Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Recentemente, o uso do propofol contínuo tem sido reconhecido como técnica anestésica de escolha em cirurgias cardíacas para pacientes com boa função ventricular. Em relação ao uso do propofol, fármaco utilizado na Anestesia Venosa Total (AVT) em cirurgias cardíacas, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Altas doses podem promover maior proteção cardíaca. Pacientes com baixa função ventricular parecem se beneficiar mais dessas doses mais altas.
  • B. Eleva os níveis séricos de ácidos graxos livres, mas não promove aumento dos lipídeos em nível suficiente para determinar isquemia miocárdica.
  • C. Possui propriedades antioxidantes e de inibição do influxo de cálcio através das membranas celulares, com possível benefício na redução da gravidade da lesão de isquemia‐reperfusão.
  • D. As possíveis desvantagens são atribuídas aos seus efeitos colaterais de diminuição da contratilidade miocárdica e da resistência vascular sistêmica, o que está relacionado à dose e à velocidade de infusão.

Os pacientes com enfisema pulmonar apresentam, como características fisiopatológicas, destruição dos septos alveolares, obstrução ao fluxo expiratório e aprisionamento aéreo. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A cirurgia redutora de volume pulmonar tem melhores resultados em pacientes com enfisema homogêneo e VEF1 abaixo de 20%.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do transplante renal, julgue os itens subsequentes. As neoplasias em pacientes transplantados são mais frequentes do que em indivíduos saudáveis e podem aumentar de acordo com o tipo de imunossupressão que o paciente recebe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das emergências psiquiátricas na prática clínica, julgue o item abaixo. A autópsia psicológica, importante ferramenta para se entender situações associadas ao suicídio, utiliza informações coletadas com pessoas próximas à vítima. A autópsia psicossocial distingue-se da psicológica por ser apenas um levantamento de dados normalmente realizado no Instituto Médico Legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a sangramento e ecografia na gestação, julgue os próximos itens. O exame 3D não se mostra útil para confirmação de ausência, hipoplasia ou atraso na calcificação dos ossos nasais do feto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de quarenta e seis anos de idade, do sexo masculino, queixava-se de queimação retroesternal, disfagia e desconforto retroesternal. Ele apresentou índice de massa corpórea igual a 33 e estava em uso irregular de inibidor de bomba de prótons. Várias endoscopias realizadas anteriormente demonstravam a presença de esofagite erosiva por refluxo e de hérnia hiatal por deslizamento de médio tamanho. A manometria esofágica demonstrou a presença de esfíncter inferior do esôfago intratorácico, de pequeno tamanho e hipotônico, associado a distúrbio hipocontrátil leve do corpo do esôfago. O paciente procurou o serviço médico para avaliação quanto à possibilidade de tratamento cirúrgico da doença do refluxo gastresofágico.

A propósito desse caso clínico e aos diversos aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

Os achados da manometria esofágica do paciente em questão devem estar relacionados a uma esofagite por refluxo mais grave.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à rinite alérgica, julgue os itens que se seguem. Para o tratamento farmacológico da rinite alérgica é indicado o uso dos agentes adrenérgicos, que, entretanto, se forem empregados de forma prolongada — acima de cinco dias —, podem desencadear rinite medicamentosa.

  • C. Certo
  • E. Errado

No dia 3/1/2014, um servidor de vinte e sete anos de idade caiu de uma altura correspondente à sua própria estatura ao tropeçar no tapete do local em que trabalhava e apresentou uma crise convulsiva subsequente a trauma craniano provocado pela queda. Ele foi internado, submetido a exame de tomografia computadorizada de crânio, que diagnosticou edema cerebral difuso, sem desvio de linha média. Foi necessária a administração de doses terapêuticas de fenitoína (hidantalização) na admissão hospitalar. Como houve rebaixamento de consciência, ele foi intubado e permaneceu em ventilação mecânica por um período inicial de setenta e duas horas. Subsequentemente, apresentou broncoaspiração e pneumonia, tendo ficado internado na UTI por sessenta dias. Ele recebeu alta hospitalar no 90.º dia após o trauma e foi submetido a tratamento de reabilitação motora por mais trinta dias. Retornou ao trabalho em 2/5/2014, totalizando cento e vinte dias de licença médica. Apresentou boas condições de saúde até que, em 27/4/2015, foi internado em UTI por apendicite perfurada e peritonite fecal. O tempo total dessa internação foi de quinze dias e ele recebeu alta hospitalar em boas condições, tendo retornado ao trabalho em 11/5/2015. Em 13/5/2015, sua única irmã foi acometida por gravidez tubária rota, necessitando de cirurgia e internação hospitalar. O servidor apresentou atestado e requereu seu afastamento do trabalho por um período de dois dias para acompanhar sua irmã. O atestado foi cadastrado no mesmo dia em que a irmã havia sido internada.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

O atestado apresentado pelo servidor referente aos dias 13 e 14/5/2015 não é passível de homologação, seja por perícia singular, seja por junta médica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere dois pacientes de 25 anos de idade com cirrose hepática além das características abaixo.

PACIENTE I: concomitância de enfisema pulmonar.

PACIENTE II: concomitância de hipopituitarismo e diabetes mellitus.

Dos dados abaixo, encontraremos com maior probabilidade nos pacientes acima, respectivamente,

  • A. genótipo PiZZ e aumento do cobre urinário.
  • B. anel de Kayser-Fleischer e ferritina elevada.
  • C. aumento de porfobilinogênio urinário e genótipo PiMM.
  • D. cromossoma Philadelphia e aumento do ácido 5-hidroxi- indolacético.
  • E. deficiência de alfa1-antitripsina e mutação C282Y.

Sobre a hipertensão arterial em crianças, é correto afirmar que:

  • A. a hipertensão arterial essencial é a causa de etiologia mais frequente;
  • B. o encontro de um valor baixo de renina plasmática afasta a possibilidade de mecanismo mineralocorticoide na gênese da hipertensão;
  • C. a hiperuricemia é um preditor independente de rigidez arterial;
  • D. na emergência hipertensiva a redução da pressão arterial para valores normais é desejada em um período de 12 horas;
  • E. a obesidade não guarda relação com a presença de hipertensão arterial em crianças.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...