Questões de Matemática da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O número de elementos do conjunto formado pelos números primos compreendidos entre  é igual a

  • A.

    6

  • B.

    5

  • C.

    4

  • D.

    3

  • E.

    2

Dos números que aparecem nas alternativas, o que mais se aproxima do valor da expressão (0,6192 − 0,5992) × 0,75 é:

  • A.

    0,0018.

  • B.

    0,015.

  • C.

    0,018.

  • D.

    0,15.

  • E.

    0,18.

Dona Julia é doceira e tem uma encomenda de brigadeiros. Ela prepara a massa dos doces numa panela cilíndrica de raio 15 cm e profundidade 20 cm. Com a panela cheia de massa ela prepara as bolinhas, todas iguais a esferas de raio 1,5 cm.

Quantos doces ela entregou numa encomenda que usou duas receitas completas?

  • A.

    500

  • B.

    1000

  • C.

    1500

  • D.

    2000

  • E.

    2500

Um pai, andando pela praia, conversava com seu filho sobre a possibilidade de determinar a altura de um coqueiro sem que se subisse no mesmo, utilizando apenas um palito de sorvete e uma trena. Esquematizou na areia as medidas do coqueiro, do palito e suas respectivas sombras, conforme a ilustração.

Seu filho resolveu o problema corretamente, encontrando como medida da altura do coqueiro:

  • A.

    2,10 m

  • B.

    2,70 m

  • C.

    3,00 m

  • D.

    3,30 m

  • E.

    3,60 m

Gauss ou Johann Carl Friedrich Gauss foi um matemático, astrônomo e físico alemão. Conhecido como o príncipe dos matemáticos e considerado por muitos o maior gênio da matemática. Mostrou sua genialidade desde cedo. Conta-se que por volta dos dez anos de idade surpreendeu o professor na sala de aula. Para somar de 1 a 100, Gauss percebeu que era muito mais fácil efetuar a adição, não na ordem em que os números foram apresentados e sim das extremidades para o meio, somando os pares equidistantes dos extremos.

Ele encontrou como resultado

  • A.

    505

  • B.

    5 050

  • C.

    50 050

  • D.

    50 500

  • E.

    10 100

Para calcular o valor numérico de uma expressão algébrica podemos, inicialmente, simplificá-la a fim de reduzir o número de operações. Por exemplo, na expressão

  • A.

    4,25.

  • B.

    3,75.

  • C.

    2,25.

  • D.

    1,95.

  • E.

    1,20.

Um pesquisador entrevistou 500 alunos ingressantes de uma universidade a fim de saber em qual escola haviam concluído o Ensino Médio, com os seguintes resultados:

É correto afirmar que

  • A.

    Beta tem um número maior de ingressantes do que todas as outras escolas juntas.

  • B.

    o percentual menor de alunos ingressantes pertence somente à escola Gama.

  • C.

    a escola Beta teve o maior percentual de ingressantes de todas as escolas pesquisadas.

  • D.

    a escola Alfa tem um terço do percentual de ingressantes que as escolas Gama e Beta juntas.

  • E.

    a escola Ômega tem um quarto do percentual de ingressantes que todas as outras juntas.

Dois números racionais não nulos são inversos entre si quando o produto entre eles resulta no elemento neutro da multiplicação, ou seja, resulta 1. Assim, por exemplo, 0,8 e 1,25 são inversos entre si, pois 0,8 × 1,25 = 1,0. Existe um número real que quando adicionado ao numerador e subtraído do denominador da fração 7 /13 faz com que ela se converta em sua inversa. Esse número é

  • A.

    um quadrado perfeito, como 4, por exemplo, que é o quadrado de 2.

  • B.

    primo, ou seja, só é divisível por 1 e por si mesmo.

  • C.

    decimal não exato, como 1,2 ou 3,51, por exemplo.

  • D.

    um dos divisores de 24, como 2 ou 3, por exemplo.

  • E.

    inteiro negativo, como −5, por exemplo.

Quantos copos com 200 mL de água, no mínimo, são necessários para encher completamente o vasilhame cônico representado na figura?

  • A.

    4 copos.

  • B.

    5 copos.

  • C.

    12 copos.

  • D.

    15 copos.

  • E.

    16 copos.

Observe a tabela contendo valores de algumas potências de base 3.

Com base nos valores dessa tabela, qual é a solução da equação 3x = 150?

  • A.

    4,6.

  • B.

    4,5.

  • C.

    4,4.

  • D.

    4,3.

  • E.

    4,2.

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