Lista completa de Questões de Matemática do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A seleção de blocos dos conteúdos na matemática a serem trabalhados no Ensino Fundamental de acordo com os novos Parâmetros Curriculares contemplam o estudo de, EXCETO:
O estudo dos números e das operações.
O estudo do espaço e das formas.
Estudo das grandezas e das medidas.
Temas transversais.
Tratamento de informações.
Um processo de ensinar/aprender com a finalidade de uma matemática formativa refere-se essencialmente à estruturação do pensamento e à agilização do raciocínio. Analise a afirmativa dada e marque a alternativa correta:
Parte de situações-problema internas ou externas à matemática.
Analisa as situações.
Argumenta a favor ou contra os resultados.
Persevera na busca de soluções, mesmo diante de possibilidades.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Os conhecimentos a respeito de números naturais são construídos num processo em que aparecem como um instrumento útil para resolver determinados problemas e como um objeto que pode ser estudado por si mesmo. Sobre a afirmativa anterior, marque a INCORRETA:
O estudo dos números como objeto matemático também deve partir de contextos significativos para os alunos.
As atividades de leitura, escrita, comparação e ordenação de notações numéricas não devem tomar como ponto de partida os números que a criança conhece.
O Professor elabora junto com os alunos um repertório de situações em que usam números.
O Professor elabora com a classe, listas de números de linhas de ônibus da cidade.
É solicitado aos alunos pelo Professor que façam aparecer no visor de uma calculadora, números escritos no quadro ou indicados oralmente.
Quando o Professor de matemática elabora suas aulas voltadas para as soluções de problemas NÃO está correto:
Usar estratégias para soluções de problemas.
Utilizar problemas com aplicações na vida diária.
Usar palavras chaves para determinar as operações a utilizar.
Apresentação verbal de problemas com variedades de estruturas e de formas de solução.
Problemas abertos e projetos de solução ampliados.
Os conteúdos da Matemática vinculam-se diretamente ao cotidiano dos alunos. Esta ligação entre o saber matemático pode ser feita pelos Temas Transversais estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). NÃO é um tema transversal:
Orientação Vocacional.
Ética.
Orientação sexual.
Pluralidade Cultural.
Saúde.
A partir dessas informações e com base na situação hipotética descrita e nos princípios que norteiam a administração financeira, julgue os itens seguintes.
Um capital da empresa Zetamix aplicado à taxa nominal de 6% ao ano, capitalizado mensalmente pelo regime de juros compostos, terá, ao final de 8 meses de aplicação, suas taxas nominal e efetiva iguais.
Jean Piaget e Barbel Inhelder, são citados na obra Na vida dez, na escola zero (Carraher,T.N e outros) a respeito do que escreveram no livro A origem da idéia de acaso na criança, publicado originalmente em 1951, onde afirmam que "a compreensão das operações combinatórias, como combinações, permutações e arranjos, desenvolve-se através de estágios e, em torno dos 12-13 anos de idade, a criança é capaz de encontrar, através de método sistemático, todas as
Com relação ao uso de jogos e materiais concretos no ensino de matemática, julgue os itens subsecutivos.
O trabalho com jogos matemáticos pode ser realizado com diversas intenções, mas, quando se trata da aquisição de conhecimentos, os jogos são limitados, portanto, devem ser reservados especialmente para a fixação das aprendizagens.
Com relação ao uso de jogos e materiais concretos no ensino de matemática, julgue os itens subsecutivos.
No processo de ensino de matemática, os jogos favorecem o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois possibilitam a construção de novos conhecimentos e procedimentos, bem como a descoberta de erros e de formas de superá-los, consolidando as aprendizagens.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens de 115 a 118, referentes à avaliação da aprendizagem em matemática.
A fim de propiciar ao estudante oportunidades de manifestar seu aprendizado, deve-se buscar o uso de várias formas de avaliação da aprendizagem, incluindo as avaliações escritas (provas, testes, trabalhos, autoavaliação), as avaliações orais (exposições, entrevistas, conversas informais) e as avaliações de demonstração (materiais pedagógicos).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...