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Um professor pediu que seus alunos desenhassem (com régua e compasso) em uma cartolina dura e de material com massa uniformemente distribuída um triângulo escaleno qualquer. Em seguida, o professor pediu que os alunos recortassem o triângulo e marcassem nele (usando régua e compasso) os seguintes pontos:
− ponto equidistante dos vértices do triângulo (P);
− ponto equidistante dos lados do triângulo (Q);
− centro de massa do triângulo (R).
Sabendo-se que:
− Baricentro é o encontro das três medianas;
− Circuncentro é o encontro das três mediatrizes;
− Incentro é o encontro das três bissetrizes;
− Ortocentro é o encontro das três alturas.
Alunos que resolveram corretamente o problema proposto pelo professor marcaram P, Q e R por meio das construções, respectivamente, do
baricentro, incentro e circuncentro.
circuncentro, incentro e ortocentro.
ortocentro, incentro e circuncentro.
circuncentro, incentro e baricentro.
incentro, circuncentro e baricentro.
Um artista esculpe um cubo de pedra e, em seguida, escava em uma das faces um cone circular reto. A base circular do cone está inscrita na face do cubo, e o vértice do cone coincide com o ponto de encontro das diagonais da face oposta à face escavada do cubo. Uma planificação adequada da superfície externa dessa obra é
Aplicando o Teorema de Pitágoras é possível determinar a
medida do volume de um cubo conhecendo-se a medida de sua aresta.
medida da área de um retângulo conhecendo-se as medidas de seus lados.
distância entre dois pontos quaisquer de uma circunferência conhecendo-se suas coordenadas.
constante de proporcionalidade entre duas figuras semelhantes.
medida da diagonal de um quadrado conhecendo-se a medida de seu lado e vice-versa.
Os termos da sequência (25; 22; 11; 33; 30; 15; 45; 42; 21; 63; . . .) são obtidos segundo um determinado padrão. De acordo com esse padrão o décimo terceiro termo da sequência deverá ser um número
não inteiro.
ímpar.
maior do que 80.
divisível por 4.
múltiplo de 11.
Em um determinado período, uma indústria fabrica um produto e consegue vender todas as unidades produzidas. O custo total correspondente (CT) é dado por CT = 10q unidades monetárias, em que q é o número de unidades produzidas e vendidas. A demanda para esse produto obedece a relação p =−0,125q + 25, sendo p o preço unitário de venda do produto em unidades monetárias. O valor do lucro máximo total, nesse período, alcançado pela indústria é, em unidades monetárias, igual a
450.
650.
900.
1.050.
1.350.
O gráfico a seguir representa a função f, de domínio real, dada pela lei f(x) = ax2 + bx + c.
Sabendo que a, b e c são constantes, é correto concluir que
Uma variável real y depende de uma variável real x de forma que, sempre que x aumenta 4 unidades, o valor de y aumenta 2 unidades. Dentre os gráficos abaixo, o único que pode representar a relação de dependência dessas duas variáveis é
Na tela de um videogame de bolso, um ponto percorre em 4,5 segundos os lados não paralelos e a base menor de um trapézio isósceles, com velocidade constante de 2 cm/s. Sabe-se que o ângulo agudo entre um lado não paralelo do trapézio e a base maior mede 30º, e que a altura do trapézio mede 2 cm. Nas condições dadas, a medida da base menor do trapézio, em cm, é
1.
0,8.
1,2.
1,5.
2.
Certo dia em que faltou luz em uma cidade, duas velas de mesma altura e mesma forma foram acesas num mesmo istante. Relativamente a essas duas velas, sabe-se que: suas chamas se mantiveram acesas até que fossem totalmente consumidas; ambas queimaram em velocidades constantes; uma delas foi totalmente consumida em 4 horas, enquanto que a outra o foi em 3 horas. Assim sendo, a partir do instante em que as velas foram acesas, quanto tempo foi decorrido até que a medida da altura de uma das velas ficou igual ao triplo da medida da altura da outra?
2 horas.
2 horas e 15 minutos.
2 horas e 40 minutos.
3 horas.
3 horas e 20 minutos.
Considere as seguintes afirmações:
I. Se x é um número inteiro, então .
II. 0,36363612480215 . . . é um número racional.
III. A expressão (8,8 X 10-9). (6,025 X 106) é equivalente a 5,305 X 10-2.
Relativamente a essas afirmações, é correto afirmar que
I, II e III são verdadeiras.
apenas I e III são verdadeiras.
apenas II e III são verdadeiras.
apenas uma é verdadeira.
I, II e III são falsas.
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