Questões de Matemática da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Os nove primeiros números ímpares positivos deverão ser distribuídos pelas nove células do quadrado abaixo, de forma que a soma dos números de qualquer linha, qualquer coluna e qualquer diagonal seja sempre S (em cada célula deverá ser colocado um número diferente).

Nessas condições, o número que será colocado na célula escura e o valor de S são, respectivamente,

  • A. 5 e 15
  • B. 9 e 15
  • C. 5 e 27
  • D. 9 e 27
  • E. 15 e 33

Nas condições dadas, a área do quadrilátero, em cm2, é

  • A.

    36.

  • B.

    24

  • C.

    25

  • D.

    12

  • E.

    36

Assinale, entre as construções sugeridas abaixo, aquela que não se consegue executar com o uso de uma régua não graduada e de um compasso.

  • A.

    Dado um triângulo construir uma circunferência inscrita a ele.

  • B.

    Construir uma reta perpendicular a uma reta dada.

  • C.

    Construir um quadrado dada a medida do seu lado.

  • D.

    Construir um hexágono regular.

  • E.

    Fazer a trissecção de um ângulo qualquer.

Quantas unidades há de diferença entre as áreas das duas figuras representadas na malha pontilhada?

 

  • A.

    6.

  • B.

    8.

  • C.

    9.

  • D.

    10.

  • E.

    11.

No desenho abaixo estão representados 4 triângulos, ABC, ABD, ABE e ABF com vértices colocados sobre retas paralelas (r//s).

Em relação a esses triângulos podemos afirmar com certeza que:

  • A.

    todos têm o mesmo perímetro.

  • B.

    apenas um deles é retângulo.

  • C.

    todos têm a mesma área.

  • D.

    todos são triângulos isósceles.

  • E.

    nenhum deles é obtusângulo.

Um aluno desenhou uma reta numérica em seu caderno. Em seguida, partindo do ponto que representa o número 1, traçou um segmento perpendicular à reta, medindo 2 unidades e marcou o ponto A na extremidade do segmento. Depois, pegou um compasso, colocou a ponta seca no ponto da reta correspondente ao número 2 e abriu-o até que a outra ponta chegasse ao ponto A.

Considerando B e C como os números representados na reta por esses pontos, qual é o número correspondente a B + C?

  • A.

  • B.

    4.

  • C.

  • D.

  • E.

Nove caixotes de formato cúbico de 80 cm de aresta foram empilhados conforme representado no desenho.

Se a distância entre as estacas A e B é igual a 720 cm, qual é a medida do comprimento da corda esticada entre as estacas para manter o arranjo fixo?

  • A.

    880 cm.

  • B.

    800 cm.

  • C.

    780 cm.

  • D.

    720 cm.

  • E.

    680 cm.

No desenho abaixo podemos observar uma circunferência sobre a qual foram assinalados 4 pontos (A, B, C e D). De um ponto P, externo à circunferência, foram traçadas duas semi retas, uma delas passando por C e D e a outra por A e B. Nessa situação, ficaram formados dois triângulos semelhantes: PBC e PDA.

  • A.

    8 cm.

  • B.

    10 cm.

  • C.

    11 cm.

  • D.

    12 cm.

  • E.

    14 cm.

Considere a figura seguinte:

Se fosse possível deslizar tal figura sobre a folha em que ela está desenhada, certamente ela coincidiria com a figura:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Na construção de uma caixa de papelão em forma de tetraedro regular foi consumida exatamente uma folha de cartolina de  . Qual a medida da área de cada face?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

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