Questões de Matemática da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Ao esboçar o gráfico da função polinomial f(x) = x . (x + 1) . (x − 2) . (3x − 7) teremos:

  • A.

    três raízes racionais e uma raiz irracional.

  • B.

    duas raízes reais opostas e duas raízes reais inversas.

  • C.

    quatro raízes reais distintas.

  • D.

    duas raízes imaginárias e duas raízes reais.

  • E.

    uma raiz de multiplicidade dupla e duas raízes reais opostas.

Nas condições dadas, a relação entre B e C pode ser dada por:

  • A.

    2B + 2C + 1 = 0.

  • B.

    B − 2C + 2 = 0.

  • C.

    B + 2C − 2 = 0.

  • D.

    B + 2C + 2 = 0.

  • E.

    2B + C + 2 = 0.

O combate ao desperdício de energia está ligado ao desenvolvimento de novas tecnologias. Podemos, por exemplo, fazer uma comparação entre lâmpadas incandescentes de 100 W (0,1 kW) e fluorescentes compactas de 23 W (0,023 kW) que produzem luminosidade semelhante, quando ligadas à mesma diferença de potencial. Para determinar o consumo de energia (E) em kWh, usamos a expressão matemática E = P.t , onde P é a potência da lâmpada em kW e t é o tempo que permanece acesa em horas. Analisando as informações acima, podemos concluir que, após 30 dias, a diferença de consumo de energia entre as duas opções, mantendo-se as lâmpadas acesas diariamente durante 5 horas, será de

  • A.

    10,55 kWh

  • B.

    10,85 kWh

  • C.

    11,55 kWh

  • D.

    11,75 kWh

  • E.

    12,25 kWh

Caso esse padrão seja mantido indefinidamente, com certeza o número 462 pertencerá à

  • A.

    primeira coluna.

  • B.

    segunda coluna.

  • C.

    terceira coluna.

  • D.

    quarta coluna.

  • E.

    quinta coluna.

Uma transportadora cobra R$ 18,00 pelo transporte de 60 kg de carga para cada 100 km de percurso. Uma carga de 0,15 tonelada, que deve ser transportada a uma distância de 240 km, custará

  • A.

    R$ 72,00

  • B.

    R$ 84,00

  • C.

    R$ 96,00

  • D.

    R$ 102,00

  • E.

    R$ 108,00

  • A.

    primeira coluna.

  • B.

    segunda coluna.

  • C.

    terceira coluna.

  • D.

    quarta coluna.

  • E.

    quinta coluna.

Numa certa cultura, sob condições ideais, o número de bactérias cresce de tal forma que a taxa de crescimento, por hora, é proporcional ao número de bactérias presentes no início do intervalo considerado segundo a fórmula P = P0 . 3t, onde P0 representa o número de bactérias no início da contagem. Se após 4 horas havia 162 000 bactérias, o número de bactérias presentes no início da contagem era

  • A.

    2 000

  • B.

    3 000

  • C.

    5 000

  • D.

    6 000

  • E.

    9 000

Um garoto, localizado no ponto A da figura, impulsiona um skate percorrendo 2,5 m até uma rampa de 1,5 m de altura, chegando até o topo da mesma, no ponto B, e retornando ao ponto de partida.

Nessas condições, podemos concluir que esse garoto percorreu, no total:

  • A.

    8 m

  • B.

    11 m

  • C.

    13 m

  • D.

    15 m

  • E.

    17 m

Um professor de matemática propôs o seguinte desafio aos alunos:

− Trago aqui um cubo de aresta 5 cm. Vocês deverão construir um cubo cujo volume é o dobro do volume deste cubo que lhes apresentei.

A maioria dos alunos trouxe um cubo de aresta 10 cm. Obviamente não acertaram o desafio, pois o volume desse cubo, em relação ao anterior, corresponde a

  • A.

    triplicar o volume.

  • B.

    quadruplicar o volume.

  • C.

    octuplicar o volume.

  • D.

    elevar ao quadrado o volume.

  • E.

    reduzir à metade o volume.

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