano
59,2% ao ano
18,0% ao ano
Duas bibliotecárias receberam 85 livros para catalogar. Dividiram o total entre si na razão direta de seus respectivos tempos de serviço na empresa e na razão inversa de suas respectivas idades. Se uma tem 24 anos e trabalha há 6 anos na empresa e a outra, tem 36 anos e trabalha há 8, o número de livros que a mais jovem catalogou foi
35
40
45
48
50
Carlos diariamente almoça um prato de sopa no mesmo restaurante. A sopa é feita de forma aleatória por um dos três cozinheiros que lá trabalham: 40% das vezes a sopa é feita por João; 40% das vezes por José, e 20% das vezes por Maria. João salga demais a sopa 10% das vezes, José o faz em 5% das vezes e Maria 20% das vezes. Como de costume, um dia qualquer Carlos pede a sopa e, ao experimentá-la, verifica que está salgada demais. A probabilidade de que essa sopa tenha sido feita por José é igual a
0,15.
0,30.
0,20.
0,25.
0,40.
Matemática Financeira - Rendas Certas, Séries Financeiras ou Anuidades - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Uma carteira eficiente, em termos de risco e retorno esperado, é aquela que:
tem risco sistemático igual ao da carteira teórica de mercado.
é composta somente por ativos corretamente avaliados pelo mercado.
apresenta o maior retorno esperado para um dado nível de risco total.
possui nível baixo de risco.
oferece retorno esperado acima do retorno da carteira teórica de mercado.
Matemática Financeira - Rendas Certas, Séries Financeiras ou Anuidades - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
A relação entre o retorno esperado (medido no eixo vertical) e o risco (ou seja, o desvio-padrão dos retornos, medido no eixo horizontal) de uma carteira formada por dois ativos é linear quando:
a carteira contém um ativo livre de risco.
o coeficiente beta da carteira é igual a 1.
o retorno esperado da carteira é igual ao desviopadrão dos retornos.
a covariância entre os retornos dos dois ativos é igual a 1.
a correlação entre os retornos dos dois ativos é igual a 1.
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