Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da esquizofrenia e do transtorno esquizoafetivo, julgue os próximos itens.
Kurt Schneider classificou o roubo de pensamentos, a transmissão de pensamentos e as percepções delirantes como sintomas de primeira ordem da esquizofrenia.
Uma menina, com três anos de idade, com quadro de pubarca precoce (P3), voz grave e acne há três meses, apresenta também, ao exame, hipertensão arterial e alta estatura. Apresentavase sem telarca e com massa abdominal palpável em flanco esquerdo, de mais ou menos 6 cm de diâmetro.
Com base nesse caso clínico, assinale a opção correta.As atipias celulares encontradas no exame histológico diferenciam bem adenoma de carcinoma.
A presença de hipertensão arterial demonstra que o tumor também secreta cortisol.
O tumor é mais prevalente em meninos de até três anos de idade.
O marcador da doença é SDHEA.
Esse tumor costuma dar metástase para o SNC.
A injúria renal aguda (IRA) causada pela deposição intratubular de cristais, que resulta em obstrução urinária, pode surgir após a administração de drogas ou toxinas pouco solúveis na urina. No que se refere a esse tema, assinale a opção correta.
Administração de etilenoglicol, doses excessivas de vitamina C e uso de ciprofloxacin estão associados à IRA por cristal.
Em geral, os pacientes com IRA por depósitos de cristal se apresentam muito sintomáticos, com disúria, febre e dor lombar.
No exame do sedimento urinário, a presença de cristais da substância relacionada à IRA não tem valor diagnóstico.
Nos casos de IRA por depósitos de cristal, o exame da urina frequentemente revela a presença de hematúria e piúria, acompanhadas de proteinúria acima de 1g/dia.
Atualmente, uma causa rara de IRA é o depósito de cristais de ácido úrico.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Trata-se de paciente de alto risco de morte súbita.
Com relação a patologias diversas que acometem o indivíduo, suas características e sintomas, julgue os itens que se seguem.
A doença renal hipertensiva é um conjunto de alterações renais associadas à hipertensão arterial crônica, caracterizada por comprometimento vascular, glomerular e túbulointersticial dos rins, podendo ser exacerbada por doenças como o diabetes mellitus.
A respeito de sexualidade e envelhecimento, assinale a opção que apresenta a mudança que ocorre na resposta sexual masculina.
mais lenta detumescência
baixo volume ejaculatório
aumento da rigidez peniana
aumento da fase de orgasmo
encurtamento da fase de excitação
Com relação ao tratamento da obesidade, assinale a opção correta.
O uso de fluoxetina para perda de peso é considerado eficaz a longo prazo.
De um modo geral, observa-se que o tratamento combinado com sibutramina e orlistate é superior à monoterapia com sibutramina.
A literatura respalda que deve haver uma redução de peso maior do que 20% para reduzir de forma significativa os fatores de risco para diabetes e doenças cardiovasculares.
De acordo com a Atualização das Diretrizes para o Tratamento Farmacológico da Obesidade e do Sobrepeso, publicada em 2010, o orlistate pode ser utilizado em pacientes com síndrome de malabsorção crônica, colestase, ou em pacientes em uso de amiodarona, varfarina ou ciclosporina.
De acordo com a Atualização das Diretrizes para o Tratamento Farmacológico da Obesidade e do Sobrepeso, o uso de medicamentos no tratamento da obesidade e sobrepeso está indicado quando houver falha do tratamento não farmacológico, em pacientes: com IMC > 30 kg/m2; ou com IMC > 25 kg/m2 associado a outros fatores de risco; ou com circunferência abdominal > 102 cm em homens e 88 cm em mulheres.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Leia o enunciado a seguir e responda às questões de números 53 a 56.
Paciente com diagnóstico de dislipidemia, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e doença coronária com angioplastia percutânea, com stent farmacológico há 3 meses, encontra-se assintomático, não tem alergias e retorna para acompanhamento ambulatorial. Refere que está em uso de sinvastatina 40 mg, enalapril 20 mg, glimepirida 4 mg e AAS 100 mg. O exame físico mostra: PA = 140x100 mmHg, FC = 60 bpm e IMC = 34. Ausculta pulmonar e cardíaca normais. Os exames laboratoriais mostram: LDL = 110 mg/dL, HDL = 28 mg/dL, triglicérides = 280 mg/dL, função renal normal, glicemia de jejum = 138 mg/dL e hemoglobina glicada = 7,1 g/dL.A meta para o tratamento da dislipidemia desse paciente será
triglicérides abaixo de 200 mg/dL.
triglicérides abaixo de 250 mg/dL.
HDL inferior a 45 mg/dL.
LDL menor que 100 mg/dL.
LDL menor que 70 mg/dL.
São manifestações clínicas sugestivas de aIdS (síndrome da imunodeficiência adquirida), EXCETO:
febre não explicada por mais de 10 dias.
Diarreia persistente.
Vômitos matinais por mais de 10 dias.
Sudorese noturna.
O conhecimento dos mecanismos farmacológicos das substâncias com efeitos psicotrópicos é essencial para a prática clínica psiquiátrica. Considerando os aspectos clínicos e terapêuticos, julgue os itens a seguir relativos aos psicofármacos.
A rivastigmina e a galantamina, medicações inibidoras competitivas e reversíveis da acetilcolinesterase, apresentam efeitos colaterais semelhantes e são indicadas para o tratamento da doença de Alzheimer, de leve a moderada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...