Questões de Matemática da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Na figura abaixo tem-se um quadrado mágico, ou seja, um quadrado em que os três números dispostos nas celas de cada linha, coluna ou diagonal têm a mesma soma.

Nessas condições, os números X,Y Z e T devem ser tais que:

  • A.

    X < Y < Z < T

  • B.

    T < Y < X < Z

  • C.

    T < X < Z < Y

  • D.

    Z < T < X < Y

  • E.

    Z < Y < X < T

Um técnico administrativo foi incumbido de arquivar 120 processos em X caixas, nas quais todos os processos deveriam ser distribuídos em quantidades iguais. Entretanto, ao executar a tarefa, ele usou apenas X−3 caixas e, com isso, cada caixa ficou com 9 processos a mais que o previsto inicialmente. Nessas condições, o número de processos colocados em cada caixa foi

  • A.

    24

  • B.

    22

  • C.

    21

  • D.

    17

  • E.

    15

No esquema seguinte têm-se indicadas as operações que devem ser sucessivamente efetuadas, a partir de um número X, a fim de obter-se como resultado final o número 12.

É verdade que o número X é:

  • A.

    primo.

  • B.

    par.

  • C.

    divisível por 3.

  • D.

    múltiplo de 7.

  • E.

    quadrado perfeito.

Para percorrer um mesmo trajeto de 72 900 metros, dois veículos gastaram: um, 54 minutos, e o outro, 36 minutos. A diferença positiva entre as velocidades médias desses veículos, nesse percurso, em quilômetros por hora, era

  • A.

    11,475

  • B.

    39,25

  • C.

    40,5

  • D.

    42,375

  • E.

    45,5

Certo dia, durante o almoço, o restaurante de uma empresa distribuiu aos usuários 15 litros de suco de frutas, que vem acondicionado em pacotes que contêm, cada um, 1/3 de litro. Se todos os freqüentadores tomaram suco, 17 dos quais tomaram cada um 2 pacotes e os demais um único pacote, o total de pessoas que lá almoçaram nesse dia é

  • A.

    23

  • B.

    25

  • C.

    26

  • D.

    28

  • E.

    32

Pretendendo incentivar seu filho a estudar Matemática, um pai lhe propôs 25 problemas, prometendo pagar R$ 1,00 por problema resolvido corretamente e R$ 0,25 de multa por problema que apresentasse solução errada. Curiosamente, após o filho resolver todos os problemas, foi observado que nenhum devia nada ao outro. Se x é o número de problemas que apresentaram solução errada, então

  • A.

    x > 18

  • B.

    12 < x < 18

  • C.

    8 < x < 12

  • D.

    4 < x < 8

  • E.

    0 < x < 4

Ubiratan D'Ambrosio, em seu livro Educação Matemática: da teoria à prática ressalta a educação para a cidadania, lembrando que educação é um ato político e que não há ação educativa politicamente neutra. Portanto, a responsabilidade do professor vai além de sua disciplina específica. Com base nas idéias do livro, NÃO se pode afirmar que

  • A.

    na preparação para a cidadania é fundamental o domínio de um conteúdo que seja relacionado com o mundo atual, com projeção para o futuro.

  • B.

    na educação matemática é particularmente importante a incorporação de uma preocupação com o meio ambiente.

  • C.

    o professor que tem a visão do que é matemática, do que constitui a aprendizagem matemática e do que constitui um ambiente propício para ela, já está suficientemente preparado para a educação para a cidadania.

  • D.

    a educação para a cidadania exige uma "apreciação" do conhecimento moderno, impregnado de ciência e tecnologia, e também exige do professor o papel de ajudar o aluno nesta apreciação, destacando os importantes princípios éticos associados.

  • E.

    a educação para a cidadania traz implícita uma ética da diversidade, de respeito pelo outro, solidariedade na satisfação de necessidades de sobrevivência e transcendência, cooperação com o outro na preservação do patrimônio natural e cultural comum.

"Tenho capacidade e talentos muito restritos. Nenhum para as Ciências Naturais, nenhum para a Matemática, nada para as coisas quantitativas."

A citação acima, de Sigmund Freud, pai da psicanálise, foi retirada da página 21, da 5ª edição do livro Matemática e Língua Materna, de Nilson José Machado. Nessa obra, o autor discute uma série de "mal entendidos fundamentais" na maneira de conceber competências em Matemática, e utiliza a citação de Freud para discutir uma identificação indevida entre

  • A.

    inato e construído.

  • B.

    geral e específico.

  • C.

    inato e incapaz.

  • D.

    capacidade e generalidade.

  • E.

    capacidade e interesse.

O problema: "Quantos quilos de semente de grama são necessários para semear um terreno de forma retangular com 15 m de largura por 32 m de comprimento, observando a recomendação de aplicar 1 quilo de semente por 16 m2 de terreno?"

  • A.

    não pode ser dado para os alunos resolverem porque não é possível comparar unidade de massa com unidade de área.

  • B.

    não pode ser resolvido porque faltam dados para isso.

  • C.

    para ser resolvido precisa, necessariamente, de uma representação gráfica.

  • D.

    pode ser resolvido através de uma proporção envolvendo grandezas diretamente proporcionais.

  • E.

    tem várias respostas.

No artigo "A proporcionalidade e o desenvolvimento de noções pré-álgebra" do livro As idéias da álgebra, organizado por Coxfor, Arthur F e Shulte, Albert P., os autores, Thomaz R. Post, Merlyn J. Beher e Richard Lesh ressaltam a importância do raciocínio e conhecimentos de proporcionalidade para adquirir-se conhecimentos de álgebra. Qual das alternativas mostra uma dependência diretamente proporcional entre as grandezas descritas?

  • A.

     

  • B.

    A sentença matemática  , relaciona as grandezas q (quantidade de garrafas) e c (capacidade da garrafa).

  • C.

    A razão IMC (índice de massa corpórea), é um número que relaciona a massa e a altura de uma pessoa, de acordo com a seguinte sentença matemática:

  • D.

     

  • E.

    A relação entre a área A (em metros quadrados) de um círculo e seu raio R (em metros).

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