Questões de Matemática da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Para todo número inteiro x, define-se uma operação # como: x# = 2 − 3x . Nessas condições, o valor da expressão ((-2)#)# é

  • A.

    –26

  • B.

    –22

  • C.

    –20

  • D.

    22

  • E.

    26

Se o dia 08 de março de um certo ano foi uma terça-feira, então o dia 30 de julho desse mesmo ano foi

  • A.

    uma quarta-feira.

  • B.

    uma quinta-feira.

  • C.

    uma sexta-feira.

  • D.

    um sábado.

  • E.

    um domingo.

O esquema abaixo representa a multiplicação de um número natural F por 8, resultando em um número G.

Os círculos representam algarismos, que satisfazem às seguintes condições:

− são distintos entre si;

− são diferentes de zero;

− o algarismo das centenas de F é maior do que o algarismo das centenas de G.

Determinando-se corretamente esses cinco algarismos, verifica-se que o algarismo

  • A.

    dos milhares de F é 3.

  • B.

    dos milhares de F é 3.

  • C.

    das unidades de F é 8.

  • D.

    das centenas de G é 5.

  • E.

    das unidades de G é 6.

Considere que os termos da seqüência (820, 824, 412, 416, 208, 212, 106, ...) são obtidos sucessivamente segundo determinado padrão. Mantido esse padrão, obtêm-se o décimo e o décimo primeiro termos dessa seqüência, cuja soma é um número compreendido entre

  • A. 0 e 40.
  • B. 40 e 80.
  • C. 80 e 120.
  • D. 120 e 160.
  • E. 160 e 200.

Ao discutir a ampliação do estudo da potenciação envolvendo expoentes naturais para o estudo da potenciação com expoente inteiro negativo, os PCN − Matemática sugerem um contexto que envolva

  • A.

    as idéias veiculadas pelas operações de adição e subtração de números inteiros.

  • B.

    a grandeza tempo e suas unidades de medida, por manterem uma relação não decimal.

  • C.

    a exploração dos aspectos numéricos que caracterizam os poliedros convexos.

  • D.

    o registro, a comparação e/ou cálculo com números muito grandes ou muito pequenos.

  • E.

    a elaboração de tabelas e gráficos, a partir da coleta e organização de dados.

A tabela abaixo permite exprimir os valores de certas grandezas em relação a um valor determinado da mesma grandeza tomado como referência. Os múltiplos e submúltiplos decimais das unidades derivadas das unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) podem ser obtidos direta ou indiretamente dos valores apresentados e têm seus nomes formados pelo emprego dos prefixos indicados. (Fonte: Quadro Geral de Unidades de Medida, 2a ed. INMETRO. Brasília, 2000)

  • A. 2,4
  • B. 2,4 cb
  • C. 0,24 mb
  • D. 0,24 nb
  • E. 0,024 dab

Um digitador gastou 18 horas para copiar 2/7 do total de páginas de um texto. Se a capacidade operacional de outro digitador for o triplo da capacidade do primeiro, o esperado é que ele seja capaz de digitar as páginas restantes do texto em

  • A.

    13 horas.

  • B.

    13 horas e 30 minutos.

  • C.

    14 horas.

  • D.

    14 horas e 15 minutos.

  • E.

    15 horas.

Qual dos números seguintes NÃO é equivalente ao número 0,000000625?

  • A.

    6,25 × 10−7

  • B.

    62,5×10−7

  • C.

  • D.

    625×10-9

  • E.

Suponha uma estátua de altura h sobre um pedestal de altura p. Um homem de altura m (m < p) enxerga do pé ao topo da estátua sob um ângulo α, que varia de acordo com a distância d entre o homem e a base do pedestal. Com geometria elementar pode-se demonstrar que a medida d para que o ângulo de visão α seja o maior possível é dada pela fórmula .

Sabe-se que a estátua do Cristo Redentor, eleita uma das novas sete maravilhas do mundo, tem altura de 30 m (da cabeça aos pés) e seu pedestal mede 8 m.

Admitindo-se um observador de 1,78 m (adote 1,78 = 23 − 15 2 ), a medida d, em metros, para que seu ângulo α de visão do Cristo Redentor seja o maior possível, é igual a

  • A.

    15

  • B.

    16

  • C.

    17

  • D.

    18

  • E.

    19

Segundo os PCN-Matemática para o 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, os sistemas de representação plana das figuras espaciais − domínio das representações gráficas são objetos de estudo do espaço e das formas. A esses objetos corresponde uma habilidade a ser desenvolvida no processo de aprendizagem que é a de

  • A.

    operar com números reais, que representam medidas.

  • B.

    resolver equações e inequações do 1º grau.

  • C.

    localizar um ponto num plano, a partir de uma distância e um ângulo.

  • D.

    analisar a proporcionalidade existente nas escalas de mapas.

  • E.

    codificar e decodificar desenhos.

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