Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Instruções: As questões de (40) a (42) devem ser respondidas com base no quadro clínico abaixo. Paciente de 2 anos, 12 kg, admitido no pronto atendimento com história de febre, vômitos e sintomas respiratórios há 7 dias. Consultou com seu pediatra no primeiro dia dos sintomas, sendo diagnosticado com um quadro viral. Evoluiu com melhora dos vômitos, porém com persistência e piora da curva térmica. Diurese reduzida. Exame clínico inicial: Afebril, prostrado, mucosas secas, gemente. Ritmo cardíaco regular em 2 tempos, taquicárdico, FC: 166 bpm, pulsos periféricos finos, tempo de enchimento capilar lentificado. PA: 88/60 mmHg. Esforço respiratório moderado, FR: 60 irpm, Saturação de O2 em ar ambiente: 89%, ausculta reduzida em hemitórax direito, abolida em base. Abdome livre. São alterações laboratoriais compatíveis com o quadro clínico desse paciente, exceto:
Segundo Eugen Bleuler, o(s) seguinte(s) sintoma(s) teria(m) valor apenas secundário para o diagnóstico da esquizofrenia:
Tendo como referência o gráfico e as informações precedentes, julgue os itens seguintes, relativos ao potencial de ação.
O cronotropismo cardíaco depende da frequência de disparo da célula P em tela, que está associada basicamente à velocidade de despolarização da fase 4 do potencial de ação, bem como aos níveis do potencial limiar e do potencial máximo de repouso.Com relação às doenças que acometem o esôfago, julgue os próximos itens. Para diagnóstico definitivo de esofagite herpética, é necessário realizar endoscopia com biópsias dos centros das úlceras para estudo histológico e de cultura.
Acerca da propagação do potencial de ação nos neurônios, julgue os itens subsecutivos. Os anestésicos locais bloqueiam a geração, mas não a propagação dos potenciais de ação nas membranas excitáveis.
Um paciente de 4 anos de idade apresenta edema discreto de mãos e pés há três dias, associado a lesões que inicialmente se manifestaram como máculas róseas e evoluíram com petéquias e pápulas elevadas, de coloração arroxeada. Apresentou febre baixa, prostração e queixas de dor abdominal em cólicas durante a última semana. Ao exame físico, observa-se também edema, calor e dor articular em tornozelos. Foi levado ao pronto atendimento por piora da dor abdominal associada à evacuação com muco e sangue.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O envolvimento renal costuma manifestar-se predominantemente como síndrome nefrótica, justificando o edema apresentado pelo paciente.Paciente comparece ao posto de saúde para primeira consulta ginecológica. A menarca foi aos 12 anos de idade e iniciou relações sexuais há dois anos, com uso de preservativo.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Pela rotina do MS e INCA, orienta-se que, após dois exames citopatológicos normais, mulheres devem realizar a coleta a cada três anos.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, dá entrada na emergência hospitalar com parestesias nos quatro membros, com evolução de dois dias, iniciadas em membros inferiores (MMII), associadas a fraqueza iniciada naquele dia. Revela quadro de gastroenterite com sangue e muco há 15 dias antes do início dos sintomas atuais. O exame físico revelou hiporreflexia profunda e tetraparesia desproporcional com força grau III em MMII, e força grau IV em membros superiores, sem outras alterações neurológicas; sinais vitais normais. Há sete anos, teve os mesmos sintomas neurológicos, mas não lembra o respectivo tratamento. Na admissão, TC de crânio e punção lombar estavam normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Eletroneuromiografia pode apresentar polineuropatia periférica desmielinizante sistêmica com sinais de dano axonal associado.Paciente de 19 anos de idade, primigesta, com 35 semanas de gestação, tabagista de 10 cigarros/dia, com má adesão ao pré-natal, apresenta exames solicitados de terceiro trimestre, entre eles VDRL 1:16, e demais sorologias não reagentes. Paciente nega tratamento prévio para sífilis e desconhece o diagnóstico da doença; não realizou sorologias de primeiro e segundo trimestre. Considerando essa situação e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir. É necessário realizar corticoterapia em duas doses para maturação pulmonar e logo induzir o trabalho de parto.
Julgue os itens seguintes, com relação aos estabilizadores de humor. O uso do lítio durante a gestação não aumenta de maneira significativa o risco absoluto de malformações congênitas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...