Lista completa de Questões de Matemática da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para todo número inteiro x, define-se uma operação # como: x# = 2 − 3x . Nessas condições, o valor da expressão ((-2)#)# é
–26
–22
–20
22
26
Se o dia 08 de março de um certo ano foi uma terça-feira, então o dia 30 de julho desse mesmo ano foi
uma quarta-feira.
uma quinta-feira.
uma sexta-feira.
um sábado.
um domingo.
O esquema abaixo representa a multiplicação de um número natural F por 8, resultando em um número G.
Os círculos representam algarismos, que satisfazem às seguintes condições:
− são distintos entre si;
− são diferentes de zero;
− o algarismo das centenas de F é maior do que o algarismo das centenas de G.
Determinando-se corretamente esses cinco algarismos, verifica-se que o algarismo
dos milhares de F é 3.
dos milhares de F é 3.
das unidades de F é 8.
das centenas de G é 5.
das unidades de G é 6.
Considere que os termos da seqüência (820, 824, 412, 416, 208, 212, 106, ...) são obtidos sucessivamente segundo determinado padrão. Mantido esse padrão, obtêm-se o décimo e o décimo primeiro termos dessa seqüência, cuja soma é um número compreendido entre
Ao discutir a ampliação do estudo da potenciação envolvendo expoentes naturais para o estudo da potenciação com expoente inteiro negativo, os PCN − Matemática sugerem um contexto que envolva
as idéias veiculadas pelas operações de adição e subtração de números inteiros.
a grandeza tempo e suas unidades de medida, por manterem uma relação não decimal.
a exploração dos aspectos numéricos que caracterizam os poliedros convexos.
o registro, a comparação e/ou cálculo com números muito grandes ou muito pequenos.
a elaboração de tabelas e gráficos, a partir da coleta e organização de dados.
A tabela abaixo permite exprimir os valores de certas grandezas em relação a um valor determinado da mesma grandeza tomado como referência. Os múltiplos e submúltiplos decimais das unidades derivadas das unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) podem ser obtidos direta ou indiretamente dos valores apresentados e têm seus nomes formados pelo emprego dos prefixos indicados. (Fonte: Quadro Geral de Unidades de Medida, 2a ed. INMETRO. Brasília, 2000)
Um digitador gastou 18 horas para copiar 2/7 do total de páginas de um texto. Se a capacidade operacional de outro digitador for o triplo da capacidade do primeiro, o esperado é que ele seja capaz de digitar as páginas restantes do texto em
13 horas.
13 horas e 30 minutos.
14 horas.
14 horas e 15 minutos.
15 horas.
Qual dos números seguintes NÃO é equivalente ao número 0,000000625?
6,25 × 10−7
62,5×10−7
625×10-9
Suponha uma estátua de altura h sobre um pedestal de altura p. Um homem de altura m (m < p) enxerga do pé ao topo da estátua sob um ângulo α, que varia de acordo com a distância d entre o homem e a base do pedestal. Com geometria elementar pode-se demonstrar que a medida d para que o ângulo de visão α seja o maior possível é dada pela fórmula .
Sabe-se que a estátua do Cristo Redentor, eleita uma das novas sete maravilhas do mundo, tem altura de 30 m (da cabeça aos pés) e seu pedestal mede 8 m.
Admitindo-se um observador de 1,78 m (adote 1,78 = 23 − 15 2 ), a medida d, em metros, para que seu ângulo α de visão do Cristo Redentor seja o maior possível, é igual a
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Segundo os PCN-Matemática para o 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, os sistemas de representação plana das figuras espaciais − domínio das representações gráficas são objetos de estudo do espaço e das formas. A esses objetos corresponde uma habilidade a ser desenvolvida no processo de aprendizagem que é a de
operar com números reais, que representam medidas.
resolver equações e inequações do 1º grau.
localizar um ponto num plano, a partir de uma distância e um ângulo.
analisar a proporcionalidade existente nas escalas de mapas.
codificar e decodificar desenhos.
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