Lista completa de Questões de Matemática da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Benedito Antonio da Silva, no artigo Contrato Didático do livro Educação Matemática: uma introdução, de Silvia Dias A. Machado e outros, escreve:
Analisando as situações abaixo a partir das reflexões do artigo, qual delas tem o procedimento de acordo com as idéias nele expressas?
Números relativos devem ser abordados usando exclusivamente o jogo de perdas e ganhos.
Os diagramas de Venn, que representam conjuntos, podem ser estudados como se eles fossem os próprios conjuntos.
A resolução do problema "Camila foi à loja levando R$ 200,00, comprou 4 canetas e trouxe R$ 20,00 de troco. Qual é o preço de cada caneta?", deve ser auxiliada, com absoluta segurança, pelo problema análogo e direto, com números menores, "5 pirulitos custam R$ 5,00. Quanto custa cada um?"
Para compreender o conceito e as propriedades das proporções basta ensinar o aluno a fazer um bolo.
Para ajudar o aluno com dificuldades na resolução do problema: "Calcule a soma
na qual D=5 e sabendo que a cada letra corresponde, exclusivamente, um só dígito de 0 a 9, e que a cada dígito corresponde uma única letra", o professor pergunta "existe alguma letra que seria possível transformar diretamente em número, com as informações dadas?"
Luiz Carlos Pais, no artigo Transposição didática, do livro Educação Matemática: uma introdução, de Silvia Dias A. Machado e outros, escreveu:
Com base no artigo, pode-se afirmar corretamente que:
a contextualização de uma situação é condição suficiente para que se dê a aprendizagem matemática.
se faz necessário eliminar as condições contextuais nos trabalhos que visam "iniciação científica", feitos por estudantes de matemática.
o trabalho intelectual do estudante de matemática, orientado pelo seu professor, é idêntico ao trabalho do matemático pesquisador.
a busca da generalidade, sempre presente na investigação matemática, não deve ser usada para finalidades educacionais.
ao recontextualizar o conteúdo o professor não precisa abandonar procedimentos próprios do trabalho de um investigador.
No almoxarifado de uma empresa há canetas e borrachas num total de 305 unidades. Se o número de canetas é igual ao triplo do número de borrachas diminuído de 35 unidades, o número de canetas é
160
190
200
220
250
Do total de documentos de um lote, sabe-se que 5% devem ser encaminhados ao setor de recursos humanos, 35% ao setor de recursos financeiros e os 168 restantes ao setor de materiais. O total de documentos desse lote é
240
250
280
320
350
Uma máquina é capaz de imprimir 4 500 cópias em 5 horas de trabalho ininterrupto. Outra máquina, com capacidade operacional de 80% da primeira imprimiria 3 600 cópias em
4 horas.
4 horas e 30 minutos.
4 horas e 45 minutos.
5 horas.
5 horas e 30 minutos.
Todos os 840 litros do interior de um tanque devem ser colocados, em quantidades iguais, em alguns recipientes. Sabe-se que, se forem usados X recipientes, cada um deles receberá Y litros de água; entretanto, se forem usados X – 6 recipientes, cada um deles ficará com Y + 16 litros. Nessas condições, o valor de X é
21
36
48
56
78
Todos os domingos, Murilo almoça em um certo restaurante. Saulo almoça no mesmo lugar a cada 15 dias. Se no dia 07 de março de 2004, um domingo, os dois almoçaram nesse restaurante, em qual das seguintes datas almoçarão juntos novamente?
19/06/2004
20/06/2004
21/06/2004
22/06/2004
23/06/2004
Dos funcionários de certa empresa, sabe-se que:
Nessas condições, o total de funcionários dessa empresa é:248
252
256
268
272
Uma pessoa, ao efetuar a multiplicação de 2 493 por um certo número inteiro, encontrou o produto 668 124. Só então notou que, ao copiar os números para efetuar a operação, ela trocou, por engano, o algarismo das dezenas do multiplicador, escrevendo 6 ao invés de 3. Assim, o verdadeiro produto seria
643 194
618 264
598 274
593 334
568 404
Considerando que o custo de fabricação de uma unidade de certo artigo é de 2 reais, o fabricante acredita que, se vender cada um por x reais, conseguirá vender 400 − x unidades mensalmente. Nessas condições, a expressão que lhe permitirá calcular o lucro mensal L(x), em reais, em função do preço de venda x, com 2 < x < 400, é
L(x) = − x2 + 402x
L(x) = − x2 − 402x
L(x) = − x2 + 402x + 800
L(x) = − x2 − 402x − 800
L(x) = − x2 + 402x − 800
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