Lista completa de Questões de Matemática da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A pista de corrida onde Antenor treina para provas de longa distância circunda um parque com formato circular com 100m de raio. Já a pista onde Benedito treina circunda um parque com formato quadrado de 150m de lado. Comparando os comprimentos das duas pistas e as áreas ocupadas pelos dois parques concluímos que:
tanto o comprimento da pista quanto a área do parque onde Antenor treina são maiores do que os correspondentes do parque onde treina Benedito;
tanto o comprimento da pista quanto a área do parque onde Antenor treina são menores do que os correspondentes do parque onde treina Benedito;
o comprimento da pista onde Antenor treina é maior do que o da pista onde treina Benedito, mas a área do parque é menor do que a de onde Benedito se exercita;
o comprimento da pista onde Antenor treina é menor do que o da pista onde treina Benedito, mas a área do parque é maior do que a de onde Benedito se exercita;
o comprimento da pista onde Antenor treina é maior do que o da pista onde Benedito treina, mas as áreas dos dois parques são iguais.
Na figura a seguir, B é o ponto médio do segmento AC.
A razão entre as áreas do triângulo ABD e BCD é igual a:
1;
2
Um artista pintou um painel composto por quatro azulejos quadrados brancos, cada um deles com um quadrado inscrito pintado de cinza, como mostra a figura:
A razão entre a área branca e a área cinza é igual a:
1;
Avalie as afirmativas a seguir, acerca de números:
I - Todo número natural é um número racional.
II - Todo número irracional é um número real.
III - Todo número real é um número racional.
IV - Todo número natural é um número inteiro.
Estão corretas somente as afirmativas:
I e IV;
II e III;
I, II e III;
I, II e IV;
II, III e IV.
Um bilhão equivale a:
dez vezes um milhão;
cem vezes um milhão;
mil vezes um milhão;
cem mil vezes um milhão;
um milhão vezes um milhão.
Se racionalizarmos o denominador de obtemos:
O professor pediu que cada aluno de uma turma pensasse em um número natural N, elevasse-o ao quadrado, somasse 5 ao resultado e anotasse, então, esse último número, que vamos chamar de X. Em seguida, cada aluno disse a um colega qual resultado X obtivera. O desafio do professor seria esse colega determinar o número natural N originalmente pensado pelo outro aluno. Para calcular o valor de N pensado pelo colega, a partir do valor X, o aluno deve fazer a seguinte conta:
O resultado de 5 + 30 ÷ 5 3 é:
4;
8;
12;
17;
20.
Se f (x) = 2x – 10, então f (5) é igual a:
0;
2;
4;
6;
10.
A derivada de f (x) = no ponto x = 8 é igual a:
1/3;
4/3
2/5
5/3
3/5
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