Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante a realização de um exame radiográfico pode haver a interação de um fóton com um elétron fracamente ligado ao núcleo do átomo. O fóton perde uma fração de sua energia e muda sua trajetória original enquanto o elétron é ejetado do átomo ao adquirir energia. Assinale a opção que corresponde a esse fenômeno físico.
espalhamento Compton
efeito Brehmstrahlung
radiação característica
radiação espalhada
efeito fotoelétrico
A respeito dos transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), julgue os itens seguintes.
A lisdexanfetamina, opção para o tratamento farmacológico de TDAH, é um pró-fármaco ingerido em sua forma inativa e que tem período de ação em torno de doze horas, o que favorece a adesão ao tratamento.
Acerca das terapias não biológicas na psiquiatria, julgue os itens subsequentes.
Na estimulação magnética transcraniana, utiliza-se bobina em forma de 8 para estimular uma área mais delimitada, e bobina circular para estimular uma área mais ampla.
No que se refere às perícias em psiquiatria, julgue os itens que se seguem.
Na avaliação pericial, o perito não deve se referir ao examinado como paciente, e quaisquer manifestações de cortesia, de gentileza ou de atenção excessiva devem ser evitadas, pois podem ser interpretadas como indicativas de parcialidade por parte do examinador.
Considerando uma criança com DM2 recém-diagnosticada, assinale a opção correta segundo a Associação Americana de Pediatria e a ADA, em 2013.
Deve-se orientar a prática moderada de exercício fisco, três vezes por semana, por trinta minutos.
Caso a hemoglobina glicada seja maior que 6,5%, é indicado iniciar insulina.
Se o quadro iniciar com cetoacidose diabética, é correto prescrever insulina.
Deve-se iniciar metformina apenas se as alterações de estilo de vida não resultarem em compensação metabólica.
Não há indicação para a medida de glicemia capilar.
A nefropatia por IgA é a glomerulonefrite primária mais comum no mundo todo, sendo sua incidência maior na segunda e na terceira décadas da vida. Com relação a essa enfermidade, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a sigla IF, sempre que empregada, refere-se à microscopia de imunofluorescência.
A forma mais comum de nefropatia por IgA secundária está associada à cirrose hepática, particularmente a de etiologia alcoólica.
A forma de apresentação clínica mais comum da nefropatia por IgA é a síndrome nefrótica recidivante.
Depósitos glomerulares de IgA são muito comuns na doença celíaca e a maioria dos pacientes afetados por essa condição desenvolve os sinais clínicos de nefropatia crônica.
No diagnóstico da nefropatia por IgA, o achado histopatológico característico, observado na IF, é o depósito linear, ao longo da membrana basal do capilar glomerular, predominantemente de IgA, acompanhada de IgM e C3.
No que se refere aos resultados da biópsia renal por TF, observa-se predominância do depósito de IgM e a depósitos de C4 em pacientes com nefropatia do lúpus eritematoso sistêmico, o que distingue essa condição da nefropatia por IgA.
Julgue itens seguintes, relativos à síndrome do anticorpo antifosfolipídio (SAA), a aspectos imunológicos da artrite reumatoide (AR) e à diferenciação tipológica da hanseníase.
A presença de mais de cinco lesões cutâneas caracterizadas por nódulos ou placas eritematosas infiltradas, bordas mal definidas, com alteração de sensibilidade e com bacilos abundantes e globias à baciloscopia são achados típicos da hanseníase tuberculoide.
Com relação a patologias diversas que acometem o indivíduo, suas características e sintomas, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico das doenças respiratórias relacionadas ao trabalho é amparado pela feitura da história clínica-ocupacional completa, explorando os sintomas respiratórios, sinais clínicos e exames complementares e no estabelecimento da relação temporal adequada entre o evento e as exposições a que foi submetido o trabalhador, bem como, pela escatologia orofaringítica.
Assinale a opção que apresenta o teste físico que avalia agilidade, mobilidade e equilíbrio em idosos.
caminhada de seis minutos
escala de berg
teste de apoio unipodal
timed up and go
dinamometria manual
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Leia o enunciado a seguir e responda às questões de números 53 a 56.
Paciente com diagnóstico de dislipidemia, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e doença coronária com angioplastia percutânea, com stent farmacológico há 3 meses, encontra-se assintomático, não tem alergias e retorna para acompanhamento ambulatorial. Refere que está em uso de sinvastatina 40 mg, enalapril 20 mg, glimepirida 4 mg e AAS 100 mg. O exame físico mostra: PA = 140x100 mmHg, FC = 60 bpm e IMC = 34. Ausculta pulmonar e cardíaca normais. Os exames laboratoriais mostram: LDL = 110 mg/dL, HDL = 28 mg/dL, triglicérides = 280 mg/dL, função renal normal, glicemia de jejum = 138 mg/dL e hemoglobina glicada = 7,1 g/dL.Considerando o tratamento vigente da hipertensão e do diabetes, a melhor opção terapêutica será associar
hidroclorotiazida 50 mg e clorpropamida 250 mg.
amlodipina 5 mg e metformina 1 g.
atenolol 100 mg e insulina glargina 20 UI pela manhã.
valsartana 160 mg e glibenclamida 5 mg.
benazepril 10 mg e acarbose 100 mg.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...