Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Rede Mãe Paranaense tem como objetivo reduzir a mortalidade materna e infantil em todas as regiões do Paraná. Segundo a terceira edição da Linha Guia da Rede Mãe Paranaense, a criança estratificada como risco intermediário é aquela:
Movimento paradoxal do tórax é um sinal de
Sobre a conduta do pediatra, diante do atendimento de um caso de violência sexual,
Puérpera de 18 anos apresenta um medo persistente de estrangular seu filho recém nascido. Para seu terapeuta, a ira direcionada ao menino tornou-se inconsciente. Com base nessa formulação, o mecanismo de defesa apresentado pela paciente é:
Com referência aos quatro estágios de evolução eletrocardiográfica observados em pacientes com diagnóstico de pericardite aguda, julgue os itens subsequentes. No estágio 1 (primeiras horas a dias do início do quadro evolutivo), são observados os seguintes achados, geralmente em todas as derivações: o segmento PR encontra-se isoelétrico ou supradesnivelado; infradesnivelamento do ponto J e do segmento ST; e as ondas T têm polaridade oposta à maior deflexão do complexo QRS.
No que diz respeito a doenças inflamatórias intestinais, julgue os seguintes itens. Na doença de Crohn, o reto é frequentemente poupado.
Acerca da propagação do potencial de ação nos neurônios, julgue os itens subsecutivos. A junção neuromuscular não pode ser considerada como uma sinapse química, já que no lugar do neurônio pós-sináptico encontra-se uma fibra muscular.
Uma lactente, nascida a termo, com peso adequado, sem intercorrências no pré-natal e em sala de parto, recebeu alta da maternidade com 48 horas de vida. No sexto dia de vida, chega à emergência taquipneica, sudorética, taquicárdica, oligúrica, apresentando sinais de desconforto respiratório com tiragem intercostal e subcostal, fígado palpável a 3 cm do rebordo costal à direita. A ausculta pulmonar apresenta creptantes difusos, ausculta cardíaca com ritmo regular, em dois tempos; sopro sistólico 1+/6+ em bordo esternal esquerdo médio, sopro sistólico 3+/6 no dorso, em região interescapular à esquerda; pulsos em membros superiores: 4+/4+ em membros inferiores: 2+/4+. Exames laboratoriais com hemograma e marcadores inflamatórios normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A anormalidade cardíaca mais comumente associada à coarctação de aorta é a válvula aórtica bicúspide.Paciente comparece ao posto de saúde para primeira consulta ginecológica. A menarca foi aos 12 anos de idade e iniciou relações sexuais há dois anos, com uso de preservativo.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Pela rotina do MS e INCA, se, após o primeiro exame, vier no laudo atipias de significado indeterminado em células escamosas possivelmente não neoplásicas, deve-se realizar colposcopia.Paciente de 70 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, vai com o próprio filho ao hospital, pois encontra-se chorosa, anedônica. Na anamnese, refere que vem apresentando episódios de insônia terminal. O médico geriatra então aplica a escala de depressão geriátrica (GDS), que se encontra em 10. São solicitados exames laboratoriais, que se apresentam todos normais. Inicia-se então citalopram 20 mg e clonazepam 2 mg associado até o retorno. Após dois meses, a paciente retorna sonolenta, porém mais disposta. Realizado nova escala GDS = 6.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A paciente teve, após dois meses, uma resposta parcial ao antidepressivo, logo, orienta-se aumentar a dose para se obter resposta plena.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...