Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência aos quatro estágios de evolução eletrocardiográfica observados em pacientes com diagnóstico de pericardite aguda, julgue os itens subsequentes. A presença do ponto J e do segmento ST acentuadamente infradesnivelado em associação com ondas T retificadas e o supradesnivelamento do segmento PR são características clássicas do estágio 2 de evolução eletrocardiográfica, geralmente visto na primeira semana de evolução.
No que diz respeito a doenças inflamatórias intestinais, julgue os seguintes itens. Em indivíduos acometidos por retocolite ulcerativa, são comuns a ocorrência de fístulas e ulceração no íleo terminal e a presença de estenose.
Acerca da propagação do potencial de ação nos neurônios, julgue os itens subsecutivos. Os potenciais excitatórios pós-sinápticos podem somar-se nos domínios espacial e(ou) temporal.
Uma lactente, nascida a termo, com peso adequado, sem intercorrências no pré-natal e em sala de parto, recebeu alta da maternidade com 48 horas de vida. No sexto dia de vida, chega à emergência taquipneica, sudorética, taquicárdica, oligúrica, apresentando sinais de desconforto respiratório com tiragem intercostal e subcostal, fígado palpável a 3 cm do rebordo costal à direita. A ausculta pulmonar apresenta creptantes difusos, ausculta cardíaca com ritmo regular, em dois tempos; sopro sistólico 1+/6+ em bordo esternal esquerdo médio, sopro sistólico 3+/6 no dorso, em região interescapular à esquerda; pulsos em membros superiores: 4+/4+ em membros inferiores: 2+/4+. Exames laboratoriais com hemograma e marcadores inflamatórios normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O ecocardiograma fetal normal não afasta definitivamente o diagnóstico de coarctação de aorta.Paciente comparece ao posto de saúde para primeira consulta ginecológica. A menarca foi aos 12 anos de idade e iniciou relações sexuais há dois anos, com uso de preservativo.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Pela rotina do MS e INCA, os exames deverão ser repetidos até os 60 anos de idade.Paciente de 70 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, vai com o próprio filho ao hospital, pois encontra-se chorosa, anedônica. Na anamnese, refere que vem apresentando episódios de insônia terminal. O médico geriatra então aplica a escala de depressão geriátrica (GDS), que se encontra em 10. São solicitados exames laboratoriais, que se apresentam todos normais. Inicia-se então citalopram 20 mg e clonazepam 2 mg associado até o retorno. Após dois meses, a paciente retorna sonolenta, porém mais disposta. Realizado nova escala GDS = 6.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A depressão em idosos é uma das maiores causas de deficits de memória.Paciente de 19 anos de idade, primigesta, com 35 semanas de gestação, tabagista de 10 cigarros/dia, com má adesão ao pré-natal, apresenta exames solicitados de terceiro trimestre, entre eles VDRL 1:16, e demais sorologias não reagentes. Paciente nega tratamento prévio para sífilis e desconhece o diagnóstico da doença; não realizou sorologias de primeiro e segundo trimestre. Considerando essa situação e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir. Por se tratar de uma sorologia não treponêmica, o VDRL, nesse caso, deve ser um falso positivo e, portanto, não se deve realizar o tratamento.
Julgue os itens seguintes, com relação aos estabilizadores de humor. O valproato, geralmente, é mais efetivo na prevenção de episódios maníacos do que nos episódios depressivos do transtorno bipolar do humor.
No que se refere à diabetes melito, julgue os itens seguintes. A hemoglobina glicosilada faz parte dos critérios diagnósticos, desde que as alterações apresentem concordância com a glicemia de jejum.
Julgue os itens de 6 a 11, acerca de medicamentos que agem no sistema nervoso central (SNC). O antipsicótico clorpromazina é utilizado apenas para o controle da esquizofrenia, especialmente na fase de manutenção, em que o paciente não apresenta surtos psicóticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...