Lista completa de Questões de Matemática do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 48 e 49
Uma empresário vai doar o material necessário para confeccionar geoplanos e ábacos para o laboratório de matemática de uma escola. O material para confeccionar esses instrumentos é o MDF, que é fabricado a partir de madeira prensada e é vendido em placas retangulares. O empresário pesquisou o preço desse material nas lojas X e Y. Na loja X, o preço de cada placa de MDF é R$ 155,00 e, independentemente do número de placas compradas, a loja cobra mais R$ 15,00 para fazer o todos os cortes necessários e entregar o material. A loja Y cobra R$ 150,00 por placa de MDF e mais R$ 47,00 para fazer os cortes e entregar o material. As duas lojas só vendem placas inteiras de MDF, que têm dimensões-padrão e o empresário decidiu que toda a negociação seria feita com apenas uma dessas lojas.
Considerando a situação apresentada, se o empresário pagou R$ 635,00, então é correto afirmar que a negociação foi feita com a loja
Y, mas ele economizaria R$ 12,00 se tivesse negociado com a loja X.
X, e pagaria R$ 12,00 a mais se tivesse negociado com a loja Y.
X, mas economizaria R$ 12,00 se tivesse negociado com a loja Y.
Y, e pagaria R$ 12,00 a mais se tivesse negociado com a loja X.
Texto para as questões 46 e 47
Na Matemática, a contextualização é um grande trunfo para uma aprendizagem significativa e formadora. O ensino embasado na contextualização parte de problemas específicos para problemas gerais, fazendo que os alunos percebam que conhecimentos matemáticos podem ser aplicados a situações reais.
Considere o projeto de um designer para uma fábrica, de uma taça de vinho modelo, cujo corte transversal está ilustrado na figura abaixo. As taças fabricadas podem variar em tamanho mas devem ser semelhantes ao modelo e as dimensões correspondentes devem manter a mesma proporção. Considere também que a curva que passa pelos pontos P, O e Q é modelada, em um sistema de coordenadas cartesianas xOy, em que a unidade de medida é o centímetro, pelo gráfico da parábola definida pela função
Acerca da parábola referida no texto, é correto afirmar que o comprimento do segmento PQ é igual a
10 cm.
12 cm.
14 cm.
16 cm.
Texto para as questões 30 e 31
Segundo Polya, se a educação não contribui para o desenvolvimento da inteligência, ela está obviamente incompleta. Desenvolver a habilidade de resolver problemas é essencial nesse processo e uma das principais metas do professor de matemática é fazer o máximo possível para que seus alunos desenvolvam a habilidade de resolver problemas.
Várias situações do cotidiano podem ser utilizadas como situações-problema que podem ser apresentadas e resolvidas por alunos do ensino básico, como o exemplo a seguir.
Um artesão comprava arame para fazer brincos a R$ 9,00 por metro. Cada par de brincos, feito com 20 cm de arame, era vendido a R$ 7,50. Recentemente, houve um aumento de R$ 1,50 no preço do metro de arame.
Ainda com relação à situação apresentada, considere que o lucro líquido do artesão obtido com venda de 10 pares de brincos, antes do aumento no preço do arame, era de R$ 25,00. Nesse caso, se todos os demais custos forem mantidos inalterados, para permanecer fixo o lucro líquido após o aumento no preço do arame, o artesão deve vender cada par de brincos por
R$ 7,80.
R$ 8,00.
R$ 8,25.
R$ 9,00.
O lucro de uma empresa, em milhares de reais, é dado pela função L(t) = f(t) – c(t), em que f(t) e c(t) representam, respectivamente, o faturamento e os custos da empresa, em milhares de reais, e t 0 é o tempo, em meses, contado a partir do início do funcionamento da empresa. O gráfico de y = L(t), no sistema cartesiano yOt, é mostrado na figura a seguir.
Com base nas informações acima, julgue os itens subseqüentes.
Se, para 4 t 7, os custos da empresa foram constantes e iguais a 40 mil reais — c(t) = 40 —, então o faturamento dessa empresa pode ser expresso por f(t) = -10t + 100.
O lucro de uma empresa, em milhares de reais, é dado pela função L(t) = f(t) – c(t), em que f(t) e c(t) representam, respectivamente, o faturamento e os custos da empresa, em milhares de reais, e t 0 é o tempo, em meses, contado a partir do início do funcionamento da empresa. O gráfico de y = L(t), no sistema cartesiano yOt, é mostrado na figura a seguir.
Com base nas informações acima, julgue os itens subseqüentes.
No período em que 2 t 9, o faturamento da empresa foi igual aos seus custos em apenas 2 momentos.
Com relação a esse movimento, julgue os seguintes itens.
No instante t = 2 s, a velocidade da partícula será igual a 1 m/s.
A partir da integral I = , julgue os itens que se seguem.
A figura acima ilustra os gráficos das funções f e g, em que f é uma função derivável e g é uma função linear. A partir desses gráficos, julgue os itens seguintes.
A função f tem ponto crítico no intervalo [a, b].
A figura acima ilustra os gráficos das funções f e g, em que f é uma função derivável e g é uma função linear. A partir desses gráficos, julgue os itens seguintes.
A figura acima ilustra os gráficos das funções f e g, em que f é uma função derivável e g é uma função linear. A partir desses gráficos, julgue os itens seguintes.
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