Questões de Matemática da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A simetria no plano, em relação a uma reta, ou a composição de simetrias (translação e rotação) pode se constituir num ponto de partida para o aprendizado do conceito de congruência, pois a simetria é uma transformação no plano euclidiano que

  • A.

    a cada ponto de uma figura associa um ou mais pontos do plano, que formarão a figura transformada.

  • B.

    mantém as medidas dos ângulos, mas não as medidas lineares nas figuras que são transformadas.

  • C.

    mantém as medidas lineares, mas não as dos ângulos nas figuras que são transformadas.

  • D.

    mantém o tamanho e a forma das figuras que são transformadas.

  • E.

    permite obter uma figura ampliada ou reduzida a partir de outra figura dada.

O trabalho com a idéia de área e decomposição de figuras pode favorecer a aprendizagem de algumas regras operacionais da álgebra. Observe a figura abaixo.

Uma igualdade algébrica que pode ser explorada, no contexto proposto, através dessa figura é

  • A.

    (x + y) (x + 2y) − 2y² = x² + 3xy

  • B.

    (x + 2y) (2x + y) − 2y² = 2x² + 5xy

  • C.

    (2x + y)² = 4x² + 4xy + y²

  • D.

    (2x − y)² = 4x² − 4xy + y

  • E.

    x² − y² = (x − y) (x + y)

Segundo os PCN − Matemática, a composição e decomposição de figuras geométricas são conteúdos procedimentais importantes na aprendizagem da Matemática, para o desenvolvimento da habilidade de

  • A.

    determinar a área de figuras planas.

  • B.

    reconhecer as alturas, medianas e mediatrizes de um triângulo.

  • C.

    resolver problemas que envolvem as grandezas tempo e temperatura.

  • D.

    representar secções planas de um poliedro.

  • E.

    desenvolver procedimentos pessoais de cálculo operatório.

O uso de malhas é um importante recurso no início da aprendizagem de grandezas, medidas e geometria. Observe a malha abaixo constituída por triângulos regulares.

As quatro figuras marcadas na malha evidenciam que

  • A.

    dois polígonos podem ter a mesma área com perímetros diferentes, e vice-versa.

  • B.

    áreas iguais implicam em perímetros iguais.

  • C.

    perímetros iguais implicam em áreas iguais.

  • D.

    um polígono não pode ter área numericamente igual ao seu perímetro.

  • E.

    o número de eixos de simetria de um polígono é numericamente igual ao seu perímetro.

Dizem que "os gatos têm sete vidas". Admitindo que essa afirmação seja verdadeira, considere que: uma certa gata já viveu cinco das suas sete vidas; dos filhotes dessa gata, cada macho já viveu três vidas, enquanto que cada fêmea viveu duas. Se para a gata e seus filhotes, juntos, restam 58 vidas, é correto afirmar que o número de filhotes

  • A. fêmeas pode ser 4.
  • B. machos pode ser 8.
  • C. machos deve ser menor que 3.
  • D. fêmeas deve ser maior que 8.
  • E. totalizam 10 unidades.

No esquema abaixo tem-se o algoritmo da adição de dois números naturais, em que alguns algarismos foram substituídos pelas letras A, B, C, D e E.

Determinando-se corretamente o valor dessas letras, então, A + B – C + D – E é igual a

  • A.

    25

  • B.

    19

  • C.

    17

  • D.

    10

  • E.

    7

Em uma gráfica, foram impressos 1 200 panfletos referentes à direção defensiva de veículos oficiais. Esse material foi impresso por três máquinas de igual rendimento, em 2 horas e meia de funcionamento. Para imprimir 5 000 desses panfletos, duas dessas máquinas deveriam funcionar durante 15 horas,

  • A.

    10 minutos e 40 segundos.

  • B.

    24 minutos e 20 segundos.

  • C.

    37 minutos e 30 segundos.

  • D.

    42 minutos e 20 segundos.

  • E.

    58 minutos e 30 segundos.

Trabalhando ininterruptamente, dois técnicos judiciários arquivaram um lote de processos em 4 horas. Se, sozinho, um deles realizasse essa tarefa em 9 horas de trabalho ininterrupto, o esperado é que o outro fosse capaz de realizá- la sozinho se trabalhasse ininterruptamente por um período de

  • A.

    6 horas.

  • B.

    6 horas e 10 minutos.

  • C.

    6 horas e 54 minutos.

  • D.

    7 horas e 12 minutos.

  • E.

    8 horas e meia.

Considere que os símbolos  que aparecem no quadro seguinte, substituem as operações que devem ser efetuadas em cada linha a fim de obter-se o resultado correspondente, que se encontra na coluna da extrema direita.

Para que o resultado da terceira linha seja o correto, o ponto de interrogação deverá ser substituído pelo número

  • A.

    16

  • B.

    15

  • C.

    14

  • D.

    13

  • E.

    12

Simplificando a expressão    obtém-se um número compreendido entre

  • A.

    1 e 5

  • B.

    5 e 10

  • C.

    10 e 15

  • D.

    15 e 20

  • E.

    20 e 25

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