Questões de Matemática da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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A pista de corrida onde Antenor treina para provas de longa distância circunda um parque com formato circular com 100m de raio. Já a pista onde Benedito treina circunda um parque com formato quadrado de 150m de lado. Comparando os comprimentos das duas pistas e as áreas ocupadas pelos dois parques concluímos que:

  • A.

    tanto o comprimento da pista quanto a área do parque onde Antenor treina são maiores do que os correspondentes do parque onde treina Benedito;

  • B.

    tanto o comprimento da pista quanto a área do parque onde Antenor treina são menores do que os correspondentes do parque onde treina Benedito;

  • C.

    o comprimento da pista onde Antenor treina é maior do que o da pista onde treina Benedito, mas a área do parque é menor do que a de onde Benedito se exercita;

  • D.

    o comprimento da pista onde Antenor treina é menor do que o da pista onde treina Benedito, mas a área do parque é maior do que a de onde Benedito se exercita;

  • E.

    o comprimento da pista onde Antenor treina é maior do que o da pista onde Benedito treina, mas as áreas dos dois parques são iguais.

Na figura a seguir, B é o ponto médio do segmento AC.

A razão entre as áreas do triângulo ABD e BCD é igual a:

  • A.

    1;

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

    2

Um artista pintou um painel composto por quatro azulejos quadrados brancos, cada um deles com um quadrado inscrito pintado de cinza, como mostra a figura:

A razão entre a área branca e a área cinza é igual a:

  • A.

    1;

  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Avalie as afirmativas a seguir, acerca de números:

I - Todo número natural é um número racional.

II - Todo número irracional é um número real.

III - Todo número real é um número racional.

IV - Todo número natural é um número inteiro.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I e IV;

  • B.

    II e III;

  • C.

    I, II e III;

  • D.

    I, II e IV;

  • E.

    II, III e IV.

Um bilhão equivale a:

  • A.

    dez vezes um milhão;

  • B.

    cem vezes um milhão;

  • C.

    mil vezes um milhão;

  • D.

    cem mil vezes um milhão;

  • E.

    um milhão vezes um milhão.

Se racionalizarmos o denominador de  obtemos:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

O professor pediu que cada aluno de uma turma pensasse em um número natural N, elevasse-o ao quadrado, somasse 5 ao resultado e anotasse, então, esse último número, que vamos chamar de X. Em seguida, cada aluno disse a um colega qual resultado X obtivera. O desafio do professor seria esse colega determinar o número natural N originalmente pensado pelo outro aluno. Para calcular o valor de N pensado pelo colega, a partir do valor X, o aluno deve fazer a seguinte conta:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

O resultado de 5 + 30 ÷ 5 – 3 é:

  • A.

    4;

  • B.

    8;

  • C.

    12;

  • D.

    17;

  • E.

    20.

Se f (x) = 2x – 10, então f (5) é igual a:

  • A.

    0;

  • B.

    2;

  • C.

    4;

  • D.

    6;

  • E.

    10.

A derivada de f (x) =  no ponto x = 8 é igual a:

  • A.

    1/3;

  • B.

    4/3

  • C.

    2/5

  • D.

    5/3

  • E.

    3/5

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