Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da propagação do potencial de ação nos neurônios, julgue os itens subsecutivos. A desmielinização interfere na condução saltatória, podendo deixar mais lenta ou mesmo bloquear a propagação dos potenciais de ação.
Um paciente de 4 anos de idade apresenta edema discreto de mãos e pés há três dias, associado a lesões que inicialmente se manifestaram como máculas róseas e evoluíram com petéquias e pápulas elevadas, de coloração arroxeada. Apresentou febre baixa, prostração e queixas de dor abdominal em cólicas durante a última semana. Ao exame físico, observa-se também edema, calor e dor articular em tornozelos. Foi levado ao pronto atendimento por piora da dor abdominal associada à evacuação com muco e sangue.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O sangramento digestivo afasta a hipótese de púrpura de Henoch-Schöenlein e torna mandatória a investigação de outras causas.Paciente comparece ao posto de saúde para primeira consulta ginecológica. A menarca foi aos 12 anos de idade e iniciou relações sexuais há dois anos, com uso de preservativo.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Pela rotina do MS e INCA, qualquer mulher nessa condição deverá coletar seu primeiro exame citopatológico.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, dá entrada na emergência hospitalar com parestesias nos quatro membros, com evolução de dois dias, iniciadas em membros inferiores (MMII), associadas a fraqueza iniciada naquele dia. Revela quadro de gastroenterite com sangue e muco há 15 dias antes do início dos sintomas atuais. O exame físico revelou hiporreflexia profunda e tetraparesia desproporcional com força grau III em MMII, e força grau IV em membros superiores, sem outras alterações neurológicas; sinais vitais normais. Há sete anos, teve os mesmos sintomas neurológicos, mas não lembra o respectivo tratamento. Na admissão, TC de crânio e punção lombar estavam normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Punção lombar no início pode ter achados como celularidade alta, bem como índice de proteínas elevadas.Paciente de 19 anos de idade, primigesta, com 35 semanas de gestação, tabagista de 10 cigarros/dia, com má adesão ao pré-natal, apresenta exames solicitados de terceiro trimestre, entre eles VDRL 1:16, e demais sorologias não reagentes. Paciente nega tratamento prévio para sífilis e desconhece o diagnóstico da doença; não realizou sorologias de primeiro e segundo trimestre. Considerando essa situação e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir. O tratamento padrão ouro é penicilina benzatina 7.200.000 UI, IM para o casal.
Julgue os itens seguintes, com relação aos estabilizadores de humor. A lamotrigina geralmente é mais efetiva no tratamento de episódios maníacos do que nos episódios depressivos do transtorno bipolar.
A respeito da urticária e de aspectos diversos a ela relacionados, julgue os itens subsecutivos. A duração das urticárias acima de seis semanas configura cronicidade e ocorre em aproximadamente 30% dos pacientes.
A respeito da utilização de anticoncepcionais, julgue os itens que se seguem. Estudos recentes comprovam que o uso prolongado de anticoncepcionais não provoca qualquer tipo de efeito cardiovascular adverso.
Com relação às complicações pleurais da cirurgia pulmonar, julgue os itens subsequentes. O quadro clínico de empiema pleural pós-operatório sem fístula broncopleural é, geralmente, insidioso e acompanhado por sinais e sintomas inespecíficos.
Paciente, 88 anos de idade, ex-tabagista, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica avançada, em uso de oxigenioterapia domiciliar, foi internada por nova infecção respiratória e, apesar do tratamento administrado, não vem apresentando resposta clínica satisfatória, evoluindo com piora do quadro clínico, desconforto respiratório, anorexia e confusão mental.
Considerando esse caso clínico e os cuidados instituídos em fim de vida, julgue os itens a seguir.
A confusão mental é frequente nos idosos em fase final e incomoda a família. As etiologias mais comuns são iatogenia, hipóxia, distúrbio metabólico, infecção e doença primária do sistema nervoso central. Sempre se deve intervir farmacologicamente nas situações de confusão mental, a fim de reduzir a ansiedade da família do paciente.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...