Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O conhecimento dos mecanismos farmacológicos das substâncias com efeitos psicotrópicos é essencial para a prática clínica psiquiátrica. Considerando os aspectos clínicos e terapêuticos, julgue os itens a seguir relativos aos psicofármacos.
O uso concomitante de psicofármacos inibidores da CYP2D6, como, por exemplo, fluoxetina e paroxetina, está associado à diminuição da eficácia do tamoxifeno no tratamento de pacientes com câncer de mama.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção em que são apresentas as artérias através das quais ocorre o principal suprimento sanguíneo da orelha externa.
temporal superficial e maxilar
facial e maxilar
facial e occipital
auricular posterior e temporal superficial
auricular posterior e occipital
Em relação aos mastócitos, células de formas variadas com núcleo redondo e citoplasma contendo vários grânulos, e seus mediadores, assinale a opção correta.
Quando ativados, os mast¨®citos secretam, por exocitose, mediadores pr¨¦-formados como: histamina, triptase e leucotrienos.
A histamina diminui a permeabilidade vascular, estimula a contração da musculatura lisa, aumenta o persistaltismo e provoca broncoconstricção.
Entre os mediadores derivados do ¨¢cido araquidônico, a PGD2 (prostaglandina D2) atua na broncoconstricção, vasodilatação, al¨¦m de promover a quimiotaxia de neutr¨®filos para o s¨ªtio inflamat¨®rio.
Os mast¨®citos maduros, derivados de progenitores da medula ¨®ssea, são encontrados principalmente na corrente sangu¨ªnea.
Os mast¨®citos expressam em sua superf¨ªcie receptores de alta afinidade para imunoglobulina E (IgE), denominados Fc¦ÃRII.
O Traumatismo Cranioencefálico (TCE) é a principal causa de morte em pessoas de 2 a 42 anos de idade. Pode ser graduado segundo a pontuação na Escala de Coma de Glasgow (ECG). Nesse sentido verifica-se que
Com doze dias de vida, um recém-nascido que havia tido alta com 52h de vida após parto cesáreo a termo, pesando 3400g e com evolução satisfatória, deu entrada na UTI torporoso, pouco reativo, sem mamar há mais de 12h, sem queixas de febre ou alterações de perfusão, desidratado leve e o relato de desvio conjugado do olhar e alguns tremores de membros. Exames: o hemograma não apresentava alterações signiicativas para infecção e a gasometria arterial: 7,48; HCO3: 19mEq/l, PO2: 98; PCO2: 30. A punção liquórica não demonstrou alterações signiicativas, glicemia de 67mg/dl e cálcio sérico de 9,8mg/dl, Na+ 138mEq/l, k+ 3,4mEq/l, Cl- 96mEq/l, ácido láctico de 4mmol/l e amônia plasmática de 160mcmol/l. Com estes dados, a conduta imediata, além de hidratar e fazer cofatores venosos (complexo B), devemos:
Uma das drogas mais utilizadas na prevenção, tanto primária como secundária, da doença coronária é a aspirina. Seu mecanismo de ação é a inibição:
A doença que NÃO está associada ao desenvolvimento de insuiciência aórtica é:
Assinale a opção que apresenta uma das possíveis etiologias de osteoporose secundária.
fibrose cística
hipoglicemia
hipoparatireoidismo
hipotireoidismo
doença de Addison
Julgue os itens a seguir, referentes às síndromes psiquiátricas do puerpério.
Vários quadros psiquiátricos apresentam melhora espontânea no período de gestação e piora no puerpério.
Com relação aos transtornos de ansiedade, julgue os itens a seguir.
Os inibidores seletivos de recaptação de serotonina são considerados os tratamentos de primeira linha para o transtorno do estresse pós-traumático.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...