Questões de Matemática do ano 2008

Lista completa de Questões de Matemática do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A seleção de blocos dos conteúdos na matemática a serem trabalhados no Ensino Fundamental de acordo com os novos Parâmetros Curriculares contemplam o estudo de, EXCETO:

  • A.

    O estudo dos números e das operações.

  • B.

    O estudo do espaço e das formas.

  • C.

    Estudo das grandezas e das medidas.

  • D.

    Temas transversais.

  • E.

    Tratamento de informações.

Um processo de ensinar/aprender com a finalidade de uma matemática formativa refere-se essencialmente à estruturação do pensamento e à agilização do raciocínio. Analise a afirmativa dada e marque a alternativa correta:

  • A.

    Parte de situações-problema internas ou externas à matemática.

  • B.

    Analisa as situações.

  • C.

    Argumenta a favor ou contra os resultados.

  • D.

    Persevera na busca de soluções, mesmo diante de possibilidades.

  • E.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Os conhecimentos a respeito de números naturais são construídos num processo em que aparecem como um instrumento útil para resolver determinados problemas e como um objeto que pode ser estudado por si mesmo. Sobre a afirmativa anterior, marque a INCORRETA:

  • A.

    O estudo dos números como objeto matemático também deve partir de contextos significativos para os alunos.

  • B.

    As atividades de leitura, escrita, comparação e ordenação de notações numéricas não devem tomar como ponto de partida os números que a criança conhece.

  • C.

    O Professor elabora junto com os alunos um repertório de situações em que usam números.

  • D.

    O Professor elabora com a classe, listas de números de linhas de ônibus da cidade.

  • E.

    É solicitado aos alunos pelo Professor que façam aparecer no visor de uma calculadora, números escritos no quadro ou indicados oralmente.

Quando o Professor de matemática elabora suas aulas voltadas para as soluções de problemas NÃO está correto:

  • A.

    Usar estratégias para soluções de problemas.

  • B.

    Utilizar problemas com aplicações na vida diária.

  • C.

    Usar palavras chaves para determinar as operações a utilizar.

  • D.

    Apresentação verbal de problemas com variedades de estruturas e de formas de solução.

  • E.

    Problemas abertos e projetos de solução ampliados.

Os conteúdos da Matemática vinculam-se diretamente ao cotidiano dos alunos. Esta ligação entre o saber matemático pode ser feita pelos Temas Transversais estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). NÃO é um tema transversal:

  • A.

    Orientação Vocacional.

  • B.

    Ética.

  • C.

    Orientação sexual.

  • D.

    Pluralidade Cultural.

  • E.

    Saúde.

A partir dessas informações e com base na situação hipotética descrita e nos princípios que norteiam a administração financeira, julgue os itens seguintes.

Um capital da empresa Zetamix aplicado à taxa nominal de 6% ao ano, capitalizado mensalmente pelo regime de juros compostos, terá, ao final de 8 meses de aplicação, suas taxas nominal e efetiva iguais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Jean Piaget e Barbel Inhelder, são citados na obra Na vida dez, na escola zero (Carraher,T.N e outros) a respeito do que escreveram no livro A origem da idéia de acaso na criança, publicado originalmente em 1951, onde afirmam que "a compreensão das operações combinatórias, como combinações, permutações e arranjos, desenvolve-se através de estágios e, em torno dos 12-13 anos de idade, a criança é capaz de encontrar, através de método sistemático, todas as

  • A. fórmulas da análise combinatória simples".
  • B. probabilidades de certo número ser sorteado ao acaso".
  • C. propriedades do cálculo do fatorial de um número natural".
  • D. permutações existentes entre os elementos de um conjunto".

Com relação ao uso de jogos e materiais concretos no ensino de matemática, julgue os itens subsecutivos.

O trabalho com jogos matemáticos pode ser realizado com diversas intenções, mas, quando se trata da aquisição de conhecimentos, os jogos são limitados, portanto, devem ser reservados especialmente para a fixação das aprendizagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao uso de jogos e materiais concretos no ensino de matemática, julgue os itens subsecutivos.

No processo de ensino de matemática, os jogos favorecem o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois possibilitam a construção de novos conhecimentos e procedimentos, bem como a descoberta de erros e de formas de superá-los, consolidando as aprendizagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens de 115 a 118, referentes à avaliação da aprendizagem em matemática.

A fim de propiciar ao estudante oportunidades de manifestar seu aprendizado, deve-se buscar o uso de várias formas de avaliação da aprendizagem, incluindo as avaliações escritas (provas, testes, trabalhos, autoavaliação), as avaliações orais (exposições, entrevistas, conversas informais) e as avaliações de demonstração (materiais pedagógicos).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...