Lista completa de Questões de Matemática da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
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Para analisar as afirmações seguintes, considere que x é um número par e y é um número ímpar.
I. 3x+ 2y é um número ímpar.
II. 5xy é um número par.
III. x2 − y2 é um número ímpar.
É correto afirmar que
Se N é o menor número inteiro positivo que multiplicado por 77 resulta em um número inteiro cujos algarismos são todos iguais a 9, então a soma dos algarismos de N é
Suponha que em uma parede da área de embarque de uma estação do Metrô há um relógio digital que registra horas, minutos e segundos. Salomé perguntou a um Agente de Estação qual o horário de chegada do próximo trem, e ele, apontando para o relógio digital, respondeu: "O trem chegará no instante em que, nesse relógio, os números que indicam as horas, os minutos e os segundos mudarem, simultaneamente, pela primeira vez." Se no momento em que Salomé fez a pergunta o relógio marcava 07:55:38 (7 horas, 55 minutos e 38 segundos), então ela ainda teve que esperar pelo trem
Valdirene comprou uma barra de chocolate no valor de R$ 4,80 e para pagá-la usou 5 moedas de 50 centavos, 3 de 25 centavos, 9 de 10 centavos e algumas moedas de 5 centavos. Considerando que para fazer o pagamento ela usou apenas esses quatro tipos de moedas, o número de moedas de 5 centavos usadas para completar os R$ 4,80 era
Considere o problema abaixo, proposto a alunos de 6ª série do ensino fundamental.
Para resolver esse problema com competência, seus alunos devem ter desenvolvido, entre outras, a habilidade de
estabelecer relação de congruência entre retângulos.
determinar as medidas dos lados de um quadrado.
compor e decompor figuras geométricas.
determinar os divisores de um número natural.
identificar os múltiplos de um número natural.
Dentre as habilidades que os alunos do 3º ciclo (5ª e 6ª séries) devem desenvolver (PCN-Matemática) salientamos a de utilizar a linguagem algébrica para representar as generalizações inferidas a partir de padrões, tabelas e gráficos em contextos numéricos e geométricos. Para avaliar tal habilidade, um professor propôs a seus alunos o seguinte problema:
Os polígonos que compõem cada figura da seqüência abaixo são triângulos e quadrados.
Sabendo como é a figura 10 dessa seqüência, represente o número de triângulos que devem ser acrescentados a ela para se obter a n-ésima figura dessa seqüência, sendo n > 10.
A resposta a essa questão é
n
n − 10
10(n + 10)
(n − 10) + (n + 10)
(n + 10)²
Considere que na numeração das X páginas de um manual de instruções foram usados 222 algarismos. Se a numeração das páginas foi feita a partir do número 1, então
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