Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das terapias não biológicas na psiquiatria, julgue os itens subsequentes.
Para a realização da eletroconvulsoterapia, podem-se colocar eletrodos tanto na forma bilateral quanto unilateral. Na forma unilateral, em geral, a resposta é mais rápida.
No que se refere às perícias em psiquiatria, julgue os itens que se seguem.
O laudo pericial não deverá conter o diagnóstico do periciado, exceto nos casos em que a lei determine que sejam especificados.
Uma menina, com dez anos de idade, é encaminhada para atendimento médico por causa de nódulo no pescoço. O exame mostra um nódulo em topografia de lobo direito de tireoide de mais ou menos 1,5 cm, sem linfonodos regionais palpáveis. Clinicamente, a criança está eutireoideana.
Acerca desse caso clínico, assinale a opção correta.Não há indicação de dosagem de função tireoideana e tireoglobulina no seguimento do CA de tireoide nessa faixa etária.
Não há relação entre história familiar de câncer de tireoide e malignidade do nódulo observado.
Há uma maior chance de esse nódulo ser maligno em crianças como essa do que em um adulto.
Nesse caso, a PAAF descriminaria bem um tumor folicular da tireoide normal.
O carcinoma papilífero é raro em crianças dessa idade, dentre os tumores de tireoide.
Em pacientes com doença renal crônica, a falta de produção endógena da eritropoietina e outros fatores associados, como a deficiência relativa ou absoluta de ferro, resultam no desenvolvimento de anemia, que é uma condição associada à piora da qualidade de vida e ao aumento na morbidade e mortalidade. A respeito do tratamento da anemia, do uso dos agentes estimuladores da eritropoiese (AEE) e da reposição do ferro nos pacientes em hemodiálise, assinale a opção correta.
No tratamento da anemia em pacientes em hemodiálise, a hemoglobina alvo é 13g/dL.
De modo geral, a atividade inflamatória aumentada não interfere na resposta do paciente aos AEE.
Doses elevadas de AEE para o tratamento da anemia em pacientes com doença renal crônica estão associadas ao desenvolvimento ou à piora da hipertensão e ao aparecimento de acidentes vasculares cerebrais.
Se, na avaliação laboratorial dos estoques de ferro, for verificado que a ferritina está abaixo de 500 ng/mL, a administração de ferro endovenoso deverá ser suspensa.
A causa mais comum de resposta inadequada aos AEE é a deficiência de folato.
Julgue o próximo item, relativo à doença de Alzheimer (DA).
A DA é uma doença heterogênea que se apresenta nas formas familiar transtorno autossômico dominante ou esporádica que está associada à apolipoproteína E (apoE).
Com relação a patologias diversas que acometem o indivíduo, suas características e sintomas, julgue os itens que se seguem.
A hipertensão arterial sistêmica secundária não pode ser classificada como doença do trabalho, mesmo havendo evidências epidemiológicas de excesso de prevalência em determinados grupos ocupacionais.
Com relação às práticas indicadas aos idosos pelos educadores físicos e fisioterapeutas, assinale a opção correta
Treinamentos de flexibilidade não são indicados em idosos.
Idosos hipertensos não devem ser submetidos a treinamentos físicos.
As atividades físicas de natureza aeróbica não são indicadas em idosos com mais de setenta e cinco anos de idade.
O treinamento de força muscular é importante para o idoso manter as tarefas do cotidiano.
Intervenções coletivas são mais aceitas e mais efetivas que as individualizadas.
Um paciente foi submetido a um teste de restrição hídrica para avaliação de um quadro de poliúria, com suspeita de diabetes insípido. Assinale a opção que mostra qual deve ser o resultado do incremento da osmolalidade urinária pós-DDAVP, caso ele apresente um quadro de polidipsia primária.
> 50%
< 9%
< 50%
> 9%, < 50%
> 9%
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Leia o enunciado a seguir e responda às questões de números 53 a 56.
Paciente com diagnóstico de dislipidemia, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e doença coronária com angioplastia percutânea, com stent farmacológico há 3 meses, encontra-se assintomático, não tem alergias e retorna para acompanhamento ambulatorial. Refere que está em uso de sinvastatina 40 mg, enalapril 20 mg, glimepirida 4 mg e AAS 100 mg. O exame físico mostra: PA = 140x100 mmHg, FC = 60 bpm e IMC = 34. Ausculta pulmonar e cardíaca normais. Os exames laboratoriais mostram: LDL = 110 mg/dL, HDL = 28 mg/dL, triglicérides = 280 mg/dL, função renal normal, glicemia de jejum = 138 mg/dL e hemoglobina glicada = 7,1 g/dL.Em relação ao tratamento farmacológico da doença coronária, é correto afirmar que
o uso do clopidogrel, salvo contraindicação, é obrigatório nesse paciente, por pelo menos 1 ano, após o procedimento invasivo de angioplastia.
o AAS deverá ser trocado pela ticlopidina nesse momento do acompanhamento.
é permitida a suspensão do AAS após 6 meses da angioplastia percutânea.
se encontra adequado e não há necessidade de administração de outros medicamentos.
a anticoagulação com meta de INR entre 2,0 e 3,0 é necessária nos primeiros três meses após o implante do stent farmacológico.
Entre as causas de insuficiência respiratória aguda, durante ou após transfusão de concentrado de glóbulos, não se inclui:
Hipervolemia.
Hipervolemia.
Reação hemolítica.
Embolia aérea.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...