Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito dos transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), julgue os itens seguintes.
Uma das escalas mais utilizadas no diagnóstico de TDAH é a escala ASRS-18, referência para crianças e adolescentes de até dezoito anos de idade.
Julgue os itens a seguir, que versam a respeito de neurociências.
Por meio da memória operacional, o ser humano armazena temporariamente informações que serão úteis apenas para o raciocínio imediato e para a resolução de problemas, ou para a elaboração de comportamentos, podendo ser descartadas em seguida.
Julgue os itens subsecutivos, relacionados ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), aos transtornos de hábitos e impulsos e às compulsões em geral.
Os atos compulsivos são tipicamente egodistônicos.
Com relação ao hipotiroidismo subclínico na infância, assinale a opção correta.
Na síndrome de Down, o aumento do TSH isoladamente é um fator preditivo para tireoidite de Hashimoto.
Na infância, a tireoidite de Hashimoto é a doença mais frequente a cursar com hipotiroidismo subclínico.
Geralmente, a velocidade de crescimento está comprometida no hipotiroidismo subclínico.
História familiar de doença tireoidiana é preditiva para aumento do TSH no hipotiroidismo subclínico idiopático.
A maioria das crianças com hipotiroidismo subclínico evoluem com queda de T4 livre.
Com relação à anatomia do sistema nervoso e do crânio, assinale a opção correta.
O lobo occipital não é delimitado claramente por nenhum sulco, por isso seus limites anatômicos são definidos pelo osso de mesmo nome e pela sutura lambdoide.
Não há correlação exata entre os ossos do crânio e o os lobos cerebrais de mesmo nome. O osso frontal é maior que o lobo frontal, de maneira que cobre também parte do lobo parietal.
Por serem determinados geneticamente, os sulcos e giros cerebrais seguem o mesmo padrão de direção e trajeto nos dois hemisférios de um indivíduo, sem variação.
Alguns sulcos cerebrais seguem seu trajeto ininterruptamente em 100% das vezes, sem serem descontinuados por giros. Entre estes sulcos estão o pré-central e o temporal inferior.
São descritos quatro giros principais na convexidade lateral do lobo frontal, mas apenas um deles segue a mesma direção do sulco central.
A IRA tem sido definida, tradicionalmente, como perda abrupta da função renal, que resulta na retenção de escórias nitrogenadas e na desregulação do volume extracelular e dos eletrólitos. De acordo com o critério RIFLE, há três níveis de IRA: risco, injúria e insuficiência (failure). Com base nesse critério, assinale a opção correta.
O risco de o paciente apresentar IRA é definido pelo aumento de uma vez e meia da creatinina sérica, em relação à creatinina basal.
O aumento de duas vezes da creatinina sérica, em relação à creatinina basal, define a insuficiência pelo critério RIFLE.
A injúria é definida por um débito urinário menor que 0,3 mL/kg por um período de doze horas.
Um débito urinário menor que 1,0 mL/kg/hora por um período de seis horas define o risco de IRA.
A presença de injúria é definida por uma queda de 25% na taxa de filtração glomerular (IFG), em relação à TFG basal do paciente.
Julgue itens seguintes, relativos à síndrome do anticorpo antifosfolipídio (SAA), a aspectos imunológicos da artrite reumatoide (AR) e à diferenciação tipológica da hanseníase.
A AR, doença autoimune com impacto econômico significativo para o paciente e para a sociedade, resulta da ação das células T e B autorreativas, que levam à sinovite, à infiltração celular e a um processo desorganizado de destruição e remodelação óssea.
Uma trabalhadora com trinta e cinco anos de idade compareceu ao serviço de pronto atendimento de sua empresa com crise de choro. Afirmou que vinha apresentando insônia e episódios de tristeza havia alguns meses, desde que um novo colega, de mesmo nível hierárquico, fora transferido para o seu setor. Atribuiu seu quadro clínico ao fato de esse colega reiteradamente assumir atitude abusiva com relação a ela, utilizando gestos e palavras agressivos, além de tentar desacreditá-la perante a chefia. Segundo ela, esse rapaz sistematicamente atenta contra sua dignidade, comprometendo de forma importante o clima no ambiente de trabalho.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
No caso descrito, o médico da empresa deverá emitir a comunicação de acidente de trabalho (CAT) independentemente de a empregada se afastar do trabalho.
Frequentemente, o idoso possui uma capacidade que o permite, como grupo ou comunidade, prevenir, minimizar ou ultrapassar as marcas ou efeitos das adversidades, atenuando o sofrimento psíquico. Esse conceito denomina-se
resiliência.
euforia.
conformidade.
independência.
autonomia.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Mulher, 60 anos, relata ser diabética há 22 anos. Há 5 anos, refere fazer uso de insulina glargina 20 UI SC pela manhã. Procura atendimento médico por sudorese fria e mal-estar inespecífico em região epigástrica há cerca de 1 hora. O exame físico mostra a paciente hidratada, pálida, taquicárdica e rítmica. PA = 160x100 mmHg e FC = 110 bpm. Não apresenta outras alterações significativas ao exame físico.
A melhor conduta éiniciar amlodipina e programar retorno ambulatorial em duas semanas.
solicitar hemograma, função renal e urina tipo I.
iniciar atenolol e programar retorno ambulatorial em duas semanas.
solicitar glicemia capilar e eletrocardiograma.
iniciar sulfato ferroso, pedir exames de glicemia e hemograma e aguardar retorno ambulatorial em uma semana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...