Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Fármaco que pode piorar hipertensão intracraniana no paciente neurocirúrgico:
NÃO pode ser utilizado como parâmetro para verificação do posicionamento do tubo endotraqueal a(o)
O diagnóstico da febre reumática, causa mais comum de cardiopatia adquirida em crianças e adultos jovens, é eminentemente clínico. A sistematização do mesmo para o primeiro surto agudo dá-se a partir dos Critérios de Jones. Segundo esses critérios, a alternativa que indica alta probabilidade de febre reumática é:
Em relação à dacriocistite, pode-se afirmar que
Os sintomas neurovegetativos reversos são característicos da:
A partir do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O sucesso do tratamento dessa condição clínica depende de três componentes básicos: antibioticoterapia (com agente bactericida, por via intravenosa, em elevadas doses e por tempo prolongado); retirada do sistema de marca-passo (do gerador e geralmente dos eletrodos); e reimplantação de novo sistema de marca-passo.Com relação às doenças que acometem o esôfago, julgue os próximos itens. Pacientes com esofagite eosinofílica apresentam sintomas esofágicos ou do trato digestivo superiores em associação com biópsia esofágica com mais de 15 eosinófilos/campo, desde que ausentes sinais de refluxo gastroesofágico.
Com relação à doença de Parkinson e ao parkinsonismo atípico, julgue os itens subsequentes. O exame eletromiográfico do esfíncter anal ou uretral externo é útil para estabelecer o diagnóstico de síndrome de Shy-Drager.
Um paciente de 4 anos de idade apresenta edema discreto de mãos e pés há três dias, associado a lesões que inicialmente se manifestaram como máculas róseas e evoluíram com petéquias e pápulas elevadas, de coloração arroxeada. Apresentou febre baixa, prostração e queixas de dor abdominal em cólicas durante a última semana. Ao exame físico, observa-se também edema, calor e dor articular em tornozelos. Foi levado ao pronto atendimento por piora da dor abdominal associada à evacuação com muco e sangue.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Trata-se de provável púrpura de Henoch-Schöenlein, embora o paciente não esteja na faixa etária típica de apresentação dessa vasculite.Gestante, 36 anos de idade, compareceu à emergência obstétrica com queixa de diminuição da movimentação fetal. Estava grávida pela quarta vez e não fazia pré-natal. Seus três filhos anteriores nasceram com pesos abaixo de 2.500 g. Não sabia a DUM, mas já tinha sentido o feto se movimentar há mais de um mês. Ontem à noite, envolveu-se em uma briga por drogas e relata ter recebido uma pancada no abdome. Ao exame físico, observou-se altura uterina de 25 cm.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Não se indica o uso de misoprostol pelo risco de ruptura uterina, caso a paciente tenha realizado cesariana prévia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...