Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em paciente com história de febre, emagrecimento, mononeurite múltipla e necrose de dígito, com ANCA e HbsAg positivos, o diagnóstico mais provável é:
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome psiquiátrica de alta prevalência em crianças e adolescentes. Sobre esse transtorno, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A tríade sintomatológica clássica da síndrome caracteriza‐se por desatenção, hiperatividade e impulsividade.
( ) O diagnóstico do TDAH é fundamentalmente clínico.
( ) O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, sendo o metilfenidato a medicação com maior comprovação de eficácia neste transtorno.
A sequência está correta em
O diagnóstico da febre reumática é clínico, não existindo sinal patognomônico ou exame específico. Os exames laboratoriais, apesar de inespecíficos, sustentam o diagnóstico do processo inflamatório e da infecção estreptocócica. Os critérios de Jones, estabelecidos em 1944, tiveram a sua última modificação em 1992 e continuam sendo considerados o padrão‐ouro para o diagnóstico do primeiro surto da febre reumática. A divisão dos critérios em maiores e menores é baseada na especificidade e não na frequência da manifestação. Assinale um critério maior para o diagnóstico de febre reumática.
Julgue os próximos itens, referentes ao trauma torácico. A respiração paradoxal é comum nos pacientes portadores de ferimentos torácicos por arma branca.
Um paciente de cinquenta e dois anos de idade apresentou PSA (antígeno prostático específico) com resultado de 4,3 ng/mL, laudo da biópsia prostática atestando adenocarcinoma acinar, escore de Gleason 3+3 em 1 fragmento, com 15% de sua extensão.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se, após um ano desse atendimento, o valor de PSA se elevar para 6,8 ng/mL, deverá ser considerado o estabelecimento de tratamento curativo para esse paciente.Com relação aos transtornos de ansiedade, julgue os itens que se seguem. A prevalência de transtorno de pânico em pacientes com prolapso de válvula mitral é mais alta do que na população geral.
Acerca das vias biliares, julgue os próximos itens. A maioria dos pólipos de vesicular biliar é benigna e de colesterol, sendo as lesões benignas geralmente de tamanho inferior a 10 mm.
No que tange ao traumatismo na região cervical, julgue os itens subsecutivos. Nos traumatismos contusos do pescoço, ocorrendo desconforto cervical, dor à palpação ou alteração do nível de consciência, a região cervical do paciente deverá ser imobilizada com colar cervical.
Um paciente de vinte e nove anos de idade foi internado na emergência de um hospital por apresentar aumento do volume abdominal. O paciente relatou que estava obstipado, havia cinco dias, bem como informou que, havia dezessete anos, vinha ingerindo um litro de bebida destilada todos os dias. O exame físico revelou pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg; pulso de 89 bpm; aparelho digestório com abdome ascítico e sinal de piparote positivo; pulmões com murmúrio vesicular fisiológico e sem ruídos adventícios; aparelho cardiovascular com bulhas rítmicas e normofonéticas; sistema nervoso com nuca livre; pupilas isocóricas e fotorreagentes; inversão do ciclo sono-vigília; pele com presença de aranhas vasculares; circulação colateral em abdome e tórax; mucosas hipocoradas (+1/+4) e esclera ictérica (+2/+4). A avaliação laboratorial apresentou os seguintes resultados: TGO = 190,0 U/mL (VR:4-36); TGP = 98 U/mL (VR:4-32); gama glutamil transferase = 458 U/L (VR:12-54); TAP = 35% (INR: 4,32); albumina = 2,0 g/dL (VR: 4-5,3); hemograma com hemoglobina = 9,0 g/dL; contagem de leucócitos = 6.000/mm3; e contagem de plaquetas = 95.000/mm3.
A respeito do caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
A pesquisa sorológica para vírus C, B e HIV é dispensável, já que a etiologia alcoólica é evidente.Um homem de vinte e oito anos de idade, destro, operador de martelete manual há seis anos, procurou atendimento médico no serviço de saúde da sua empresa, queixando-se de embranquecimento, formigamento e adormecimento de todos os dedos da mão direita, e dor em ambos os membros superiores.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Para o trabalhador em apreço, o limite de exposição ocupacional diária à vibração produzida pelo martelete corresponde a um valor de aceleração resultante de exposição normalizada de 15 m/s².{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...