Questões de Matemática da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um ajudante de manutenção perguntou a seu supervisor quantas valas haviam sido abertas no dia anterior. O supervisor respondeu que, subtraindo-se 64 unidades do triplo do quíntuplo do número de valas abertas, obtém-se a terça parte do número de valas abertas, acrescida de 24 unidades. Supondo que o ajudante tenha resolvido corretamente o problema proposto pelo seu supervisor, então, a solução por ele encontrada era um número compreendido entre

  • A.

    0 e 5

  • B.

    5 e 10

  • C.

    10 e 15

  • D.

    15 e 20

  • E.

    20 e 25

Sabendo-se que densidade é a razão entre a massa e o volume, um professor de matemática pediu que seus alunos calculassem a densidade de uma cola de bastão cilíndrico. Para o cálculo, os alunos obtiveram as seguintes informações e medidas do bastão:

− raio da base do cilindro de cola mede 2 cm
− a altura do cilindro de cola mede 6 cm
− a embalagem indica haver 31 g de cola no cilindro

Adotando π = 3,1 e com base nos dados coletados, a densidade da cola, em g/cm3, é de, aproximadamente,

  • A.

    0,34

  • B.

    0,38

  • C.

    0,42

  • D.

    0,46

  • E.

    0,50

Sabendo que o trabalho com contra-exemplos pode favorecer a compreensão de muitas idéias matemáticas, um professor pediu que os alunos buscassem um contra-exemplo para mostrar que cada uma das implicações abaixo é falsa.

  • A.

    0,6

  • B.

    0,4

  • C.

    −0,3

  • D.

    −0,4

  • E.

    −0,6

As distâncias Terra-Lua e Terra-Andrômeda são de, aproximadamente, 4 . 108 m e 2 . 1022 m, respectivamente. Se representássemos em uma reta a distância Terra-Lua por 1 mm, nessa mesma reta a distância Terra-Andrômeda seria representada por

  • A.

    500 km.

  • B.

    5 mil km.

  • C.

    500 mil km.

  • D.

    5 milhões de km.

  • E.

    50 milhões de km.

Dada uma fração irredutível, sabemos que sua representação decimal necessariamente é uma dízima periódica se e somente se

  • A.

    o denominador é um número primo.

  • B.

    o denominador é um número ímpar.

  • C.

    a fatoração do numerador apresenta apenas fatores pares.

  • D.

    a fatoração do denominador apresenta fatores diferentes de 2 e 5.

  • E.

    a fatoração do denominador não apresenta fatores ímpares.

Observe a folha que a professora de Matemática distribuiu a cada um de seus alunos da 8ª A e o que ela disse em seguida.

Com essa pequena atividade, a professora mostra que considera "Construções Geométricas" como uma ferramenta

  • A.

    que permite integrar conhecimentos de geometria e de números.

  • B.

    que deve ser trabalhada de modo independente de grandezas e medidas.

  • C.

    adequada para desenvolver o ensino de probabilidades.

  • D.

    indispensável no desenvolvimento do ensino e aprendizagem das unidades de medida de massa e volume e suas relações.

  • E.

    que deve ser trabalhada pelo professor de Educação Artística, em Desenho Geométrico.

O gráfico abaixo indica uma pesquisa feita com os alunos de uma classe sobre a mão que utilizam para escrever.

 

Sabe-se que todos os 47 alunos da sala responderam a pesquisa e que apenas um deles assinalou duas respostas, por ser ambidestro. Assim, é correto afirmar que cada quadrado da malha representa um total de respostas igual a

  • A.

    2

  • B.

    3

  • C.

    4

  • D.

    6

  • E.

    8

Um professor propôs a seus alunos de 5a série o seguinte problema:

Paulo e Luana, professores das 5as séries de uma escola resolveram elaborar as questões de uma prova para todas essas séries, de modo que Paulo se incumbiu das questões de número ímpar e Luana as de número par, em igual quantidade. Assim, pode-se concluir que o número que identificou a última questão dessa prova é, com certeza,

I. múltiplo de 3.
II. um número primo diferente de 2.
III. um número par.
IV. um número fracionário.

Com tal problema, é possível que esse professor tenha tido a intenção de levar seus alunos a

  • A.

    identificar os múltiplos de 3, observando regularidades na seqüência de tais múltiplos.

  • B.

    trabalhar com potências de números naturais com expoentes inteiros.

  • C.

    reconhecer e relacionar propriedades dos números fracionários.

  • D.

    estabelecer relações quantitativas entre subconjuntos do conjunto dos números naturais.

  • E.

    decompor números naturais em seus fatores primos.

Uma distribuidora de gás dividiu a cidade de São Paulo em 200 regiões e estabeleceu o seguinte calendário de entrega por região:

De acordo com o calendário, a região 174 receberá gás na

  • A.

    segunda-feira.

  • B.

    terça-feira.

  • C.

    quarta-feira.

  • D.

    quinta-feira.

  • E.

    sexta-feira.

Considerando que, para todo número inteiro n, as potências da unidade imaginária i podem ser calculadas através das expressões i4n = 1; i4n+1 = i; i4n+2 = −1 e i4n+3 = −i, é correto afirmar que o valor da soma i−3 + i11 + i207 + i418 é

  • A. 0
  • B. i
  • C. − i
  • D. − 1 − i
  • E. − 1 + i
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