Lista completa de Questões de Matemática da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na figura abaixo tem-se um quadrado mágico, ou seja, um quadrado em que os três números dispostos nas celas de cada linha, coluna ou diagonal têm a mesma soma.
Nessas condições, os números X,Y Z e T devem ser tais que:
X < Y < Z < T
T < Y < X < Z
T < X < Z < Y
Z < T < X < Y
Z < Y < X < T
Um técnico administrativo foi incumbido de arquivar 120 processos em X caixas, nas quais todos os processos deveriam ser distribuídos em quantidades iguais. Entretanto, ao executar a tarefa, ele usou apenas X−3 caixas e, com isso, cada caixa ficou com 9 processos a mais que o previsto inicialmente. Nessas condições, o número de processos colocados em cada caixa foi
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No esquema seguinte têm-se indicadas as operações que devem ser sucessivamente efetuadas, a partir de um número X, a fim de obter-se como resultado final o número 12.
É verdade que o número X é:
primo.
par.
divisível por 3.
múltiplo de 7.
quadrado perfeito.
Para percorrer um mesmo trajeto de 72 900 metros, dois veículos gastaram: um, 54 minutos, e o outro, 36 minutos. A diferença positiva entre as velocidades médias desses veículos, nesse percurso, em quilômetros por hora, era
11,475
39,25
40,5
42,375
45,5
Certo dia, durante o almoço, o restaurante de uma empresa distribuiu aos usuários 15 litros de suco de frutas, que vem acondicionado em pacotes que contêm, cada um, 1/3 de litro. Se todos os freqüentadores tomaram suco, 17 dos quais tomaram cada um 2 pacotes e os demais um único pacote, o total de pessoas que lá almoçaram nesse dia é
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Pretendendo incentivar seu filho a estudar Matemática, um pai lhe propôs 25 problemas, prometendo pagar R$ 1,00 por problema resolvido corretamente e R$ 0,25 de multa por problema que apresentasse solução errada. Curiosamente, após o filho resolver todos os problemas, foi observado que nenhum devia nada ao outro. Se x é o número de problemas que apresentaram solução errada, então
x > 18
12 < x < 18
8 < x < 12
4 < x < 8
0 < x < 4
Ubiratan D'Ambrosio, em seu livro Educação Matemática: da teoria à prática ressalta a educação para a cidadania, lembrando que educação é um ato político e que não há ação educativa politicamente neutra. Portanto, a responsabilidade do professor vai além de sua disciplina específica. Com base nas idéias do livro, NÃO se pode afirmar que
na preparação para a cidadania é fundamental o domínio de um conteúdo que seja relacionado com o mundo atual, com projeção para o futuro.
na educação matemática é particularmente importante a incorporação de uma preocupação com o meio ambiente.
o professor que tem a visão do que é matemática, do que constitui a aprendizagem matemática e do que constitui um ambiente propício para ela, já está suficientemente preparado para a educação para a cidadania.
a educação para a cidadania exige uma "apreciação" do conhecimento moderno, impregnado de ciência e tecnologia, e também exige do professor o papel de ajudar o aluno nesta apreciação, destacando os importantes princípios éticos associados.
a educação para a cidadania traz implícita uma ética da diversidade, de respeito pelo outro, solidariedade na satisfação de necessidades de sobrevivência e transcendência, cooperação com o outro na preservação do patrimônio natural e cultural comum.
"Tenho capacidade e talentos muito restritos. Nenhum para as Ciências Naturais, nenhum para a Matemática, nada para as coisas quantitativas."
A citação acima, de Sigmund Freud, pai da psicanálise, foi retirada da página 21, da 5ª edição do livro Matemática e Língua Materna, de Nilson José Machado. Nessa obra, o autor discute uma série de "mal entendidos fundamentais" na maneira de conceber competências em Matemática, e utiliza a citação de Freud para discutir uma identificação indevida entre
inato e construído.
geral e específico.
inato e incapaz.
capacidade e generalidade.
capacidade e interesse.
O problema: "Quantos quilos de semente de grama são necessários para semear um terreno de forma retangular com 15 m de largura por 32 m de comprimento, observando a recomendação de aplicar 1 quilo de semente por 16 m2 de terreno?"
não pode ser dado para os alunos resolverem porque não é possível comparar unidade de massa com unidade de área.
não pode ser resolvido porque faltam dados para isso.
para ser resolvido precisa, necessariamente, de uma representação gráfica.
pode ser resolvido através de uma proporção envolvendo grandezas diretamente proporcionais.
tem várias respostas.
No artigo "A proporcionalidade e o desenvolvimento de noções pré-álgebra" do livro As idéias da álgebra, organizado por Coxfor, Arthur F e Shulte, Albert P., os autores, Thomaz R. Post, Merlyn J. Beher e Richard Lesh ressaltam a importância do raciocínio e conhecimentos de proporcionalidade para adquirir-se conhecimentos de álgebra. Qual das alternativas mostra uma dependência diretamente proporcional entre as grandezas descritas?
A sentença matemática , relaciona as grandezas q (quantidade de garrafas) e c (capacidade da garrafa).
A razão IMC (índice de massa corpórea), é um número que relaciona a massa e a altura de uma pessoa, de acordo com a seguinte sentença matemática:
A relação entre a área A (em metros quadrados) de um círculo e seu raio R (em metros).
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