Lista completa de Questões de Matemática da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um ajudante de manutenção perguntou a seu supervisor quantas valas haviam sido abertas no dia anterior. O supervisor respondeu que, subtraindo-se 64 unidades do triplo do quíntuplo do número de valas abertas, obtém-se a terça parte do número de valas abertas, acrescida de 24 unidades. Supondo que o ajudante tenha resolvido corretamente o problema proposto pelo seu supervisor, então, a solução por ele encontrada era um número compreendido entre
0 e 5
5 e 10
10 e 15
15 e 20
20 e 25
Sabendo-se que densidade é a razão entre a massa e o volume, um professor de matemática pediu que seus alunos calculassem a densidade de uma cola de bastão cilíndrico. Para o cálculo, os alunos obtiveram as seguintes informações e medidas do bastão:
− raio da base do cilindro de cola mede 2 cm
− a altura do cilindro de cola mede 6 cm
− a embalagem indica haver 31 g de cola no cilindro
Adotando π = 3,1 e com base nos dados coletados, a densidade da cola, em g/cm3, é de, aproximadamente,
0,34
0,38
0,42
0,46
0,50
Sabendo que o trabalho com contra-exemplos pode favorecer a compreensão de muitas idéias matemáticas, um professor pediu que os alunos buscassem um contra-exemplo para mostrar que cada uma das implicações abaixo é falsa.
0,6
0,4
−0,3
−0,4
−0,6
As distâncias Terra-Lua e Terra-Andrômeda são de, aproximadamente, 4 . 108 m e 2 . 1022 m, respectivamente. Se representássemos em uma reta a distância Terra-Lua por 1 mm, nessa mesma reta a distância Terra-Andrômeda seria representada por
500 km.
5 mil km.
500 mil km.
5 milhões de km.
50 milhões de km.
Dada uma fração irredutível, sabemos que sua representação decimal necessariamente é uma dízima periódica se e somente se
o denominador é um número primo.
o denominador é um número ímpar.
a fatoração do numerador apresenta apenas fatores pares.
a fatoração do denominador apresenta fatores diferentes de 2 e 5.
a fatoração do denominador não apresenta fatores ímpares.
Observe a folha que a professora de Matemática distribuiu a cada um de seus alunos da 8ª A e o que ela disse em seguida.
Com essa pequena atividade, a professora mostra que considera "Construções Geométricas" como uma ferramenta
que permite integrar conhecimentos de geometria e de números.
que deve ser trabalhada de modo independente de grandezas e medidas.
adequada para desenvolver o ensino de probabilidades.
indispensável no desenvolvimento do ensino e aprendizagem das unidades de medida de massa e volume e suas relações.
que deve ser trabalhada pelo professor de Educação Artística, em Desenho Geométrico.
O gráfico abaixo indica uma pesquisa feita com os alunos de uma classe sobre a mão que utilizam para escrever.
Sabe-se que todos os 47 alunos da sala responderam a pesquisa e que apenas um deles assinalou duas respostas, por ser ambidestro. Assim, é correto afirmar que cada quadrado da malha representa um total de respostas igual a
2
3
4
6
8
Um professor propôs a seus alunos de 5a série o seguinte problema:
Paulo e Luana, professores das 5as séries de uma escola resolveram elaborar as questões de uma prova para todas essas séries, de modo que Paulo se incumbiu das questões de número ímpar e Luana as de número par, em igual quantidade. Assim, pode-se concluir que o número que identificou a última questão dessa prova é, com certeza,
I. múltiplo de 3.
II. um número primo diferente de 2.
III. um número par.
IV. um número fracionário.
Com tal problema, é possível que esse professor tenha tido a intenção de levar seus alunos a
identificar os múltiplos de 3, observando regularidades na seqüência de tais múltiplos.
trabalhar com potências de números naturais com expoentes inteiros.
reconhecer e relacionar propriedades dos números fracionários.
estabelecer relações quantitativas entre subconjuntos do conjunto dos números naturais.
decompor números naturais em seus fatores primos.
Uma distribuidora de gás dividiu a cidade de São Paulo em 200 regiões e estabeleceu o seguinte calendário de entrega por região:
De acordo com o calendário, a região 174 receberá gás na
segunda-feira.
terça-feira.
quarta-feira.
quinta-feira.
sexta-feira.
Considerando que, para todo número inteiro n, as potências da unidade imaginária i podem ser calculadas através das expressões i4n = 1; i4n+1 = i; i4n+2 = −1 e i4n+3 = −i, é correto afirmar que o valor da soma i−3 + i11 + i207 + i418 é
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