Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às manifestações reumáticas não inflamatórias da infância, assinale a opção correta.
Tratando-se criança com dor em face anterior de joelho, sem outros sintomas ou história de trauma, com dor à palpação na tuberosidade tibial durante o exame físico, o diagnóstico mais provável é o de doença de Osgood-Schlatter (apofisite da tuberosidade tibial).
Tratando-se de criança com dor em face anterior de joelho, sem outros sintomas ou história de trauma e com dor à palpação na tuberosidade tibial durante o exame físico, o diagnóstico mais provável é o de febre reumática.
Tratando-se de criança com dor óssea localizada e pontual e edema localizado, sem outros sintomas, o diagnóstico de fratura de estresse não deve ser considerado.
As síndromes patelofemorais cursam com dores apenas em repouso.
Tratando-se criança que sente dores noturnas nas pernas, sem apresentar outros sintomas e sendo seu exame físico normal, a primeira hipótese diagnóstica deve ser fibromialgia.
Com relação à produção de imagens radiográficas, assinale a opção correta.
Quanto maior a energia do feixe de raios X, menor será a razão da grade do aparelho necessária para controle da radiação espalhada.
Um gerador monofásico é capaz de produzir raios X com maior eficiência que um gerador bifásico, pois não há queda na produção entre uma fase e outra.
Um aumento na tensão elétrica do tubo de raios X, aumenta a quantidade de fótons gerada por segundo, porém não produz aumento na energia dos fótons.
O aumento da corrente do tubo de raios X, aumenta a energia e a quantidade de fótons.
Os filtros têm como objetivo principal remover os fótons de baixa energia.
A respeito dos transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), julgue os itens seguintes.
Graus variáveis de desatenção, hiperatividade e impulsividade constituem os sintomas centrais de TDAH.
Acerca das terapias não biológicas na psiquiatria, julgue os itens subsequentes.
Com a estimulação magnética transcraniana, é possível tratar a depressão utilizando alta frequência aplicada no córtex pré-frontal direito ou utilizando baixa frequência no córtex pré-frontal esquerdo.
Julgue os itens subsecutivos, relacionados ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), aos transtornos de hábitos e impulsos e às compulsões em geral.
Entre os medicamentos tricíclicos, a imipramina é a melhor opção para o tratamento de paciente com diagnóstico de TOC.
Com relação ao tratamento da hiperplasia adrenal congênita não clássica por deficiência da 21 hidroxilase, é correto afirmar que
o hirsutismo responde bem ao glicocorticoide.
indivíduo com diagnóstico laboratorial sem clínica não precisa ser tratado.
não há indicação de aumento da dose em situações de estresse.
se deve repor também mineralocorticoide se o tratamento for iniciado.
o tratamento, se iniciado, deve ser mantido pela vida toda.
A glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF) consiste em uma síndrome clínico-patológica, caracterizada por proteinúria usualmente nefrótica, que pode ocorrer associada a uma grande variedade de condições clínicas, havendo risco de recorrência após transplante renal. Acerca dessa condição clínica, assinale a opção correta.
Em pacientes portadores das formas colapsante e apical (tip lesion) de GESF, geralmente observa-se proteinúria menos intensa que nos portadores de outras formas de GESF.
A possibilidade de recorrência da GESF em caso de transplante renal entre doadores vivos relacionados é menor que em caso de transplante entre doadores falecidos.
Entre as causas secundárias da GESF incluem-se agenesia renal unilateral, infecção viral pelo parvovírus B19 e uso de pamidronato.
De modo geral, a recorrência da GESF ocorre cinco anos após o transplante renal.
No exame de imunofluorescência do tecido renal de pacientes com GESF clássica ou usual, observam-se depósitos proeminentes de IgG e C3 nos capilares glomerulares.
Julgue itens seguintes, relativos à síndrome do anticorpo antifosfolipídio (SAA), a aspectos imunológicos da artrite reumatoide (AR) e à diferenciação tipológica da hanseníase.
A SAA é uma doença sistêmica autoimune reconhecida como a causa mais frequente de trombofilia adquirida. Seu diagnóstico pode ser estabelecido diante de um caso de trombose arterial e à presença de anticorpos anti-beta-2-glicoproteína 1 (IgG e IgM) no plasma sanguíneo, em duas ou mais ocasiões, com intervalo mínimo de doze semanas, por teste ELISA padronizado.
Com relação a patologias diversas que acometem o indivíduo, suas características e sintomas, julgue os itens que se seguem.
Tenossinovite do estiloide radial (de Quervain) está associada a exposições ocupacionais que exigem movimentos repetitivos de polegar, tais como pinça de polegar associada à flexão, extensão, rotação ou desvio ulnar repetido do carpo e o uso prolongado de tesouras.
Familiares procuram o serviço social de um hospital para o atendimento de um idoso de noventa e um anos de idade com síndrome da fragilidade, demência em estado moderado, limitação da mobilidade e prejuízos nas atividades instrumentais e básicas de vida diárias. Esse idoso é viúvo, mas recebe aposentadoria do serviço público de cerca de dez salários mínimos. Possui três filhos que vivem em outra cidade, mas que dependem financeiramente do mesmo. Considerando essa situação e os múltiplos aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta acerca da interdição legal de idosos.
Não há necessidade de atestado médico nesse caso.
A ação de interdição só pode ser promovida por parentes.
A interdição é decretada quando o indivíduo não tem condições de governar sua própria vida e bens, deixando de praticar atos da vida civil, não podendo nem mesmo adquirir bens.
O juiz não poderá nomear como curador uma pessoa estranha à família.
Nesse caso, por residirem em outra cidade os filhos estão livres de serem indicados como curadores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...