Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de trinta anos de idade, eutireoidiana, que apresentava nódulo solitário de 1,5 cm de diâmetro no lobo esquerdo da tireoide, sem sinais de acometimento glanglionar, com, pelo menos, seis meses de evolução, foi submetida à tireoidectomia parcial acompanhada de istmectomia. O resultado do exame histopatológico revelou carcinoma papilífero da tireoide.
Com base no caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
No acompanhamento pós-operatório, a referida paciente deverá ser submetida à dosagem periódica de tireoglubulina, calcitonina e antígeno carcinoembriogênico (CEA).Um homem de vinte e quatro anos de idade procurou atendimento médico queixando-se de mialgia intensa nos membros inferiores, nos membros superiores e no tórax, iniciada havia um dia. O paciente relatou que a urina estava com a cor castanho avermelhada e negou comorbidades prévias. Ele apresentou história de sedentarismo, mas afirmou ter iniciado a prática de atividade física dois dias antes do início dos sintomas, tendo, no primeiro dia de prática de atividade física, se exercitado durante sessenta minutos e, no segundo dia, se exercitado durante cento e vinte minutos. Os exames clínicos revelaram que o paciente, com índice de massa corporal de 27,5, se apresentava REG, hidratado, hipocorado (+1/+4), com perfusão periférica regular, febril, com empastamento de membros superiores, inferiores e tronco. A avaliação osteomuscular indicou impossibilidade total de flexão dos membros superiores, dos membros inferiores e do tronco. O exame físico segmentar não apresentou alteração. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: creatinina = 1,4 mg/dL (VR: 0,5-1,2); ureia = 69 mg/dL (VR: 15-50); hemoglobina = 12,2 g/dL; contagem de leucócitos = 6.500/mm3; contagem de plaquetas = 210.000/mm3; CPK = 56.985 U/L (VR: 26-190); TGO = 950 U/L (VR: até 42); e TGP = 249 U/L (VR: até 43).
Considerando esse caso clínico, julgue os itens de 71 a 78.
Para a resolução do caso, recomenda-se optar pela alcalinização da urina, tratamento mais eficiente que a hidratação.Pedro, sete anos, brincava no sítio do avô quando foi picado por um escorpião. Imediatamente após o acidente, ele foi levado ao hospital mais próximo, que nesse caso ficava a 1,5 hora do sítio. Ao receber atendimento Pedro apresentava: sudorese abundante, tremores, forte dor no local da picada, taquicardia, hipertensão arterial, taquipneia e vômitos profusos e frequentes. De acordo com o quadro, NÃO faz parte do tratamento do paciente:
Um servidor apresentou à inspeção pericial um atestado de seu médico particular, o qual foi cadastrado no sistema SIAPE no dia 3/7/2015. O atestado continha as seguintes informações: O paciente em epígrafe foi atendido neste serviço assistencial no dia 1.º/7/2015 e necessita de dois dias de afastamento do trabalho para sua completa recuperação, em decorrência de código Z47.9 da CID 10. A classificação citada corresponde na CID a seguimento ortopédico não especificado. Os assentamentos funcionais do servidor registram treze dias de licença para tratamento da própria saúde nos últimos doze meses em decorrência da mesma codificação (Z47.9).
Em relação ao caso acima descrito, julgue os itens que se seguem.
O atestado apresentado não é passível de inspeção pericial para fins de homologação, seja por perícia singular, seja por junta médica.São critérios de exclusão do uso de alteplase em um paciente com acidente vascular encefálico isquêmico, EXCETO
Em relação ao tratamento da insuficiência cardíaca, é correto afirmar que:
O Delirium tremens é uma psicose causada pela abstinência e/ou suspensão do uso de drogas ou medicamentos frequentemente associada ao alcoolismo. Assim, é uma forma de manifestação mais intensa e complicada da abstinência do álcool. Os principais distúrbios sensoperceptivos apresentados pelos pacientes são
O infarto do miocárdio ocorre quando há súbito bloqueio de um vaso coronariano, que leva à isquemia da área afetada (resultante do aumento de demanda de oxigênio e suprimento diminuído). Como regra geral, indivíduos que apresentaram infarto do miocárdio devem ser avaliados previamente por profissionais da área médica antes de serem submetidos a procedimentos cirúrgicos orais maiores. Procedimentos cirúrgicos orais maiores em indivíduos que apresentaram infarto do miocárdio devem ser adiados por um período mínimo, após o infarto, de cerca de:
Com referência às afecções da cavidade torácica, julgue os itens a seguir. A eventração diafragmática é assintomática na maioria dos pacientes.
Com relação ao diagnóstico e aos aspectos anatomopatológicos do adenocarcinoma de próstata, julgue os itens seguintes. A avaliação da extensão tumoral pode ser estimada pela percentagem de tumor em cada fragmento de biópsia e tem impacto para se definir o tratamento do paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...