Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente comparece ao posto de saúde para primeira consulta ginecológica. A menarca foi aos 12 anos de idade e iniciou relações sexuais há dois anos, com uso de preservativo.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Pela rotina do MS e INCA, esfregaços normais somente com células escamosas devem ser repetidos com intervalo de um ano.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, dá entrada na emergência hospitalar com parestesias nos quatro membros, com evolução de dois dias, iniciadas em membros inferiores (MMII), associadas a fraqueza iniciada naquele dia. Revela quadro de gastroenterite com sangue e muco há 15 dias antes do início dos sintomas atuais. O exame físico revelou hiporreflexia profunda e tetraparesia desproporcional com força grau III em MMII, e força grau IV em membros superiores, sem outras alterações neurológicas; sinais vitais normais. Há sete anos, teve os mesmos sintomas neurológicos, mas não lembra o respectivo tratamento. Na admissão, TC de crânio e punção lombar estavam normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A maioria dos casos, mesmo sendo tratados com imunoglobulina corretamente ou plasmaferese, pode apresentar recidiva de doença, como foi o caso dessa paciente.Paciente de 19 anos de idade, primigesta, com 35 semanas de gestação, tabagista de 10 cigarros/dia, com má adesão ao pré-natal, apresenta exames solicitados de terceiro trimestre, entre eles VDRL 1:16, e demais sorologias não reagentes. Paciente nega tratamento prévio para sífilis e desconhece o diagnóstico da doença; não realizou sorologias de primeiro e segundo trimestre. Considerando essa situação e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir. Em caso de alergia à medicação padrão ouro, a paciente deve ser dessensibilizada em meio hospitalar.
Julgue os itens seguintes, com relação aos estabilizadores de humor. A lamotrigina inibe o metabolismo do valproato, com elevação significativa de seus níveis plasmáticos.
A respeito da urticária e de aspectos diversos a ela relacionados, julgue os itens subsecutivos. A urticária envolve a derme profunda, ao passo que o angioedema afeta a derme superficial e o tecido subcutâneo.
Julgue os itens de 6 a 11, acerca de medicamentos que agem no sistema nervoso central (SNC). A esquizofrenia é uma doença mental crônica, caracterizada tanto por sintomas positivos como delírio, alucinações auditivas, ilusões, agitação extrema, crises agressivas, comportamento destrutivo e desagregação do pensamento, como por sintomas negativos, tais como embotamento afetivo, dificuldade de julgamento e de atenção, desorganização de pensamento e falta de motivação.
Com relação às complicações pleurais da cirurgia pulmonar, julgue os itens subsequentes. Detectada a atelectasia, não deve ser postergada a broncoscopia flexível em casos de pacientes hipoxêmicos, com precária reserva funcional, nem naqueles que não respondem de maneira satisfatória ao tratamento conservador, nos quais haja suspeita de rolha brônquica.
Paciente do sexo feminino, 76 anos de idade, reside com a filha e foi avaliada no consultório médico após sofrer queda em casa, mas sem fratura. Nos últimos meses, a filha tem percebido que a mãe tem deixado de ir à igreja, fazer compras perto de casa e tem apresentado alteração do equilíbrio e medo de cair, além de sinais de desânimo e tristeza.
Com base nesse caso clínico e no assunto relacionado a quedas, julgue os itens a seguir.
Os acidentes são a quinta causa de morte em pacientes mais velhos, e as quedas constituem dois terços dessas mortes acidentais. A maior parte das mortes decorrentes de quedas ocorre naqueles com mais de 65 anos de idade, e as complicações de quedas são a causa principal de morte por trauma em indivíduos com mais de 65 anos de idade.Paciente de 70 anos hipertenso e diabético, com diagnóstico de estenose aórtica, será submetido a troca de valva aórtica, nesse paciente devemos ter como objetivo da anestesia:
NÃO constitui uma vantagem da Máscara Laríngea:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...