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Observe a lei de formação usada para construir a seqüência de malhas quadriculadas abaixo.
Segundo essa lei, a posição que o número 169 ocuparia em uma malha 15 ×15 é
9ª linha e 14ª coluna.
10ª linha e 8ª coluna.
11ª linha e 6ª coluna.
12ª linha e 4ª coluna.
13ª linha e 5ª coluna.
Delia Lerner de Zunino, em seu livro Matemática na escola: aqui e agora, constata que muitas crianças de 5ª série não conseguem formular situações-problema. Ela atribui essa deficiência ao fato de
o professor não desenvolver um ensino e aprendizagem baseados na memorização de regras e procedimentos.
o professor não propiciar aos alunos condições para que se convertam em produtores de situações-problema.
o professor nunca colocar os alunos no papel de consumidores de problemas enunciados pelo professor ou pelo livrodidático.
a vida cotidiana não apresentar situações para as quais necessitamos formular claramente os problemas nelas envolvidos, para poder resolvê-los.
a história da produção do conhecimento matemático não ser caracterizada pela criação humana de situações-problema.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática para os terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, o Meio Ambiente se constitui como um dos temas transversais que pode e deve ser tratado integra-damente com a construção de conceitos e idéias mate-máticas. Uma das justificativas para tal recomendação se baseia no fato de que a aprendizagem da Matemática propicia
a construção de uma linguagem essencialmente escrita − a linguagem matemática − favorecendo a compreensão da língua materna.
necessariamente o manuseio de modelos geométricos, favorecendo a compreensão dos limites do uso dos recursos naturais.
um trabalho significativo com as propriedades das operações com números reais, favorecendo o estudo detalhado da questão da sustentabilidade.
o estudo da Teoria dos Números, favorecendo a tomada de decisões no que se refere aos problemas da reciclagem.
a quantificação de aspectos envolvidos em problemas ambientais, favorecendo uma visão mais clara deles.
Se um trem leva 2 minutos para percorrer o trajeto entre duas estações, o esperado é que outro trem, cuja velocidade média é 80% da velocidade do primeiro, percorra o mesmo trajeto em
Indagado sobre a quantidade de projetos desenvolvidos nos últimos 10 anos em sua área de trabalho, um Analista Legislativo que era aficionado em matemática respondeu o seguinte: O total de projetos é igual ao número que, no criptograma matemático abaixo, corresponde à palavra ESSO.
(SO)2 = ESSO
Considerando que, nesse criptograma, letras distintas equivalem a algarismos distintos escolhidos de 1 a 9, então, ao decifrar corretamente esse enigma, conclui-se que a quantidade de projetos à qual ele se refere é um número
menor que 5 000.
compreendido entre 5 000 e 6 000.
compreendido entre 6 000 e 7 000.
compreendido entre 7 000 e 8 000.
maior que 8 000.
Considere a tabela abaixo.
De acordo com a tabela, é possível calcular o custo final para cada combustível utilizado, após o carro ter trafegado 100 km. Para gasolina, álcool e gás natural, os valores dos custos corretos são, respectivamente,
R$ 26,86; R$ 16,80; R$ 12,10.
R$ 33,57; R$ 28,00; R$ 11,00.
R$ 134,28; R$ 84,00; R$ 60,50.
R$ 234,99; R$ 140,00; R$ 110,00.
R$ 3.357,00; R$ 2.800,00; R$ 1.100,00.
Uma aranha demorou 20 dias para cobrir com sua teia a superfície total de uma janela. Ao acompanhar o seu trabalho, curiosamente, observou-se que a área da região coberta pela teia duplicava a cada dia. Se desde o início ela tivesse contado com a ajuda de outra aranha de mesma capacidade operacional, então, nas mesmas condições, quantos dias seriam necessários para que, juntas, as duas revestissem toda a superfície de tal janela?
10
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15
18
19
Valdete deu R$ 32,00 a seus dois filhos, apenas em moedas de 25 e 50 centavos. Eles dividiram a quantia recebida entre si, na razão direta de suas respectivas idades: 7 e 9 anos. Se o mais jovem ficou com todas as moedas de 25 centavos, o número de moedas de 50 centavos era
28
32
36
48
56
Nessas condições, Peixoto completou a sua tarefa às
11 horas e 15 minutos.
11 horas e 20 minutos.
11 horas e 50 minutos.
12 horas e 10 minutos.
12 horas e 25 minutos.
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