Questões de Matemática da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Matemática da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe a lei de formação usada para construir a seqüência de malhas quadriculadas abaixo.

Segundo essa lei, a posição que o número 169 ocuparia em uma malha 15 ×15 é

  • A.

    9ª linha e 14ª coluna.

  • B.

    10ª linha e 8ª coluna.

  • C.

    11ª linha e 6ª coluna.

  • D.

    12ª linha e 4ª coluna.

  • E.

    13ª linha e 5ª coluna.

Delia Lerner de Zunino, em seu livro Matemática na escola: aqui e agora, constata que muitas crianças de 5ª série não conseguem formular situações-problema. Ela atribui essa deficiência ao fato de

  • A.

    o professor não desenvolver um ensino e aprendizagem baseados na memorização de regras e procedimentos.

  • B.

    o professor não propiciar aos alunos condições para que se convertam em produtores de situações-problema.

  • C.

    o professor nunca colocar os alunos no papel de consumidores de problemas enunciados pelo professor ou pelo livrodidático.

  • D.

    a vida cotidiana não apresentar situações para as quais necessitamos formular claramente os problemas nelas envolvidos, para poder resolvê-los.

  • E.

    a história da produção do conhecimento matemático não ser caracterizada pela criação humana de situações-problema.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática para os terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, o Meio Ambiente se constitui como um dos temas transversais que pode e deve ser tratado integra-damente com a construção de conceitos e idéias mate-máticas. Uma das justificativas para tal recomendação se baseia no fato de que a aprendizagem da Matemática propicia

  • A.

    a construção de uma linguagem essencialmente escrita − a linguagem matemática − favorecendo a compreensão da língua materna.

  • B.

    necessariamente o manuseio de modelos geométricos, favorecendo a compreensão dos limites do uso dos recursos naturais.

  • C.

    um trabalho significativo com as propriedades das operações com números reais, favorecendo o estudo detalhado da questão da sustentabilidade.

  • D.

    o estudo da Teoria dos Números, favorecendo a tomada de decisões no que se refere aos problemas da reciclagem.

  • E.

    a quantificação de aspectos envolvidos em problemas ambientais, favorecendo uma visão mais clara deles.

Se um trem leva 2 minutos para percorrer o trajeto entre duas estações, o esperado é que outro trem, cuja velocidade média é 80% da velocidade do primeiro, percorra o mesmo trajeto em

  • A. 2 minutos e 40 segundos.
  • B. 2 minutos e 30 segundos.
  • C. 2 minutos e 20 segundos.
  • D. 2 minutos e 15 segundos.
  • E. 2 minutos e 5 segundos.

Indagado sobre a quantidade de projetos desenvolvidos nos últimos 10 anos em sua área de trabalho, um Analista Legislativo que era aficionado em matemática respondeu o seguinte: “O total de projetos é igual ao número que, no criptograma matemático abaixo, corresponde à palavra ESSO”.

(SO)2 = ESSO

Considerando que, nesse criptograma, letras distintas equivalem a algarismos distintos escolhidos de 1 a 9, então, ao decifrar corretamente esse enigma, conclui-se que a quantidade de projetos à qual ele se refere é um número

  • A.

    menor que 5 000.

  • B.

    compreendido entre 5 000 e 6 000.

  • C.

    compreendido entre 6 000 e 7 000.

  • D.

    compreendido entre 7 000 e 8 000.

  • E.

    maior que 8 000.

Considere a tabela abaixo.

 

 

De acordo com a tabela, é possível calcular o custo final para cada combustível utilizado, após o carro ter trafegado 100 km. Para gasolina, álcool e gás natural, os valores dos custos corretos são, respectivamente,

  • A.

    R$ 26,86; R$ 16,80; R$ 12,10.

  • B.

    R$ 33,57; R$ 28,00; R$ 11,00.

  • C.

    R$ 134,28; R$ 84,00; R$ 60,50.

  • D.

    R$ 234,99; R$ 140,00; R$ 110,00.

  • E.

    R$ 3.357,00; R$ 2.800,00; R$ 1.100,00.

Uma aranha demorou 20 dias para cobrir com sua teia a superfície total de uma janela. Ao acompanhar o seu trabalho, curiosamente, observou-se que a área da região coberta pela teia duplicava a cada dia. Se desde o início ela tivesse contado com a ajuda de outra aranha de mesma capacidade operacional, então, nas mesmas condições, quantos dias seriam necessários para que, juntas, as duas revestissem toda a superfície de tal janela?

  • A.

    10

  • B.

    12

  • C.

    15

  • D.

    18

  • E.

    19

Valdete deu R$ 32,00 a seus dois filhos, apenas em moedas de 25 e 50 centavos. Eles dividiram a quantia recebida entre si, na razão direta de suas respectivas idades: 7 e 9 anos. Se o mais jovem ficou com todas as moedas de 25 centavos, o número de moedas de 50 centavos era

  • A.

    28

  • B.

    32

  • C.

    36

  • D.

    48

  • E.

    56

Nessas condições, Peixoto completou a sua tarefa às

  • A.

    11 horas e 15 minutos.

  • B.

    11 horas e 20 minutos.

  • C.

    11 horas e 50 minutos.

  • D.

    12 horas e 10 minutos.

  • E.

    12 horas e 25 minutos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...